Publicidade

Motorola Edge 40 Pro é lançado com Snapdragon 8 Gen 2 e tela de 165 Hz

Por| Editado por Wallace Moté | 04 de Abril de 2023 às 11h24

Link copiado!

Divulgação/Motorola
Divulgação/Motorola
Tudo sobre Motorola

Quase 4 meses depois de apresentá-lo na China como Moto X40, a Motorola trouxe ao mercado global nesta terça-feira (4) o Motorola Edge 40 Pro, novo celular topo de linha da gigante. Primeiro da marca a trazer o novo Snapdragon 8 Gen 2, o aparelho promete entregar fluidez pela combinação do chip potente com a tela de alta taxa de atualização e as memórias de última geração, além de maior resistência com o retorno de recursos de peso como a certificação IP68.

Comparado ao Edge 30 Pro, o novo Edge 40 Pro traz mudanças significativas na construção e design, adotando um visual mais sóbrio e refinado com as quatro laterais e até mesmo o módulo de câmera curvos. A novidade estreia nas cores Interstellar Black (preto) e Lunar Blue (azul-claro), ambos com acabamento fosco, e combina vidro Gorilla Glass Victus de 1ª geração com certificação IP68 de resistência à água e poeira, que retorna após anos de ausência entre os flagships da Motorola.

No coração do dispositivo está o Snapdragon 8 Gen 2, que a marca faz questão de destacar ser 35% mais potente em CPU, 25% mais veloz em GPU e 40% mais eficiente que o Snapdragon 8 Gen 1 usado no Edge 30 Pro — promessas atestadas pelos diversos testes feitos com a plataforma. Para o mercado global, o telefone chega em versão única com 12 GB de RAM LPDDR5X e 256 GB de armazenamento UFS 4.0, sem possibilidade de expansão via cartões Micro SD, mas com Dual SIM (eSIM + Nano SIM físico).

Continua após a publicidade

A tela é um dos pontos mais fortes do Edge 40 Pro, contando com um display OLED de 6,67 polegadas que traz resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels, taxa de atualização de 165 Hz e amostragem de toque de 360 Hz, o que faria os comandos dos usuários serem detectados mais rapidamente. O painel possui ainda suporte a HDR com HDR10+ e Dolby Vision, bem como picos de brilho de 1.100 nits, estando acompanhado de um sistema de som estéreo com Dolby Atmos.

Nas câmeras, o flagship estreante embarca uma ficha técnica que chama atenção: a câmera frontal adota sensor de 60 MP abrigado em um furo centralizado, enquanto o trio de lentes traseiras oferece sensor principal de 50 MP com foco automático por detecção de fase (PDAF) e estabilização óptica de imagem (OIS), ultrawide também de 50 MP com campo de visão de 114° e função macro, e telefoto de 12 MP com PDAF e zoom óptico de 2x.

Continua após a publicidade

A Motorola sugere ter implementado diversos recursos de software para tirar proveito do hardware robusto das câmeras, estando entre eles gravação com modo noturno em tempo real, trava de horizonte para registro de vídeos de ação com a lente ultrawide, foco automático por rastreamento e vídeos com efeito retrato. Há ainda otimizações específicas para que apps usem as tecnologias nativas da empresa, mas a marca não cita parcerias, vistas em rivais como o Galaxy S23.

Outro grande destaque do Edge 40 Pro é a bateria, que possui capacidade modesta de 4.600 mAh, mas suporta carregamento rápido de 125 W, prometendo recuperar a carga por completo em apenas 23 minutos. O modelo traz ainda recarga rápida sem fio de 50 W, e pode carregar acessórios através da tecnologia de recarga reversa, com 5 W de potência.

Fecham a lista encorpada de especificações a conectividade 5G, Wi-Fi 6E de fábrica — o suporte ao Wi-Fi 7 é garantido, devendo ser liberado em uma atualização futura fornecida pela Qualcomm —, Bluetooth 5.3, NFC, porta USB-C 3.2 com DisplayPort 1.4 para uso do modo desktop Ready For (que também funciona sem fio), leitor de digitais óptico sob a tela e capa protetora inclusa na caixa.

Continua após a publicidade

O sistema operacional é o Android 13, rodando sob a MyUI 5.0, cuja versão global é muito próxima do Android puro, embarcando apenas recursos e gestos reconhecidos da marca. Dito isso, a Motorola não garante nenhuma grande atualização de sistema, nem revela o período em que deve disponibilizar updates de segurança.

Preço e disponibilidade

O Motorola Edge 40 Pro chega primeiro à Europa, com as vendas começando nos próximos dias pelo preço sugerido de 899,99 euros, ou cerca de R$ 5.000 em conversão direta e sem impostos. A novidade está confirmada para chegar à América Latina, o que inclui o Brasil, mas ainda não há prazos definidos — a fabricante afirma apenas que o lançamento deve ocorrer nas próximas semanas. Preços para o mercado brasileiro também são desconhecidos no momento.

Motorola Edge 40 Pro: ficha técnica

Continua após a publicidade
  • Tela: OLED de 6,67 polegadas com 4 laterais curvadas, resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels, taxa de atualização de 165 Hz, HDR10+, Dolby Vision, Gorilla Glass Victus
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2
  • Memória RAM: 12 GB LPDDR5X
  • Armazenamento: 256 GB UFS 4.0
  • Câmera traseira: 50 MP (Principal, f/1.8, PDAF, OIS) + 50 MP (Ultrawide, f/2.2, 114°) + 12 MP (Telefoto, f/1.6, PDAF, zoom óptico de 2x)
  • Câmera frontal: 60 MP (f/2.2)
  • Dimensões: 161,2 x 74 x 8,6 mm
  • Peso: 199 g
  • Bateria: 4.600 mAh com recarga rápida de 125 W
  • Extras: 5G, Wi-Fi 6E (Wi-Fi 7 em futuro update), Bluetooth 5.3, NFC, USB-C 3.2 (com DisplayPort 1.4), leitor de digitais óptico sob a tela, som estéreo com Dolby Atmos, carregamento sem fio de 15 W e reverso de 5 W, capa protetora na caixa
  • Cores disponíveis: Interstellar Black (preto) e Lunar Blue (azul)
  • Sistema operacional: Android 13, sob a MyUI 5.0

Fonte: Motorola