Aplicativo permite gravar vídeos multicâmera com o iPhone

Por Felipe Junqueira | 31 de Janeiro de 2020 às 13h20
Divulgação/Filmic

O número de câmeras em nossos smartphones não para de crescer. E, apesar de haver bastante recursos interessantes para fotografias, a gravação de vídeo segue um pouco limitada mesmo com esse exército de lentes diferentes. A Filmic, desenvolvedora de aplicações para câmeras de smartphones, trabalha para mudar esse cenário.

A companhia já disponibilizou uma espécie de beta teste na App Store de um aplicativo que grava vídeos usando duas câmeras ao mesmo tempo. O DoubleTake traz infinitas possibilidades para criadores de conteúdo, basta ter a criatividade para isso.

Um jornalista, por exemplo, pode gravar uma entrevista captando a sua imagem com a câmera frontal e a de seu interlocutor com a traseira ao mesmo tempo. Ou um influenciador digital pode filmar um unboxing captando sua reação simultaneamente. Enfim, apenas dois exemplos de várias possibilidades.

Por ora, o app, que é gratuito, está disponível apenas para o iPhone, nos modelos 11, 11 Pro, 11 Pro Max, XS, XS Max e XR e que estejam atualizados para o iOS 13. O aplicativo funciona em qualquer outro dispositivo que tenha essa versão do sistema, mas modelos mais antigos filmam com apenas uma câmera por vez, devido a restrições da própria Apple.

Como funciona

O DoubleTake é apenas uma espécie de prévia da função multicâmera que a Filmic pretende disponibilizar em seu app, o Filmic Pro, no futuro. A ideia é permitir que o usuário grave vídeos com todas as câmeras presentes no dispositivo e depois faça a edição, selecionando qual cena será utilizada na versão final em cada momento.

O app só permite usar duas câmeras por vez, apesar de mostrar uma prévia com todas, para o usuário selecionar quais cenas serão capturadas. Antes de começar a gravação, é possível ver cada enquadramento, e selecionar até dois quadros para que o software faça o registro. As gravações são feitas na resolução máxima de 1080p, a 24 fps, 25 fps ou 30 fps. A resolução Full HD é uma limitação da API de câmera da Apple para o uso de múltiplas câmeras.

A captura pode ser feita já em PiP (Picture-in-Picture), com uma câmera como enquadramento principal e a secundária em um quadro menor, que é possível colocar em qualquer local da tela, aumentar ou diminuir o tamanho e até mesmo remover para destacar apenas a câmera principal. O vídeo final pode gravar as duas imagens separadamente, para edição posterior, ou um único vídeo já em PiP. Também é possível fazer capturas com a tela em 50/50.

Em breve no Android

A Filmic disse ao site CNet que testou o app no Android e pretende levar a função também para os dispositivos com esse sistema operacional no futuro. Porém, ele depende da capacidade dos chips oferecerem esse recurso, já que a gravação de múltiplas câmeras exige bastante processamento. Inclusive, apenas os iPhone com o chip A21 e posterior permitem esse tipo de funcionalidade.

Fonte: CNet

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.