Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nem Android, nem iOS: 3 smartphones que foram lançados com outros sistemas

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 07 de Outubro de 2022 às 14h00

Link copiado!

Rodrigo Folter/Canaltech
Rodrigo Folter/Canaltech

Quando se fala de smartphones, é bem comum que você pense em Android e iOS, né? Eles são os sistemas operacionais que dão vida aos celulares e são super populares! Mas olha só: tem alguns celulares lançados com outros sistemas por aí!

Curioso para saber quais são eles? Dá uma olhadinha na matéria aqui abaixo e descubra alguns modelos bem diferentes por aí!

1. Windows Phone

O Windows Phone, foi o sistema operacional da Microsoft no mercado de smartphones. Alguns celulares, como o Nokia Lumia usavam ele. O conceito era bem legal, viu? A interface era toda em mosaicos, parecida com a do Windows 8, lembra?

Você podia usar alguns sistemas da família Microsoft, como Xbox Live e a Cortana, assistente virtual da empresa. Infelizmente, o SO foi descontinuado em 2017, ficando só na memória. Ou em quem tem um ainda hoje, você é um desses?

2. Librem

Talvez você já tenha ouvido falar no Linux, né? Ele tem um sistema operacional chamado PureOS, que dá vida aos celulares da linha Librem. A ideia por trás é fazer um celular com software livre, para que todas as pessoas possam trocar componentes livremente.

É um modelo bem novo no mercado, sabe? Foi lançado em 2020 e foca totalmente na liberdade de customização, dando controle aos usuários. Bem legal, né?

3. Blackberry

Vamos viajar um pouquinho no tempo? O Blackberry é um sistema operacional bem antigo e famoso entre os celulares! A primeira versão dele foi lá nos anos 1990 e passou por vários aparelhos ao longo dos anos, sempre trazendo novidades.

O último modelo com sistema operacional Blackberry foi lançado em 2015 e a empresa anunciou a descontinuação dele em 2022. Nesse meio tempo alguns modelos foram lançados, mas com sistema Android.

É legal conhecer um pouquinho sobre outros sistemas dos celulares, né? Compartilha esse texto com seus amigos e eu volto em breve!