Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pixel 6 recusa recarga por cabos USB-C de baixa qualidade

Por| Editado por Wallace Moté | 30 de Novembro de 2021 às 12h40

Link copiado!

Twitter/@evleaks
Twitter/@evleaks

Alvo de muitas notícias relacionadas a bugs e problemas em seus componentes internos, a linha Pixel 6 apresentou mais uma situação polêmica nesta semana. Os celulares da linha deixam de receber carga caso o sistema detecte que o cabo utilizado não apresenta um padrão de qualidade satisfatório — nesse caso, não parece ser uma falha de componentes dos smartphones, e sim um recurso de prevenção a acidentes ou danos à bateria.

Os casos foram relatados por meio do fórum oficial do Google para a linha Pixel 6, em que usuários fizeram reclamações relacionadas à inoperância de alguns carregadores: "Nada acontece. Não carrega, não tem aviso, não aparece nada. É como se não estivesse conectado [na tomada]", aponta o perfil Alexandru Dumitrache 245 — até determinado momento se acreditava que o celular só aceitaria os carregadores e cabos originais da marca, mas depois foi descoberto que acessórios paralelos também funcionam, desde que tenham um mínimo de qualidade.

Continua após a publicidade

Dias depois, o mesmo usuário afirmou que após comprar novos cabos compatíveis com o padrão PD (Power Delivery, que permite maiores taxas de transferência de energia), o celular voltou a reconhecer a conexão normalmente, e foi recarregado em velocidades normais.

Produtos da Apple não recargam com cabos de baixa qualidade

Há alguns anos, dispositivos da Apple também podem "recusar" a recarga caso sejam detectados acessórios de menor qualidade. Porém, ao contrário do Pixel 6 e Pixel 6 Pro, os produtos mostram um aviso visual, com a mensagem "Não Está Carregando" ao lado do ícone de bateria. Na sua página oficial de suporte, a Maçã explica que o processo pode ser adotado caso "o acessório de carregamento seja defeituoso, esteja danificado, se não possuir certificação da Apple ou se o cabo USB não for projetado para carregar dispositivos".

Continua após a publicidade

No caso do Google, os manuais da linha Pixel afirmam que "outros cabos Android e adaptadores de energia podem não funcionar com celulares Pixel", mas não dá detalhes de quais seriam os requerimentos para que o carregamento funcione de forma satisfatória. Os dois modelos da série possuem suporte para o padrão PD, mas nem todos os cabos e carregadores disponíveis no mercado são compatíveis com a tecnologia, o que significa que a recarga poderá ser mais lenta (ou até mesmo não acontecer) em determinados casos.

Sob o ponto de vista da confiabilidade, as baterias de celulares são projetadas para carregamento com adaptadores e cabos fornecidos pela própria marca, e acessórios que não ofereçam os mesmos padrões de qualidade podem danificar o tanque de energia, mesmo em recargas mais lentas. Ao contrário dos bugs registrados anteriormente, a questão da inoperância com certos carregadores não deverá ser revertida por meio de atualizações de software, justamente por ser uma limitação prevista pelo Google.

Fonte: Pixel Phone Help