Publicidade

Linha Galaxy S25 é a primeira a ter comunicação com Snapdragon Satellite

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung
Tudo sobre Samsung

Durante a apresentação do Galaxy S25 na última quarta-feira, a Samsung também mostrou o Snapdragon 8 Elite for Galaxy, versão modificada do chip. Feita para os celulares da marca coreana, a variante ainda suporta o serviço Snapdragon Satellite para comunicação por satélites de baixa órbita. 

Na prática, isso significa que será possível enviar ou receber mensagens, mesmo sem sinal de redes móveis, telefonia ou Wi-Fi. Isso é especialmente útil em emergências durante trilhas ou caminhadas em lugares isolados, que não têm sinal de internet. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A funcionalidade foi inaugurada com o Snapdragon 8 Gen 2, anunciado em 2022. Contudo, na época, o Android não tinha compatibilidade com a comunicação via satélite de forma nativa, e por isso nenhum celular com o chip trouxe o recurso. 

Diante disso, a Qualcomm encerrou o Snapdragon Satellite apenas um ano depois, deixando de disponibilizar a compatibilidade de hardware no Snapdragon 8 Gen 3. 

Em 2024, o Android 15 chegou como a primeira versão do sistema operacional com suporte de software para a comunicação por satélite, justificando o retorno no Snapdragon 8 Elite for Galaxy. 

A Samsung não deu grande destaque para o Snapdragon Satellite durante o evento Galaxy Unpacked. É possível que a companhia ainda esteja trabalhando para firmar parcerias com empresas de satélites, além de obter licenças para funcionamento com governos pelo mundo.

Por sua vez, a Apple já implementa a comunicação de emergência via satélite desde o iPhone 14, de 2022. 

Snapdragon 8 Elite for Galaxy tem melhorias de performance

Segundo a apresentação da Samsung, o novo processador da linha Galaxy S25 representa saltos de performance significativos em relação aos chips utilizados na linha Galaxy S24:

Continua após a publicidade
  • Melhoria de 37% de performance de CPU (processamento de dados), 
  • Salto de 30% de GPU (processamento gráfico para jogos, por exemplo)
  • Incremento de 40% de NPU (motor neural para inteligência artificial, por exemplo)

Além disso, também foi implementado o chamado ProScaler, que dá até 40% de aumento na qualidade de dimensionamento da imagem na tela. 

Por enquanto, ainda não foram divulgados comparativos diretos entre a versão para Galaxy e o 8 Elite tradicional, que está equipado em celulares como o Realme GT 7 Pro. 

Outras novidades da linha Galaxy S25 incluem a câmera ultrawide do modelo Ultra, além de mudanças tímidas de design. Os aparelhos já estão disponíveis para compra antecipada no Brasil, mas os seus preços subiram em até R$ 2.000, dependendo da versão. 

Continua após a publicidade

Leia mais