Publicidade

iPhone 15 tem aumento de 20% no custo de produção e pode chegar mais caro

Por  • Editado por  Wallace Moté  | 

Compartilhe:
Reprodução/Apple
Reprodução/Apple

A Apple pode estar preparando um aumento nos preços de toda a linha iPhone 15 este ano, e isso não vai deixar os consumidores felizes. Segundo o confiável informante Revegnus, o iPhone 15 terá um aumento de quase 12% no custo da fabricação em relação ao iPhone 14, enquanto o iPhone 15 Pro terá elevação de custo ainda maior de aproximadamente 20% comparado ao iPhone 14 Pro.

Com a empresa tendo que investir mais dinheiro na fabricação dos aparelhos, é pouco provável que os smartphones mantenham os preços atuais. Apesar da expectativa de repasse para usuários, não sabemos quanto será cobrado pelos novos iPhone 15.

Caso a Apple decida manter os valores atuais, a empresa teria uma margem de lucro ainda menor, mas poderia vender mais pelas interessantes novidades presentes no iPhone 15 como o design refinado, a presença da Dynamic Island em todos os modelos e a tão esperada chegada do USB-C.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Ainda segundo o vazamento, é dito que o aumento de preços para a fabricação de processadores por parte da TSMC pode ser o principal culpado. Há algumas semanas noticiamos que a Apple e a Qualcomm podem não atingir o desempenho desejado em seus novos processadores por conta da dificuldade da TSMC em fabricar chips de 3 nanômetros (nm).

A escala de 3 nm é desafiadora pelos limites da fabricação FinFET (estrutura mais eficiente de produção que aumenta desempenho e consome menos energia em chip menor), conhecida por sua barreira operacional próxima aos 4 nm. Ao reduzir ainda mais a estrutura, torna-se mais difícil fabricar os componentes para os processadores com uma taxa de aproveitamento satisfatória nas linhas de produção — o que, por sua vez, eleva o custo, já que muitos componentes podem ser descartados no processo.

Segundo o analista Brett Simpson da Arete Research, a TSMC pode não ser capaz de atingir a demanda desejada pela Apple para o A17 Bionic do iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max, e para o M3 de novos Macs que chegarão no segundo semestre deste ano.

A nova linha de smartphones da Apple é esperada mais uma vez com quatro modelos: iPhone 15, iPhone 15 Plus, iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max. O quarteto chegará com conector USB-C substituindo a porta Lightning, Dynamic Island em todos os aparelhos e um design ligeiramente atualizado com visual menos reto graças às quinas arredondadas.

A dupla comum, composta pelo iPhone 15 e 15 Plus, pode herdar o acabamento de vidro traseiro fosco da dupla premium e a câmera principal de 48 MP, mas ainda utilizando tela de 60 Hz e laterais de alumínio. Veja o que esperar da linha iPhone 15.

Fonte: Revegnus