China proíbe uso de iPhone por autoridades do governo
Por Victor Carvalho • Editado por Wallace Moté |
Em movimento similar ao feito pelos Estados Unidos, a China anunciou a proibição de uso de iPhones e smartphones de marcas estrangeiras por oficiais do governo, revela o The Wall Street Journal.
- Apple confirma evento do iPhone 15 em 12 de setembro; veja o que esperar
- Apple pode ser única empresa a usar chips de 3nm da TSMC em 2023
Fontes relatam que a China busca "cortar a confiança do país em tecnologia estrangeira" e tornar sua infraestrutura de segurança virtual mais robusta para evitar vazamentos de dados importantes.
A medida é vista como mais um episódio da longa série da guerra cibernética entre EUA e China. Além da histórica proibição do investimento de tecnologia 5G de empresas chinesas como Huawei e ZTE nos Estados Unidos, mais recentementea China anunciou a proibição de chips dos EUAalegando riscos de segurança.
Queda nas vendas de iPhones?
A China representa um mercado importante para a venda de smartphones da Apple. Em 2022, o iPhone 13 foi o celular mais vendido no país segundo a Counterpoint Research, com o iPhone 13 Pro Max e iPhone 13 Pro logo na sequência dominando o pódio.
A Apple realiza em poucos diaso anúncio da linha iPhone 15com mudanças muito aguardadas como uso do USB-C e chegada da Dynamic Island em todos os modelos, além da estreia da lente periscópio na versão mais potente.
Não sabemos se a influência da proibição de uso de iPhones por oficiais do governo terá impacto direto no impacto das vendas na China, mas este é um cenário que a Apple deve se preocupar uma vez que as vendas de smartphones segue em declínio em todo o mundo.
Fonte: WSJ, Conterpoint Research