Motorola Edge 40 é lançado com grandes diferenciais e preço agressivo
Por Victor Carvalho • Editado por Wallace Moté |
A Motorola tem adotado uma curiosa e até estranha prática de apresentar smartphones da mesma família com semanas ou meses de diferenças entre os modelos. O mais novo exemplo dessa estratégia acontece com o lançamento do poderoso Edge 40 Pro no início de abril e a apresentação do Edge 40 apenas um mês depois, na manhã desta quinta-feira, 4 de maio. Veja as novidades do novo dispositivo.
- Motorola Edge 40 Pro é lançado com Snapdragon 8 Gen 2 e tela de 165 Hz
- Motorola anuncia novas edições do Moto G 5G, G Stylus e Edge Plus para 2023
Edge 40 é um intermediário quase top de linha
O novo Motorola Edge 40 mantém o novo visual característico da empresa com tampa traseira de plástico — com textura que imita couro dependendo da cor escolhida — e módulo de câmera protuberante com duas lentes principais. Ele é equipado com um processador MediaTek Dimensity 8020 com 5G e será vendido em única edição com 8 GB de memória RAM e generosos 256 GB de armazenamento interno.
Seu painel frontal apresenta um display de 6,5 polegadas com resolução Full HD, tecnologia OLED e impressionante taxa de atualização de 144 Hz para navegação fluida, além de um controverso vidro curvado nas laterais — que pode não agradar consumidores pela distorção de conteúdo nas extremidades do painel, mas certamente ajuda a passar uma sensação mais premium ao olhar.
Para o conjunto de câmeras, a Motorola aposta em um sensor frontal de 32 MP e duas câmeras traseiras: a principal com 50 MP, estabilização óptica de imagem (OIS) e abertura f/1.4, e lente ultrawide com sensor de 13 MP e modo macro.
A bateria de 4.400 mAh pode ser o calcanhar de Aquiles do Edge 40 pela baixa capacidade em relação a outros modelos com tamanho de tela semelhante, mas pelo menos o dispositivo oferece suporte para recarga rápida de 68 W com fio e 15 W sem fio — e a Motorola já mostrou em gerações passadas que sabe como lidar com uma capacidade nessa faixa sem comprometer a autonomia.
Outros diferenciais do novo intermediário da Motorola incluem certificação IP68 contra danos por água e poeira, espessura de apenas 7,49 mm (por isso a menor capacidade de bateria), além de alto-falantes estéreo com suporte para Dolby Atmos, NFC, Wi-Fi 6 e flash LED duplo.
Preço e disponibilidade
O Motorola Edge 40 chega à Europa nas cores Lunar Blue (azul), Eclipse Black (preto) e Nebula Green (verde) com preço sugerido de € 599, ou aproximadamente R$ 3.300 em conversão direta — curiosamente, o esperado modelo Viva Magenta não foi oficializado, podendo ficar para um momento futuro.
Seu valor é competitivo para o segmento de intermediário ao se aproximar de aparelhos como o Google Pixel 6a, Nothing Phone (1) e Galaxy A54 e oferecer grandes diferenciais como o grande armazenamento, carregamento mais veloz, tela de 144 Hz e proteção contra água e poeira.
O lançamento do Edge 40 e Edge 40 Pro no Brasil ainda é desconhecido, mas novidades podem surgir nas próximas semanas.
Motorola Edge 40: ficha técnica
- Tela: OLED de 6,55 polegadas com resolução Full HD+ (2400x1080p) e taxa de 144 Hz
- Processador: MediaTek Dimensity 8020
- Memória RAM: 8 GB (LPDDR4X)
- Armazenamento: 256 GB (UFS 3.1)
- Câmera frontal: 32 MP (f/2.4)
- Câmera traseira: 50 MP (principal, f/1.4, PDAF, OIS) + 13 MP (ultrawide com modo macro)
- Bateria: 4.400 mAh com recarga de 68 W por fio e 15 W sem fio
- Extras: 5G, certificação IP68, NFC, leitor biométrico sob a tela, alto-falante estéreo com Dolby Atmos, Bluetooth 5.2, Wi-Fi 6 802.11ax
- Cores disponíveis: Lunar Blue (azul), Eclipse Black (preto) e Nebula Green (verde)
- Sistema operacional: Android 13 com MyUI 5.0