Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Moto G 5G Plus vs. Motorola Edge 5G: quais as diferenças?

Por| 22 de Outubro de 2020 às 16h30

Link copiado!

Matheus Bigogno/Canaltech
Matheus Bigogno/Canaltech

A Motorola quer ser a principal responsável pela democratização do 5G em território brasileiro e lançou nesta quinta-feira (22) o Moto G 5G Plus no Brasil. Com especificações técnicas de respeito e algumas características mais “acessíveis” típicas da linha intermediária Moto G, eis que temos aqui o smartphone 5G mais barato por aqui, em um segmento onde seu único concorrente é o Edge 5G… também da Motorola.

Nos próximos parágrafos, o Canaltech organiza as principais vantagens e desvantagens entre o Moto G 5G Plus e o Motorola Edge, para que você possa entender se vale a pena apostar no 5G no Brasil agora, já que ainda não temos a nova rede da nova geração disponível, e qual smartphone pode te atender melhor.

Construção e design

Continua após a publicidade

Durante o evento de apresentação do Moto G 5G Plus, a Motorola foi questionada sobre as propostas dos dois smartphones, já que contam com especificações técnicas parecidas e, claro, suporte ao 5G. Basicamente, a empresa afirmou que o novo integrante da linha Moto G é destinado ao público intermediário básico, pois conta com alguns cortes na produção e em alguns recursos para levar o 5G a um degrau mais abaixo.

Isso fica claro na construção dos dois aparelhos: embora eles contem com um acabamento plástico, o Edge 5G passa a sensação de ser mais premium, muito disso graças às bordas curvas e a pegada mais robusta. O Moto G 5G Plus, por sua vez, não foge do que já vimos em outros modelos da linha Moto G e não se destaca no visual.

Na frente, a principal diferença entre eles está no display: o Edge 5G traz laterais bastante curvas, o que é uma característica um tanto quanto controversa — muitas fabricantes estão retornando ao aspecto plano. Já o Moto G 5G conta com dois furos na tela para as câmeras frontais, algo nunca visto em um smartphone da marca.

Continua após a publicidade

Se a sua preferência for de telas mais planas, fuja do Edge 5G, pois ele é um dos smartphones que oferecem as laterais mais curvadas do mercado, embora pareça mais bem-acabado que o Moto G 5G Plus.

Tela

  • Motorola Moto G 5G Plus: OLED de 6,7 polegadas, Full HD+, 90 Hz
  • Motorola Edge 5G: LTPS de 6,7 polegadas, Full HD+, 90 Hz
Continua após a publicidade

Pela primeira vez em um smartphone da linha Moto G, temos uma tela com taxa de atualização de 90 Hz, mesma quantidade do Edge 5G. Isso significa que os conteúdos na tela são atualizados 90 vezes por segundo, resultando em animações e jogos mais fluidos.

Os dois aparelhos contam com 6,7 polegadas de tela e resolução Full HD, mas o Edge 5G tem a tecnologia OLED, trazendo cores mais vivas, um contraste mais intenso e um preto mais profundo quando comparado com o LTPS do Moto G 5G Plus.

Como dito acima, o display curvo do Egde 5G pode ser um diferencial tanto positivo quanto negativo — isso vai depender da sua preferência. Caso seja do seu gosto, vale comentar que a Motorola trouxe recursos que tornam as laterais mais úteis, com alguns controles de software e animações para informar quantidade de carga quando o aparelho está na tomada, por exemplo.

Continua após a publicidade

Câmeras

  • Motorola Moto G 5G Plus: 48 MP (principal) + 8 MP (ultra grande-angular) + 5 MP (macro) + 2 MP (profundidade) + 16 MP (frontal) + 8 MP (ultra grande-angular frontal)
  • Motorola Edge 5G: 64 MP (principal) + 8 MP (telefoto) + 16 MP (ultra grande-angular) + 25 MP (frontal)

O Moto G 5G Plus é o primeiro smartphone da Motorola com um total de seis câmeras, sendo quatro na traseira e duas para selfies. A principal tem 48 MP com tecnologia Quad Pixel, que praticamente une quatro fotos em uma para fornecer até 4x mais sensibilidade em ambientes com baixa luminosidade. O mesmo recurso está presente no sensor principal do Edge 5G, mas ele conta com 64 MP e um tamanho maior, prometendo fotos de maior qualidade.

O smartphone premium da Motorola também leva vantagem nas lentes ultra grande-angular e telefoto, embora o Moto G 5G Plus tenha sensores exclusivos para fotos macro, algo que vem se tornando padrão nos celulares intermediários, e para auxiliar na profundidade de campo.

Continua após a publicidade

Na frente, o novo aparelho da empresa oferece duas câmeras, uma principal e outra que oferece mais campo de visão, mas com resolução máxima de 16 MP. Apesar de contar com apenas um sensor para selfies, o Edge 5G traz 25 MP de resolução e recursos mais atualizados para fotos em cenários mais escuros.

Processador e memória

Continua após a publicidade

Por dentro, o novo Moto G é bastante semelhante ao Edge 5G. Ambos são equipados com a plataforma Snapdragon 765 da Qualcomm, mas o modelo mais premium promete um fôlego extra para rodar jogos mais pesados, já que conta com recursos exclusivos para gamers.

No entanto, estamos falando de chipsets bastante potentes para basicamente todas as aplicações disponíveis na Play Store, sendo um degrau abaixo do potente Snapdragon 865. Vale mencionar que o novo Moto G é o smartphone mais rápido da linha atualmente, ultrapassando o recém-lançado Moto G9 Plus.

Em relação à memória, o novo Moto G se sai melhor que o Edge 5G, pois oferece 2 GB de RAM a mais, somando 8 GB no total — contra 6 GB do “rival”. Quando o assunto é espaço interno, ambos contam com 128 GB, capacidade padrão atualmente.

Independentemente do modelo, a promessa é de entregar desempenho suficiente para rodar qualquer jogo ou aplicação disponível na Play Store por pelo menos dois anos.

Continua após a publicidade

Bateria

  • Motorola Moto G 5G Plus: 5.000 mAh
  • Motorola Edge 5G: 4.500 mAh

O novo Moto G 5G Plus tem 5.000 mAh de bateria, 500 mAh a mais que o Edge 5G e seus 4.500 mAh. Ambos contam com praticamente as mesmas tecnologias de tela e processamento, então o consumo de bateria deve ser semelhante nos dois.

No entanto, vale lembrar que o Edge traz alguns recursos de software extras, especialmente que aproveitam seu display curvo, o que deve resultar em um gasto ligeiramente maior alto. Ainda não temos como comprovar qual dos modelos se sai melhor em autonomia, mas na teoria o novo Moto G tende a consumir menos energia.

Continua após a publicidade

Recursos extras

A Motorola ainda não desistiu da entrada P2 para fones de ouvido em seus smartphones e a incluiu nos dois aparelhos, o que é muito bem-vindo. O Edge 5G, no entanto, traz dois alto-falantes estéreos, contra apenas um do novo Moto G, então a experiência sonora promete ser mais imersiva no modelo mais caro.

Outra característica de ambos que vale destacar é a construção com revestimento repelente à água, embora não haja nenhuma certificação IP para imersão — portanto, nada de jogá-los em piscinas e praias. Os dois também trazem suporte à tecnologia de aproximação NFC, que permite pagar contas com o celular, além de recarga rápida.

Continua após a publicidade

Por ser premium, o Edge 5G conta com leitor de digitais na tela, enquanto o novo Moto G traz o sensor na lateral. Os smartphones são embarcados de fábrica com sistema operacional Android 10, mas com promessa de receberem o Android 11. No entanto, a Motorola garantiu que o Edge 5G também vai ganhar o Android 12, diferente do Moto G 5G Plus.

Diferencial dos dois aparelhos, o 5G está presente, embora ainda não tenhamos uma estrutura 5G robusta no país, o que deve acontecer somente depois de 2021. Ou seja, tanto o Moto G quanto o Edge já estarão prontos para quando a tecnologia estiver disponível.

Enquanto esperamos esse dia chegar, os smartphones oferecem o 5G DSS, tecnologia que permite o compartilhamento das frequências do 4G LTE com os usuários de 5G. Na prática, a promessa é de uma conexão até 12 vezes mais rápida que o 4G tradicional.

Continua após a publicidade

Moto G 5G Plus vs. Motorola Edge 5G: qual vale mais a pena?

O novo Moto G e o Edge 5G são os smartphones com 5G mais "acessíveis" disponíveis no Brasil — em aspas mesmo, porque ambos ainda custam caro para o que oferecem.

A Motorola trouxe o novo Moto G 5G Plus ao Brasil nesta quinta-feira (22) por R$ 2.999. Com isso, você leva um smartphone com tela de 90 Hz, processamento bastante competente e um total de seis câmeras traseiras. Ainda assim, é um aparelho da linha Moto G, por isso o acabamento de plástico pode não condizer com seu preço alto.

Já o Edge 5G oferece construção mais premium, câmeras mais aprimoradas, recursos e tecnologias mais atuais e uma tela de maior qualidade, tudo isso por cerca de 500 reais a mais. Se tratando do suporte ao 5G e as vantagens do modelo mais premium, o investimento no Edge pode ser a escolha a mais acertada.

No futuro, a expectativa é que tenhamos aparelhos com a nova geração da rede móvel mais baratos, quando a tecnologia estará mais difundida por aqui. No entanto, se o 5G não for uma prioridade para você no momento, vale mais a pena pegar o One Fusion+, também da Motorola, que traz um conjunto bastante equilibrado e já pode ser encontrado por aproximadamente R$ 2 mil.

Moto G 5G Plus vs. Motorola Edge 5G: ficha técnica

Moto G 5G PlusMotorola Edge 5G
Tela6,7 polegadas, Full HD+, 90 Hz, LTPS6,7 polegadas, Full HD+, 90 Hz, OLED
ChipsetQualcomm Snapdragon 765Qualcomm Snapdragon 765G
RAM8 GB6 GB
ROM128 GB128 GB
Câmera traseira48 MP + 8 MP + 5 MP + 2 MP64 MP + 16 MP + 8 MP
Câmera frontal16 MP + 8 MP25 MP
Bateria5.000 mAh4.500 mAh
ExtrasNFC, leitor de digitais na lateral, Bluetooth, recarga rápidaNFC, leitor de digitais na tela, Bluetooth, recarga rápida
SistemaAndroid 10Android 10