iPhone dobrável pode ficar para 2027 por tela não atingir exigência da Apple
Por Victor Carvalho • Editado por Wallace Moté |
A Apple pode ter adiado mais uma vez o lançamento do seu primeiro iPhone dobrável devido a preocupações com o vinco na tela flexível, sendo este o único obstáculo que restringe a estreia do dispositivo.
- Sem hardware e com IA | O que esperar da Apple na WWDC 2024?
- iPhone 16 tem protótipos vazados com retorno da câmera dupla vertical
- iPhone 16 Pro terá tela com bordas mais finas do mundo, diz rumor
Segundo a firma de análise TrendForce, é muito improvável que a Apple apresente seu iPhone dobrável em 2026, com o dispositivo podendo estrear apenas em 2027 ou mesmo no ano seguinte.
"A Apple ainda está avaliando as especificações e desempenho dos componentes”, cita o comunicado, destacando que a empresa possui "requisitos rigorosos” para o vinco na tela e a confiabilidade.
Este novo rumor corrobora as informações de março do AlphaBiz, que indicava que o objetivo inicial da Apple era lançar o iPhone dobrável em formato flip em setembro de 2026, mas a previsão teria sido ajustada para o início de 2027.
Na época, garantir "melhorias em tela” já era uma questão para a Apple, com a inconsistência no centro do display, logo na região da dobradiça, sendo um grande problema.
O objetivo da empresa é lançar o iPhone dobrável com espessura de um iPhone atual quando fechado e tela mais resistente sem qualquer tipo de vinco, similar ao vidro tradicional.
Tal desejo da Apple é desafiador graças às limitações tecnológicas da atualidade que impedem que o vinco seja totalmente removido da superfície da tela — por mais que os modelos mais recentes já tenham diminuído bastante a característica.
Samsung e LG trabalham em mais telas dobráveis para Apple
De acordo com informações compartilhadas pelo The Elec, a Samsung está desenvolvendo uma tela dobrável de 8 polegadas para um produto "semelhante a um telefone dobrável” da Apple.
Enquanto isso, a LG Display trabalha em um painel flexível de aproximadamente 10 polegadas para um eventual iPad dobrável.
O site destaca que a LG Display "carece de experiência de produção em massa” e possui "menor capacidade de produção” quando comparada com a Samsung Display, o que pode ser um problema para a estreia do iPad dobrável caso apenas a LG seja fornecedora do painel.
Assim como TrendForce e AlphaBiz, o The Elec corrobora as expectativas de estreia de um iPhone dobrável apenas em 2027, visto que "será difícil lançá-lo em 2026 graças à natureza dos negócios da Apple.”
Mais detalhes relacionados aos dispositivos dobráveis da Apple devem surgir em breve, visto que a empresa trabalha em apresentar smartphones, tablets e notebooks com telas flexíveis até o fim desta década.
Fonte: TrendForce e The Elec