Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iPhone 13 Pro mostra evolução e excelentes resultados em teste de câmeras

Por| Editado por Wallace Moté | 27 de Setembro de 2021 às 19h29

Link copiado!

Divulgação/Apple
Divulgação/Apple

Anunciada no último dia 14, a família iPhone 13 trouxe melhorias importantes e muito aguardadas para os celulares da Apple. O destaque vai para o Apple iPhone 13 Pro, que além do poderoso A15 Bionic, recebeu tela de 120 Hz, bateria mais generosa com promessa de autonomia 2,5 horas maior, bem como tecnologia de estabilização avançada e sensores significativamente maiores nas câmeras.

Para avaliar as promessas da gigante de Cupertino, os especialistas do site DXOMARK submeteram o topo de linha aos seus tradicionais testes de câmera e selfies. Ainda que represente um refinamento em comparação ao iPhone 12 Pro, o modelo mais recente mostra boas melhorias e se estabelece entre os melhores aparelhos para fotos e vídeos avaliados pelo portal.

Consistência de foco e exposição, mas presença de artefatos em fotos

Continua após a publicidade

O iPhone 13 Pro traz três câmeras traseiras, com sensor principal de 12 MP e estabilização óptica Sensor Shift, ultrawide de 12 MP com campo de visão de 120° e telefoto com zoom óptico de 3x — todas as lentes são equipadas com sensores da Sony. Como pontos positivos, o DXOMARK aponta exposição precisa com resultados reproduzíveis, boas cores e balanço de branco, além de tons de pele agradáveis na maioria das condições de luz.

Também são destaques o foco rápido, preciso e reproduzível, bom nível de detalhes, exposição precisa e estável com alcance dinâmico amplo em vídeos, bom equilíbrio de texturas e ruídos em gravações, balanço de branco preciso com transições suaves entre cenas e bom rastreamento do foco automático, com ajuste focal suave.

Já entre os pontos negativos, os engenheiros apontaram ruído de luminância, alcance dinâmico limitado em fotos mais desafiadoras, artefatos como lens flare e quantização de cores, detalhes limitados em fotos com zoom de longa distância, ocasional presença de tons rosados nas fotos, lens flare e ghosting em vídeos, leve perda de detalhes em gravações, bem como diferenças de nitidez entre frames e resíduos de movimentação em vídeos capturados em movimento.

Continua após a publicidade

Exposição precisa, mas presença de ruído em selfies

Basicamente sem mudanças em comparação à geração anterior, a câmera frontal do iPhone 13 Pro traz lente de 12 MP, acompanhada dos sensores utilizados para biometria via Face ID. Os especialistas indicaram como destaques a exposição precisa de rostos, a ampla profundidade de campo, o alto nível de detalhes, a estimativa precisa de profundidade, o amplo alcance dinâmico, a exposição e o balanço de branco precisos em vídeos e distância focal ampla.

Como falhas, o DXOMARK aponta ruídos de luminância, imprecisões ocasionais em tons de pele, leves distorções na perspectiva de rostos, baixa exposição do objeto ao usar o flash, alto nível de ruído em vídeos, especialmente em baixa luz, resíduos de movimentação em gravações e baixo nível de detalhes em vídeos.

Continua após a publicidade

Exemplos de fotos

Continua após a publicidade

Exemplos de selfies

Exemplos de vídeos

Continua após a publicidade

Apple iPhone 13 Pro: excelentes fotos e vídeos, com selfies de boa qualidade

Segundo o DXOMARK, com 137 pontos, as câmeras principais do iPhone 13 Pro se posicionam entre as melhores do mercado. A qualidade geral é próxima à do iPhone 12 Pro, mas há melhorias em praticamente todos os departamentos de imagem, que entregam excelente qualidade de fotos e vídeos. Unindo o A15 Bionic a melhorias de processamento, a Apple consegue extrair o máximo do hardware empregado no telefone.

Continua após a publicidade

A situação é menos positiva com as selfies, que marcam 99 pontos e se posicionam bem, ainda que não estejam entre as melhores. Há problemas como distorções e múltiplos artefatos, mas a qualidade entregue é boa, bastante similar à apresentada pela geração passada. Você confere a análise de câmeras na íntegra neste link, e a de selfies neste link.

Apple iPhone 13 Pro: ficha técnica

  • Tela: Super Retina XDR with ProMotion OLED de 6,1 polegadas, com resolução de 2532 x 1170 pixels, HDR em Dolby Vision, HDR10 e HLG, taxa de atualização adaptável de 120 Hz
  • Chipset: Apple A15 Bionic
  • Memória RAM: 6 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB, 256 GB, 512 GB ou 1 TB
  • Câmera traseira: 12 MP (Principal, f/1.5, Sensor Shift OIS) + 12 MP (Ultra wide, f/1.8, 120°) + 12 MP (telefoto, f/2.8, zoom óptico de 3x)
  • Câmera frontal: 12 MP (f/2.2)
  • Dimensões: 146,7 x 71,5 x 7,7 mm
  • Peso: 204 gramas
  • Bateria: 3.095 mAh com carregamento rápido de 20 W, recarga sem fio (15 W com MagSafe, 7,5 W no padrão Qi)
  • Extras: 5G, Bluetooth 5.0, Face ID, Wi-Fi 6, NFC, áudio estéreo, UWB, certificação IP68, carregamento e acessórios MagSafe
  • Cores disponíveis: Azul-Sierra, Prateado, Dourado e Grafite
  • Sistema operacional: iOS 15

Fonte: DXOMARK (1, 2)