Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Motorola Edge 40 chega ao Brasil com IP68 e "experiência de flagship"

Por| Editado por Wallace Moté | 19 de Maio de 2023 às 09h00

Link copiado!

Renan da Silva Dores/Canaltech
Renan da Silva Dores/Canaltech

Quase duas semanas depois de apresentá-lo globalmente, a Motorola anunciou nesta sexta-feira (19) a chegada do Motorola Edge 40 ao Brasil. Modelo premium intermediário de nova geração da gigante, o dispositivo promete entregar uma experiência de topo de linha em um preço mais razoável, tentando se destacar pelo design bastante chamativo, o processamento equilibrado e câmeras robustas com a maior abertura da indústria.

O conjunto de processamento do Edge 40 traz uma "novidade": o chip MediaTek Dimensity 8020 que, na verdade, é uma versão levemente melhorada do Dimensity 1100, antigo processador premium da MediaTek. Segundo os benchmarks, o componente tem desempenho muito similar ao do Snapdragon 778G Plus utilizado no Edge 30. Felizmente, as memórias são mais velozes — temos 8 GB de RAM LPDDR4X e 256 GB de armazenamento UFS 3.1 no modelo brasileiro, sem possibilidade de expansão via cartões MicroSD.

Como tem sido o caso da família por um bom tempo, a tela é um dos pontos fortes do lançamento, trazendo um painel OLED de 6,55 polegadas com resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels e taxa de atualização de 144 Hz. Há suporte a HDR no padrão HDR10+, brilho de até 1.200 nits e laterais curvadas que são utilizadas de forma inteligente pelo software com a função Edge Lights, emitindo notificações quando o painel está virado para baixo. Fora isso, o som é estéreo e embarca tecnologiaDolby Atmos.

Continua após a publicidade

Os dois aspectos em que o Motorola Edge 40 mais se destaca são o design e a construção, bem como as câmeras. Durante o evento de revelação, a companhia destacou o cuidado que teve em desenvolver um visual que passe a experiência de um topo de linha, incluindo as curvaturas nos painéis frontal e traseiro, as laterais em alumínio e o acabamento em tecido que imita couro. O módulo de câmeras é integrado à traseira e, mais importante, há certificação IP68 de resistência à água e poeira.

A Motorola diz ter ouvido as críticas dos entusiastas e da mídia, além de ter feito as próprias pesquisas de mercado, e definiu que este é o momento certo de trazer de volta a proteção avançada contra água, garantindo que toda a família Edge deste ano trará IP68 — com isso em mente, a má notícia para quem estava de olho no mais potente Edge 40 Pro é que ainda não há novidades sobre ele no momento.

Para completar, além do preto e verde, teremos por aqui a opção de cor em Viva Magenta, fazendo do Brasil o único país a recebê-la no momento. A tonalidade é baseada na cor do ano para 2023 da Pantone, a organização que padroniza as cores mundialmente. Revelando essa novidade, a Motorola confirmou que pretende expandir sua parceria com a Pantone no decorrer dos próximos meses.

O outro grande destaque, as câmeras trazem um conjunto mais focado com especificações técnicas de respeito, começando pelo sensor principal de 50 MP com estabilização óptica (OIS) e a maior abertura disponível em um celular no momento, de f/1.4. Em comparação, muitos flagships ainda trabalham com f/1.6 ou mesmo f/1.8, captando menos luz — o número é inversamente proporcional, e quanto menor for, mais luz chega até o sensor.

A câmera secundária é uma lente ultrawide de 13 MP com campo de visão amplo de 120° e função macro, enquanto as selfies ficam sob responsabilidade do sensor frontal de 32 MP, abrigado em um furo centralizado na tela.

Todas são capazes de gravar em 4K (a 30 FPS, com o sensor principal atingindo os 60 FPS) e possuem os recursos inteligentes de software da companhia, como o modo de dupla captura com o inédito modo vlog, que só mostra a janela da câmera frontal quando detecta que o usuário está falando, a estabilização horizontal com a ultrawide para simular uma câmera de ação e efeito borrado em vídeos.

Continua após a publicidade

Na bateria, o Edge 40 possui um tanque modesto de 4.400 mAh, que chama atenção pela velocidade de carregamento. São 68 W com fio ao utilizar o adaptador de alta potência incluso na caixa, que recuperariam 50% da carga em apenas 15 minutos, ou ainda 15 W sem fio, função bem-vinda considerando o posicionamento mais intermediário do aparelho.

No mais, a novidade traz conectividade 5G, Wi-Fi 6, Dual SIM (um SIM físico + um eSIM), Bluetooth 5.2, NFC, leitor de digitais sob o display, modo desktop Ready For com e sem fio, além de Android 13 de fábrica. A Motorola promete apenas 2 grandes atualizações de sistema e 3 anos de updates de segurança, talvez um dos pontos fracos em comparação a concorrentes na mesma faixa de preço, especialmente modelos da Samsung e Xiaomi.

Preço e disponibilidade

Continua após a publicidade

O Motorola Edge 40 já está disponível para compra através do site oficial da Motorola, com preço sugerido de R$ 3.999 — mesmo preço de lançamento do Edge 30.

Motorola Edge 40: ficha técnica

  • Tela: OLED de 6,55 polegadas com resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels, taxa de atualização de 144 Hz, HDR10+, pico de brilho de 1.200 nits
  • Processador: MediaTek Dimensity 8020
  • Memória RAM: 8 GB LPDDR4X
  • Armazenamento: 256 GB UFS 3.1
  • Câmera traseira: 50 MP (Principal, f/1.4, PDAF, OIS) + 13 MP (Ultrawide com modo macro, f/2.2, campo de visão de 120°)
  • Câmera frontal: 32 MP (f/2.4)
  • Dimensões: 158,4 x 72 x 7,6 mm
  • Peso: 171 g
  • Bateria: 4.400 mAh com carregamento rápido de 68 W
  • Extras: 5G, Wi-Fi 6, Bluetooth 5.2, NFC, certificação IP68, leitor biométrico sob a tela, alto-falante estéreo com Dolby Atmos, carregamento sem fio de 15 W, modo desktop Ready For com e sem fio
  • Cores disponíveis: preto, verde e Viva Magenta
  • Sistema operacional: Android 13