iPhone 17 copiou essas 4 coisas dos celulares Android
Por Vinícius Moschen • Editado por Léo Müller | •

Mesmo que a linha iPhone 17 tenha trazido algumas novidades nunca antes vistas entre celulares da Apple, também foram percebidas funções já presentes há anos em modelos com Android.
- O que mudou do iPhone 16 para o 17: tela mais veloz, câmeras melhores e mais
- iPhone Fold: veja tudo que já sabemos sobre o celular dobrável da Apple
Veja abaixo quatro das principais funcionalidades:
- iPhone Air ultrafino;
- Gravação na câmera traseira e frontal ao mesmo tempo;
- Revestimento antirreflexo na tela;
- Tela de 120 Hz por toda a linha.
1. iPhone Air ultrafino
Embora o segmento de celulares ultrafinos ainda esteja em um momento inicial, o universo Android foi quem o colocou no radar durante este ano.
O maior representante até o momento é o Galaxy S25 Edge, apresentado em maio deste ano. Não por coincidência, é o rival mais relevante do iPhone Air.
As vantagens do modelo da Samsung incluem a presença de duas câmeras traseiras, com resoluções de 200 MP e 12 MP. Para efeito de comparação, o iPhone Air tem apenas um sensor de 48 MP.
Por outro lado, o celular da Apple se diferencia por ter uma espessura menor (5,6 mm contra 5,8 mm do Samsung), além de um peso de apenas 165 gramas.
2. Gravação na câmera traseira e frontal ao mesmo tempo
Anunciada pela primeira vez como um recurso nativo na linha iPhone 17, a gravação “dupla” com câmera frontal e traseira já existe no mundo Android há muitos anos.
Até mesmo a Apple chegou a mostrar o recurso em 2019, no iPhone 11 Pro, por meio do aplicativo de terceiros Filmic Pro. Ou seja, embora os celulares sejam tecnicamente capazes de fazer isso há pelo menos seis anos, a funcionalidade só foi oficializada agora.
Ela está presente em todos os modelos anunciados, incluindo o iPhone 17, iPhone 17 Pro/Pro Max e iPhone Air. No entanto, não foi confirmada disponibilidade para iPhones anteriores com iOS 26.
A ação é ativada por meio de um novo botão no modo Vídeo do aplicativo Câmera que já vem instalado de fábrica no iPhone.
3. Revestimento antirreflexo na tela
Toda a linha iPhone 17 ganhou revestimento antirreflexo, com o objetivo de reduzir o brilho na tela que é vindo de fontes externas.
No entanto, modelos como o Samsung Galaxy S24 Ultra e S25 Ultra já usam tecnologia similar. Inclusive, foram percebidos avanços significativos neste aspecto nos últimos anos.
O revestimento também está disponível para todos os celulares apresentados pela Apple na semana passada, incluindo o modelo base, Air e os Pro.
4. Tela de 120 Hz em toda a linha
Ainda no segmento de telas, a chegada dos painéis de 120 Hz em todos os aparelhos foi celebrada por entusiastas. Ao mesmo tempo, diversas interpretações apontam que foi uma implementação tardia.
Afinal, o recurso já era visto nos modelos Pro desde 2021. Agora, passa a figurar até mesmo no iPhone 17 base, para deixar conteúdos mais fluidos em diversos contextos.
Celulares Android já oferecem isso há bastante tempo, inclusive em modelos bem mais baratos que o iPhone. Atualmente, apenas aparelhos de entrada não têm tela de 120 Hz “garantida”, mas até mesmo intermediários acessíveis trazem o recurso.
Leia mais no Canaltech:
- iPhone 18 vai ter tela redesenhada para aumentar aproveitamento; entenda
- Xiaomi vai mudar nome de seu celular top para copiar Apple; entenda
- Qual celular tem a melhor câmera? 12 opções por faixa de preço