Publicidade

Linha iPhone 15 vende menos que iPhone 14 na China, diz relatório

Por  • Editado por Wallace Moté | 

Compartilhe:
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech

De acordo com relatórios recentes da Counterpoint Research, a venda de aparelhos da linha iPhone 15 está mais baixo que gerações anteriores na China. Trata-se de uma tendência diferente em relação ao que é visto nos Estados Unidos, onde os smartphones da Apple estão em alta.

Nos primeiros 17 dias após o lançamento dos celulares, a quantidade de unidades comercializadas em território chinês é 4,5% mais baixa em comparação com o mesmo período depois da apresentação da série iPhone 14.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Contudo, segundo outras estatísticas mostradas pelo banco de investimentos Jefferies Group, a queda pode ser ainda maior, possivelmente chegando à casa dos dois dígitos.

Um dos motivos apontados pela Counterpoint para a queda no número de iPhones vendidos é a situação econômica da China, que ainda tenta se recuperar das paralisações causadas pela pandemia de COVID-19.

Nos primeiros nove dias após o lançamento da linha iPhone 15, a quantidade de modelos vendidos cresceu em dois dígitos nos EUA. Por isso, é possível visualizar grandes distinções em relação ao que acontece nos dois mercados.

Além disso, outro fato que pode ser relevante para a venda de iPhones na China é a suposta proibição do uso dos aparelhos da Apple por parte de funcionários do governo local. Porém, autoridades chinesas já negaram o fato em falas oficiais.

Caso os números estejam corretos, este pode ser o pior lançamento de iPhones na China desde 2018, quando concorrentes como a OPPO e a Vivo Mobile começaram a captar clientes que até então usavam aparelhos da Apple.

Huawei Mate 60 Pro pode ter ofuscado iPhone 15

Além da situação econômica apontada pelos analistas, outro fator pode ter contribuído para reduzir as vendas do iPhone na China. Trata-se do lançamento do Huawei Mate 60 Pro, que ocorreu alguns dias antes.

Continua após a publicidade

O novo smartphone da marca chinesa está sendo considerado um modelo capaz de causar uma reviravolta no mercado chinês, especialmente por conta de seu novo chip Kirin 9000s. Afinal, o componente chegou com suporte nativo para o 5G, além de um desempenho mais alto em relação ao que se esperava ser possível produzir na China.

A chegada do novo chip chamou a atenção das autoridades nos EUA, que abriram investigações em relação ao caso. Anteriormente, o país já afirmou que o lançamento do Kirin 9000s é um fato “incrivelmente perturbador” para o país.

Ainda não é possível dimensionar o tamanho do impacto do Mate 60 Pro para as vendas do iPhone 15. Alguns especialistas apontam que a Huawei pode ultrapassar a Apple na China em breve, possivelmente durante o ano de 2024.

Também foi dito que os resultados fracos na China devem afetar a quantidade de smartphones disponibilizados pela Apple globalmente, já que se trata de um mercado muito expressivo para a empresa.

Continua após a publicidade

Fonte: Bloomberg