Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

IFA 2022 | Nokia anuncia linha de celulares e programa de assinatura sustentável

Por| Editado por Wallace Moté | 01 de Setembro de 2022 às 08h32

Link copiado!

Nokia
Nokia

Aproveitando o início da IFA 2022, uma das principais feiras de tecnologia do mundo, a HMD Global anunciou uma série de novidades para a Nokia. Além de três novos smartphones, um tablet e acessórios de som, todos desenvolvidos com a ideia de sustentabilidade abraçada pela marca nos últimos anos, a companhia anunciou um programa inédito de assinatura pensada para oferecer uma economia circular, menos nociva ao meio ambiente.

Nokia anuncia novos smartphones

Seguindo com o foco em sustentabilidade, a Nokia anunciou três novos smartphones que, segundo a marca, seriam "os mais sustentáveis" já lançados pela companhia. O primeiro deles é o Nokia G60 — posicionado como um intermediário mais robusto, o aparelho traz chipset Snapdragon 695 5G, 4 GB ou 6 GB de RAM e 64 GB ou 128 GB de armazenamento com possibilidade de expansão via cartões Micro SD.

Continua após a publicidade

Munida de painel IPS LCD, a tela possui 6,58 polegadas, resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels e taxa de atualização de 120 Hz, além de pico de brilho de 500 nits e vidro com proteção Gorilla Glass 5. A área traz ainda um entalhe em formato de gota para abrigar a câmera frontal de 8 MP, acompanhada de um conjunto triplo de lentes traseiras, com sensor principal de 50 MP, ultrawide de 5 MP e auxiliar de profundidade de 2 MP.

Na bateria, o G60 é alimentado por uma célula de 4.500 mAh, que entregaria até 800 ciclos de recarga (800 dias de uso no caso da realização de uma recarga de 0% a 100% por dia) antes de apresentar uma degradação notável, e suporta carregamento rápido de 20 W. Completam o conjunto conectividade Wi-Fi 6, NFC, Bluetooth 5.0, conexão USB-C, porta P2 para fones de ouvido, leitor de digitais na lateral e Android 12 de fábrica.

Os maiores diferenciais do Nokia G60 estão na construção e no suporte de software: o telefone conta com corpo nas cores preto e cinza em plástico 60% composto de materiais recicláveis e receberá 3 grandes atualizações de sistema, devendo assim chegar ao Android 15, o que aumentaria o tempo de uso dos consumidores.

Continua após a publicidade

Além disso, o dispositivo será o primeiro a vir embarcado com o novo app de câmera da Nokia, que traz interface mais limpa e diversos truques pensados para aprimorar a qualidade de imagem, como a captura simultânea de imagem das lentes principal e ultrawide para reduzir ruído e aprimorar detalhes, e um novo modo noturno aprimorado, o Dark Vision.

Estreando ao lado do G60 como um intermediário mais premium, a empresa também anunciou o Nokia X30, menor e equipado com alguns componentes mais avançados. O processamento é o mesmo, trazendo Snapdragon 695 5G, 6 GB ou 8 GB de RAM e 128 GB ou 256 GB de armazenamento, curiosamente sem possibilidade de expansão via cartões Micro SD.

Apesar de mais compacta, a tela chama atenção por trazer painel AMOLED de 6,43 polegadas Full HD+, com resolução de 2400 x 1080 pixels e taxa de atualização de 90 Hz. O painel traz ainda picos de brilho de 700 nits e adota proteção Gorilla Glass Victus, uma das versões mais recentes do vidro comum somente em celulares topo de linha.

Continua após a publicidade

A lente de selfies de 16 MP fica abrigada em um furo centralizado, enquanto o conjunto traseiro apresenta dois sensores — um principal de 50 MP com estabilização óptica (OIS) e ultrawide de 13 MP com campo de visão de 123°. Em bateria, o X30 é modesto e traz célula de 4.200 mAh, mas promete 800 ciclos de recarga e suporta carregamento mais rápido de 33 W, ainda que o adaptador não esteja incluso na caixa — a empresa usa o meio ambiente como justificativa.

Completam o conjunto corpo com laterais em alumínio 100% reciclado e tampa traseira com 65% de plástico reciclado nas cores azul e branco, certificação IP67 de resistência à água e poeira, porta USB-C, Wi-Fi 6, NFC, Bluetooth 5.1, leitor de digitais sob o display e Android 12 de fábrica, com promessa de 3 grandes atualizações.

O último dos smartphones anunciados é o Nokia C31, voltado para o mercado de entrada. O aparelho traz especificações básicas que incluem chipset Unisoc 9863A1, leve revisão do chip presente no C21, junto a 3 GB ou 4 GB de RAM e 32 GB, 64 GB ou 128 GB de armazenamento, com possibilidade de expansão via cartões Micro SD de até 256 GB.

Continua após a publicidade

A tela de 6,7 polegadas é equipada com painel IPS LCD HD+, munida resolução de 1600 x 720 pixels e acabamento em vidro 2,5D, e abriga um entalhe em formato de gota para a câmera de selfies de 5 MP. Já as lentes traseiras trazem três sensores, sendo um principal de 13 MP e uma dupla de 2 MP para fotos macro e cálculo de profundidade — Um ponto interessante é que, neste modelo, a Nokia optou por utilizar o aplicativo padrão de câmera do Google.

A bateria generosa de 5.050 mAh promete até 3 dias de autonomia, enquanto suporta carregamento de 10 W. No mais, o Nokia C31 embarca porta Micro USB, conectividade 4G, Wi-Fi 5, Bluetooth 4.2, conector P2 para fones de ouvido, leitor de digitais na traseira e Android 12, com 2 anos de atualizações de segurança garantidos.

Nokia T21 é novo tablet acessível

Outra das novidades anunciadas, o Nokia T21 expande a linha de tablets da companhia com um modelo um pouco mais refinado frente ao antecessor, o Nokia T20. O lançamento conta com chipset Unisoc T612, versão ligeiramente mais potente do T610 presente na geração anterior, acompanhado de 4 GB de RAM e 64 GB ou 128 GB de armazenamento, com possibilidade de expansão via cartões Micro SD de até 512 GB.

Continua após a publicidade

Um dos destaques do aparelho, o display de 10,4 polegadas traz painel LCD 2K, com resolução de 2000 x 1200 pixels, brilho típico de 360 nits e taxa de atualização de 60 Hz. Além disso, nesta geração há a adição de suporte a canetas stylus nos padrões da Wacom, colocando o T21 em uma posição mais competitiva frente a rivais como os Galaxy Tab da Samsung.

Pensado para videoconferências e escaneamento de documentos, o conjunto de câmeras embarca uma lente traseira de 8 MP e uma frontal também de 8 MP, posicionada na lateral superior quando o tablet está na horizontal. Prometendo longa autonomia, o Nokia T21 vem com uma bateria de 8.200 mAh, que também atingiria 800 ciclos de recarga enquanto conta com suporte a carregamento de 18 W.

Outras especificações de destaque incluem conectividade 4G, Wi-Fi 5, Bluetooth 5.0, NFC, sistema de som estéreo, corpo com novo design em alumínio e plástico reciclados, desbloqueio facial, suporte a reprodução de conteúdo em HD e Android 12, com 2 anos de grandes updates garantidos e os espaços dedicados do Google para crianças e entretenimento.

Continua após a publicidade

Além disso, o aparelho conta com certificação Android Entreprise Recommended, sendo um dos dispositivos recomendados pelo próprio Google para uso em empresas, graças aos recursos de gerenciamento remoto e segurança.

Nokia revela novo fone e caixa de som

Complementando o ecossistema, a Nokia também anunciou um novo par de fones de ouvido e uma caixa de som Bluetooth resistente, ambos construídos utilizando materiais recicláveis. Com drivers dinâmicos de 13 mm, o Nokia Clarity Earbuds 2 Pro promete elevada qualidade sonora e boa durabilidade em um conjunto com alta autonomia.

A novidade chega nas cores preto e branco, possui certificação IPX4 de resistência à água e suor, e estabelece conexão com outros dispositivos utilizando Bluetooth 5.2. Cada cápsula conta com bateria de 60 mAh, prometendo até 7 horas de reprodução contínua, enquanto o estojo é embarcado com célula de 600 mAh, o que proporcionaria 28 horas adicionais.

Continua após a publicidade

Como uma solução avançada da Nokia, o carregamento dos fones é feito através de porta USB-C, mas há suporte a recarga sem fio no padrão Qi, e estão presentes as tecnologias de Cancelamento Ativo de Ruído (ANC) e Cancelamento de Ruído de Ambiente (ENC), que reduzem significativamente o som externo durante o consumo de mídia e eliminam interferências sonoras durante ligações, respectivamente.

Trazendo speaker de 45 mm com 5 W de potência, a Nokia Portable Wireless Speaker 2 é a nova aposta da fabricante para o mercado de caixas de som. Bastante compacto, com pouco menos de 8 cm de altura e 10 cm de largura, o acessório tem certificação IPX7 de resistência à água e entregaria autonomia de até 22 horas de uso contínuo, graças à bateria de 1.200 mAh.

Continua após a publicidade

A conexão com celulares e outros aparelhos é feita via Bluetooth 5.1, com suporte a EDR para turbinar as taxas de transferência, enquanto o carregamento é realizado em uma das portas USB-C instaladas na traseira. Por aqui, cinza é a única opção de cor disponível.

Programa "Circular" é assinatura sustentável

O último grande anúncio da Nokia foi o Circular, programa de assinatura de dispositivos que, como o nome sugere, é focado em economia circular. Esse tipo de projeto gira em torno da sustentabilidade ao criar um sistema pelo qual o usuário pode adquirir um dispositivo e retorná-lo diretamente para a fabricante, buscando contornar o descarte incorreto e o desperdício.

A iniciativa da empresa engloba recompensas de acordo com as ações do consumidor, incluindo manter o celular adquirido por um determinado período e retorná-lo, e promete não trazer nenhum tipo de fidelidade — o usuário poderá contratar ou cancelar a assinatura a qualquer momento, sem custo adicional. Inicialmente, a Nokia oferecerá 5 modelos através do Circular, sendo 4 deles os celulares e o tablet anunciados hoje.

Continua após a publicidade

O programa Circular estreia a partir de hoje na Alemanha e no Reino Unido, e deve ser expandido gradualmente para outras regiões. A gigante cita ter intenções de trazer o projeto ao Brasil, mas não divulgou expectativas de preço ou uma janela de lançamento.

Preço e disponibilidade

Os novos dispositivos da Nokia estreiam no mercado global nas próximas semanas, com os seguintes preços sugeridos:

  • Nokia G60 — 319 euros (~R$ 1.620)
  • Nokia X30 — 529 euros (~R$ 2.745)
  • Nokia C31 — 129 euros (~R$ 660)
  • Nokia T21 — 239 euros (~R$ 1.215)
  • Nokia Clarity Earbuds 2 Pro — N/A
  • Nokia Portable Wireless Speaker 2 — 55 euros (~R$ 280)
Continua após a publicidade

Os valores de planos para o Circular variam entre 12 e 30 euros mensais, a depender do aparelho contratado. Para o Brasil, está confirmada apenas a chegada do Nokia G60 e do tablet Nokia T21, ao menos inicialmente, mas não há previsão de preço no momento.

Nokia X30: ficha técnica

  • Tela: AMOLED de 6,43 polegadas, resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels, taxa de atualização de 90 Hz, pico de brilho de 700 nits, Gorilla Glass Victus
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 695
  • Memória RAM: 6 GB ou 8 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB ou 256 GB
  • Câmera traseira: 50 MP (Principal, f/1.8, OIS) + 13 MP (Ultrawide, f/2.4, 123°)
  • Câmera frontal: 16 MP (f/2.4)
  • Dimensões: 158,9 x 73,9 x 8 mm
  • Peso: 185 g
  • Bateria: 4.200 mAh com carregamento rápido de 33 W
  • Extras: 5G, Wi-Fi 6, Bluetooth 5.1, NFC, leitor de digitais sob a tela, som mono, conector P2
  • Cores disponíveis: azul e branco
  • Sistema operacional: Android 12

Nokia G60: ficha técnica

  • Tela: IPS LCD de 6,58 polegadas, resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels, taxa de atualização de 120 Hz, pico de brilho de 500 nits, Gorilla Glass 5
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 695
  • Memória RAM: 4 GB ou 6 GB
  • Armazenamento interno: 64 GB ou 128 GB
  • Câmera traseira: 50 MP (Principal, f/1.8) + 5 MP (Ultrawide, f/2.0, 123°) + 2 MP (Profundidade, f/2.4)
  • Câmera frontal: 8 MP (f/2.0)
  • Dimensões: 165,9 x 75,9 x 8,6 mm
  • Peso: 190 g
  • Bateria: 4.500 mAh com carregamento rápido de 20 W
  • Extras: 5G, Wi-Fi 6, Bluetooth 5.0, NFC, leitor de digitais na lateral, som mono, conector P2
  • Cores disponíveis: preto e cinza
  • Sistema operacional: Android 12

Nokia C31: ficha técnica

  • Tela: LCD de 6,7 polegadas, resolução HD+ de 1600 x 720 pixels, taxa de atualização de 60 Hz
  • Chipset: Unisoc 9863A1
  • Memória RAM: 3 GB ou 4 GB
  • Armazenamento interno: 32 GB, 64 GB ou 128 GB
  • Câmera traseira: 13 MP (Principal) + 2 MP (Ultrawide) + 2 MP (Profundidade)
  • Câmera frontal: 5 MP
  • Dimensões: N/A
  • Peso: N/A
  • Bateria: 5.050 mAh com carregamento de 10 W
  • Extras: 4G, Wi-Fi 5, Bluetooth 4.2, leitor de digitais na traseira, som mono, conector P2, rádio FM, porta Micro USB, app de câmera do Google
  • Cores disponíveis: verde
  • Sistema operacional: Android 12

Nokia T21: ficha técnica

  • Tela: LCD de 10,4 polegadas, resolução 2K de 2000 x 1200 pixels, taxa de atualização de 60 Hz, brilho típico de 360 nits, suporte a canetas stylus
  • Chipset: Unisoc T612
  • Memória RAM: 4 GB
  • Armazenamento interno: 64 GB ou 128 GB
  • Câmera traseira: 8 MP
  • Câmera frontal: 8 MP
  • Dimensões: 247,5 x 157,3 x 7,5 mm
  • Peso: 466 g
  • Bateria: 8.200 mAh com carregamento de 18 W
  • Extras: 4G, Wi-Fi 5, Bluetooth 5.0, som estéreo com OZO Playback, conector P2, Google Entertainment Space, Google Kids Space, certificação Android Enterprise Recommended
  • Cores disponíveis: cinza
  • Sistema operacional: Android 12