iPhone 15 deve ter conector Thunderbolt, indicam imagens
Por Gustavo de Lima Inacio • Editado por Wallace Moté | •

Por conta de exigências feitas pela União Europeia, a Apple deve trocar o conector Lightning pelo USB Tipo-C nos modelos da linha iPhone 15. Novas imagens indicam que a marca pode adicionar o suporte a Thunderbolt nesses modelos, aumentando ainda mais as expectativas em termos de capacidade de transmissão por fio.
- iPhone 15 Pro tem protótipo não funcional vazado mostrando design
- iPhone 16 Pro pode ganhar câmera ultrawide com 48 MP e novo Wi-Fi 7
Imagens compartilhadas pelo Chargerlab mostram os conectores USB Tipo-C e as suas respectivas placas. Tratam-se dos conectores dos iPhone 15 Pro Max, iPhone 15 Plus e iPhone 15, que aparentemente têm um chip Retimer em sua placa.
O chip é geralmente usado em dispositivos que tenham Thunderbolt, reconstruindo sinais e reduzindo o jitter — o jitter é uma forma de medir o atraso na entrega de dados.
O Thunderbolt é uma interface desenvolvida pela Intel em parceria com a Apple para transmissão de dados em alta velocidade, já disponível em diversos produtos da marca como Macs e o iPad Pro, por exemplo.
O fato do chip estar presente na placa dos dispositivos da linha iPhone 15 indica que os smartphones terão suporte ao Thunderbolt. Assim, os dispositivos podem ter suporte a velocidade de transferência de dados de 40 Gbps, em vez dos 5 ou 10 Gbps geralmente vistos na conexão USB Tipo-C tradicional.
Porém, é importante ressaltar que existe a chance de a Apple implementar uma limitação via software, para permitir que apenas os iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max aproveitem ao máximo novidade.
A linha de iPads é um exemplo claro, visto que apenas o iPad Pro tem Thunderbolt, com o iPad Air tendo USB-C 3.1 e o iPad 10 tendo apenas o USB-C 2.0, que tem baixas velocidades de transferência.
De qualquer modo, resta aguardar mais algumas semanas para conhecer todas as novidades a respeito da linha iPhone 15. A expectativa é de que eles sejam anunciados pela marca no dia 12 ou 13 de setembro, mas a data ainda não foi confirmada.
Fonte: Chargerlab