Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pixel 6 não deve ganhar desbloqueio facial do Pixel 7

Por| Editado por Wallace Moté | 11 de Outubro de 2022 às 12h20

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google

Quando a linha Pixel 7 foi oficializada neste mês, o Face Unlock foi destacado como o retorno aprimorado de um recurso que foi retirado em modelos anteriores. Alguns fãs da série ficaram na expectativa pela possível chegada da função no Pixel 6, algo que não deve acontecer.

O principal motivo que inviabiliza o Face Unlock em modelos mais antigos seria a alta dependência das tecnologias de processamento de imagem presentes no chip Tensor de segunda geração. Como a plataforma só está presente nos aparelhos mais novos, não é possível simplesmente “copiar” o desbloqueio facial.

Continua após a publicidade

Mesmo que o Face Unlock tenha voltado na linha Pixel 7, ele ainda funciona apenas em classe 1. Isso significa que o sistema pode ser desbloqueado com a identificação do rosto, mas autenticações mais sensíveis ainda exigem impressões digitais ou PIN — como é o caso de pagamentos ou logins.

Desbloqueio facial foi dor de cabeça para o Google

A primeira tentativa do Google com tecnologias do tipo aconteceu em 2019, no Pixel 4. O objetivo era confrontar o Face ID da Apple, com um sistema que fosse mais seguro do que a simples identificação por meio da câmera de selfie.

Continua após a publicidade

Porém, um problema importante surgiu nessa geração: o desbloqueio funcionava mesmo enquanto o usuário estava com os olhos fechados. A situação foi amenizada com atualizações de software na sequência, mas a gafe foi suficiente para fazer com que o recurso fosse retirado do Pixel 5 e 6.

O anúncio de que a tecnologia não chegaria foi feito pela divisão do Google na Alemanha, para um portal local. Até o momento não é possível afirmar se esta é uma decisão definitiva, ou se pode mudar no futuro.

Fonte: Caschy's Blog