Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iPhone 15 tem supostas fotos da porta USB-C vazadas

Por| Editado por Wallace Moté | 08 de Agosto de 2023 às 08h22

Link copiado!

(Foto:  Amjith S/Unsplash)
(Foto: Amjith S/Unsplash)

Dando mais fôlego a rumores de que o iPhone finalmente adotará portas USB-C ainda neste ano, fotos vazadas pelos leakers @lipilipsi e @John011235 mostram as supostas conexões do iPhone 15, iPhone 15 Plus e iPhone 15 Pro Max, já com o novo formato. A Apple havia confirmado a adoção do conector, amplamente utilizado na indústria, para se adequar a regras impostas pela União Europeia, mas não se sabe oficialmente qual geração dos smartphones da empresa fará a transição.

As imagens não mostram os aparelhos, mas sim as peças usadas para instalação dos conectores na carcaça do celular, e é possível notar a estrutura central de transferência de dados comum das portas USB-C — o Lightning empregado hoje pela Maçã é apenas um furo vazio em formato de "pílula". Cada peça corresponde a um dos modelos da família iPhone 15, incluindo o base, o Plus e o Pro Max.

Um dos pontos interessantes de notar é o formato da estrutura a ser fixada na lateral dos telefones que, apesar de não revelar detalhes muito relevantes, dão um pouco mais de credibilidade ao suposto vazamento: ainda que tenham cores diferentes, as portas do iPhone 15 e 15 Plus trazem o mesmo formato, enquanto a do iPhone 15 Pro Max adota construção mais encorpada, com placa de metal em forma que lembra um trapézio.

Continua após a publicidade

Caso sejam reais, as imagens reforçam o que informantes renomados, como os analistas Mark Gurman e Ming-Chi Kuo, haviam indicado há algum tempo, quando sugeriram que a transição do Lightning para o USB-C ocorreria globalmente em 2023. É válido lembrar que, na época em que a lei europeia foi aprovada, a Apple confirmou a ampla adoção da conexão, mas não deu um prazo para que isso acontecesse. Ergueram-se dúvidas sobre se veríamos a troca acontecer neste ano ou apenas em 2024, quando o regimento entraria em vigor.

Ainda de acordo com rumores, essa troca não viria sem um "tempero Apple", começando pela transferência de dados. Ao que parece, apenas os iPhone 15 Pro ofereceriam alta velocidade de transferência, com os modelos base ficando limitados ao antigo e lento protocolo USB 2.0, o mesmo usado pelo cabo Lightning. Mais do que isso, para ter acesso a recursos como carregamento rápido, o consumidor seria obrigado a adquirir apenas cabos certificados pelo programa Made for iPhone (MFi).

Continua após a publicidade

Cabos de outras companhias, incluindo os de smartphones Android, funcionariam normalmente, mas poderiam ser limitados a taxas de transferência e potência de recarga baixíssimas. A ideia, ao que tudo indica, seria garantir que "os usuários tenham uma experiência sólida e segura" — ou talvez manter a receita de acessórios que a gigante de Cupertino possui com a porta Lightning.

Seja como for, não deve demorar muito para descobrirmos os planos da Apple, como indica Mark Gurman. O analista aponta que o próximo grande evento da empresa, em que a linha iPhone 15 será apresentada, deve acontecer entre os dias 12 e 13 de setembro, daqui a cerca de um mês. Diante do crescente número de vazamentos, e do histórico de lançamentos da marca, as datas são plausíveis. Até lá, mais novidades devem ser divulgadas.

Fonte: via MacRumors