Publicidade

Novo Nokia XR21 expande resistência com chip atualizado e IP69K

Por  • Editado por Wallace Moté | 

Compartilhe:
Reprodução/Nokia
Reprodução/Nokia
Tudo sobre Nokia

Poucos dias depois de uma chuva de vazamentos, a HMD Global apresentou nesta quarta-feira (3) o Nokia XR21, novo smartphone de altíssima resistência da marca finlandesa. Além de um design aprimorado, composto por uma maior quantidade de materiais reciclados, o dispositivo estreia com melhorias de processamento em relação ao seu antecessor, enquanto amplifica o foco na durabilidade com a adição de uma nova certificação.

O XR21 não reiventa a roda e se mantém como um celular intermediário, mas traz bons ganhos de processamento frente ao Nokia XR20. A novidade conta com chip Snapdragon 695, cerca de 25% mais veloz que o Snapdragon 480 Plus usado no modelo anterior segundo benchmarks, o que deve proporcionar uso mais suave no cotidiano. A plataforma é acompanhada de 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento. A Nokia não cita se há suporte a cartões Micro SD, mas podemos esperar que sim, considerando a presença do recurso no XR20.

A tela de 6,49 polegadas embarca painel IPS LCD com resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels e taxa de atualização de 120 Hz, além de fornecer brilho intenso para a categoria, de até 550 nits. A câmera frontal de 16 MP é abrigada em um furo centralizado, estando acompanhada de uma dupla de lentes traseiras, com sensor principal de 64 MP e ultrawide de 8 MP — como é possível perceber, fotografia não é o foco, ainda que a marca prometa boas capturas mesmo em baixa luz.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Um dos pontos fortes, a bateria é removível e possui 4.800 mAh de capacidade, devendo garantir boa autonomia levando em conta a ficha técnica mais modesta. O componente possui suporte a carregamento rápido de 33 W, mas como "parte dos esforços da marca para reduzir impactos ambientais" o carregador compatível não está incluso na caixa, que traz apenas um cabo USB-C. O usuário terá de usar o adaptador que já possui, ou adquirir um à parte.

O verdadeiro destaque do Nokia XR21 é sua construção: 100% composta de alumínio reciclado, com plástico na região externa e vidro Gorilla Glass Victus no display, o telefone seria mais sustentável e durável, atendendo à certificação militar MIL-STD-810H de resistência a impactos, temperaturas e outras situações extremas, assim como o XR20. Dito isso, há a adição da certificação IP69K, que atesta durabilidade contra água e poeira, mas em um nível ainda mais intenso que o já tradicional IP68.

Complementando os mergulhos por 30 minutos, a IP69K atesta resistência a jatos pressurizados de água quente, incluindo os usados por lavadoras de alta pressão. A novidade é um extra interessante para uma ficha já bastante robusta, que chamou atenção na estreia do XR20 no ano passado — algumas das propagandas mais absurdas levaram jogadores de futebol a literalmente chutar o dispositivo da geração anterior ao gol.

No mais, o Nokia XR21 traz o esperado de um smartphone em 2023, incluindo conectividade 5G, Wi-Fi 5, Bluetooth 5.1, NFC, porta USB-C 2.0 (com velocidades baixas de 480 Mbps), leitor de digitais integrado ao botão de energia na lateral, som estéreo com áudio OZO Playback e, como o aspecto mais desatualizado, Android 12. Ainda dentro dos esforços sustentáveis, o lançamento tem 3 atualizações de sistema garantidas, devendo chegar ao Android 15, além de 4 anos de updates de segurança.

Preço e disponibilidade

O Nokia XR21 chega ao Reino Unido já nesta quarta-feira (3) nas cores preto e verde, com preço sugerido de 499 libras, ou cerca de R$ 3.150 em conversão direta e sem impostos. A novidade também vai integrar o programa de celular por assinatura da HMD Global, o Circular, com mensalidades de 22 libras (~R$ 140).

Continua após a publicidade

Ainda não se sabe se o telefone resistente será trazido ao Brasil, mas não há muitas esperanças no momento — a geração passada não foi disponibilizada por aqui.

Nokia XR21: ficha técnica

  • Tela: IPS LCD de 6,49 polegadas, resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels, taxa de atualização de 120 Hz, pico de brilho de 550 nits
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 695
  • Memória RAM: 6 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB
  • Câmera traseira: 64 MP (Principal, f/1.79) + 8 MP (Ultrawide, f/2.2)
  • Câmera frontal: 16 MP (f/2.4)
  • Dimensões: 168 x 78,6 x 10,5 mm
  • Peso: 231 g (com bateria)
  • Bateria: 4.800 mAh com carregamento rápido de 33 W
  • Extras: 5G, Wi-Fi 5, Bluetooth 5.1, NFC, USB-C 2.0, leitor de digitais na lateral, som estéreo com áudio OZO Playback, certificações IP69K e MIL-STD-810H
  • Cores disponíveis: preto e verde
  • Sistema operacional: Android 12