Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CES 2020 | OnePlus Concept One inova com câmeras traseiras que "somem"

Por| 03 de Janeiro de 2020 às 11h40

Link copiado!

OnePlus
OnePlus
Tudo sobre OnePlus

Faltando quatro dias para a apresentação oficial do OnePlus Concept One, a fabricante revelou alguns poucos detalhes sobre o dispositivo, tanto em um vídeo oficial, como em uma conversa com o site Wired. O modelo foi desenvolvido em parceira com a McLaren e traz um curioso recurso que deixa as câmeras traseiras escondidas quando não estão em uso.

Para isso, o Concept One tem um vidro eletrocrômico, usado em alguns carros e aviões. Trata-se de uma proteção coberta por eletrólito, que pode variar sua coloração, ficando invisível quando a câmera é acionada e visível quando não está em uso.

De acordo com a Wired, no entanto, a ideia parece mais interessante do que a prática. “Quando você pensa em ‘câmera que desaparece’, deve imaginar um tipo de mágica, ou uma transição física mais pronunciada. É só uma câmera que você mal consegue ver. O lado bom é que não há lombada”, diz a publicação.

Continua após a publicidade

A ideia para a “câmera invisível” surgiu quando o diretor criativo da OnePlus, Xi Zeng, viu o vidro eletrocrômico em um MacLaren 720S, em 2018. Ele ficou atraído pela tecnologia e pediu aos engenheiros da OnePlus que pensassem em maneira de levar o conceito para algo menor e mais pessoal.

Entre os problemas enfrentados pela equipe de desenvolvimento estavam questões como a espessura do aparelho, velocidade da transição (Pete Lau, CEO da OnePlus, garante que demora apenas 1 segundo para a câmera ficar pronta para a ação), confiabilidade e durabilidade da tecnologia.

Experiências com o vidro eletrocrômico na arquitetura, por exemplo, mostram que alguns anos de uso trocando entre o transparente e o opaco pode resultar em manchas no vidro ou redução da opacidade. É provável que o Concept One não dure muitos anos, ainda mais porque trocar esse vidro não vai ser fácil e nem barato.

Continua após a publicidade

Mas a OnePlus está confiante e sabe que serão poucas unidades vendidas ao redor do mundo. O que é importante, ao menos nesse estágio inicial, em que a tecnologia é quase experimental em smartphones. Segundo Lau, “poderemos produzir quantidades pequenas do produto e, com os comentários de um grupo pequeno de usuários, veremos a possibilidade de criar um dispositivo que fique disponível para mais gente”.

Especificações técnicas

O OnePlus Concept One ainda não tem muitos detalhes revelados. A Wired disse apenas que o conjunto de câmeras será o mesmo do OnePlus 7T Pro MacLaren Edition, com um sensor principal de 48 MP e uma ultra-wide de 16 MP. Além disso, a publicação teve acesso a um modelo com acabamento em couro laranja nas laterais, e a faixa central com esse vidro eletrocrômico que esconde as câmeras.

No mais, o dispositivo tem o objetivo de trazer algo novo, um experimento para esconder ainda mais os componentes. As fabricantes ainda tentam se livrar da câmera de selfies para oferecer um design frontal com aproveitamento de 100% da tela. No entanto, também já existe um movimento para acabar com conectores e botões físicos. A tendência é que os smartphones se tornem cada vez mais uma barra sólida de metal e vidro lisos, aparentemente.

Continua após a publicidade

A apresentação do OnePlus Concept One será na próxima terça-feira, 7, na CES 2020, que será realizada em Las Vegas. Você pode acompanhar a cobertura completa da feira aqui no Canaltech, que estará ao in loco no evento e trará o que de melhor acontecerá por lá.

Fonte: Wired