Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

MWC 2023 | OnePlus 11 Concept é 1º celular com resfriamento líquido

Por| Editado por Wallace Moté | 27 de Fevereiro de 2023 às 08h28

Link copiado!

Reprodução/OnePlus
Reprodução/OnePlus
Tudo sobre OnePlus

Como havia prometido em uma série de teasers divulgados nos últimos dias, a OnePlus apresentou seu mais novo celular conceito na MWC 2023, o OnePlus 11 Concept. A tecnologia que a companhia demonstra com esse protótipo é a Active CryoFlux, o primeiro sistema de resfriamento líquido ativo a ser implementado em um smartphone, prometendo quedas significativas de temperatura que beneficiariam tarefas que costumam estressar o aparelho, como jogar títulos pesados e até carregar o telefone.

Sendo essencialmente um OnePlus 11, o celular conceito tem como principal diferencial o sistema Active CryoFlux, que combina duas microbombas de cerâmica piezoelétricas de menos de 0,2 cm³ de volume com uma série de heatpipes que circulam um líquido refrigerante pela bateria, área do processador e outros componentes do dispositivo. Considerando o espaço reduzido, o funcionamento é bastante engenhoso, fazendo com que esses canos de cobre atuem tanto como dissipadores quanto como radiadores, resfriando o aparelho aos poucos.

Continua após a publicidade

Conforme apontam os portais que tiveram acesso ao telefone, a tecnologia parece não ter impacto nas dimensões e peso do OnePlus 11, mas prometem benefícios significativos. A tecnologia seria capaz de reduzir as temperaturas em até 2,1 ℃ em uso intenso, fornecendo, por exemplo, 3 a 4 FPS a mais em games, e até 1,6 ℃ durante o carregamento rápido, o que resultaria em uma redução do tempo total de recarga entre 30 a 45 segundos.

Infelizmente, a mídia não pôde comprovar essas promessas — nenhuma das unidades apresentadas na MWC demonstravam na prática a capacidade do Active CryoFlux. De toda forma, o recurso é promissor e poderia abrir margem para o surgimento de smartphones gamer mais eficientes, compactos e sem a necessidade de reajustar em excesso os componentes internos para acomodar uma ventoinha, como é o caso de modelos como os da família Red Magic da Nubia.

Fora isso, como é costume na linha de celulares conceituais da OnePlus, o OnePlus 11 Concept traz um visual extremamente premium, pensado para chamar atenção. A traseira de vidro é transparente, se estende para as laterais e deixa visível os heatpipes, que são iluminados por LEDs azuis para que o trajeto do líquido refrigerante fique visível. Há uso de fibra de carbono no corpo, e o módulo circular de câmeras tem acabamento especial com desenho que utilizou a técnica guilloché, vista em relógios de luxo, além de mais iluminação azul.

Continua após a publicidade

Especificações completas não foram informadas, mas considerando que o dispositivo é baseado no OnePlus 11, a ficha técnica deve ser quase a mesma do flagship tradicional. Apesar disso, é importante destacar que não há qualquer previsão de quando a tecnologia de resfriamento líquido chegará ao mercado — na realidade, sendo um conceito, é possível que a Active CryoFlux nunca chegue aos usuários. Na melhor das hipóteses, o modelo deve inspirar inovações em futuros lançamentos da gigante.

Fonte: GSMArenaPhoneArena