Publicidade

iPhone 13 Pro tem resistência do Ceramic Shield posta à prova em teste de queda

Por| Editado por Wallace Moté | 27 de Setembro de 2021 às 09h09

Link copiado!

YouTube/EverythingApplePro
YouTube/EverythingApplePro

Lançada neste mês, a linha iPhone 13 tem aparelhos que estão entre os mais pesados da história da marca. Em compensação, a Apple reforça os dispositivos desde a geração passada com o Ceramic Shield, uma proteção na tela dos celulares que pode auxiliar em certos impactos físicos. Um teste feito pelo canal EverythingApplePro no YouTube mostra que os smartphones são resistentes a quedas mais curtas, mas distâncias maiores em relação ao solo ainda podem representar perigo.

Primeiro teste: queda da altura da cintura

Continua após a publicidade

Os primeiros testes feitos pelo YouTuber são de quedas a cerca de 80 centímetros de distância do chão. Tanto o modelo iPhone 13 Pro quanto o iPhone 13 Pro Max sobrevivem a impactos na parte inferior, assim como no painel frontal e traseiro.

O módulo de câmeras também passa pela avaliação sem danos, mesmo sendo alguns milímetros mais espesso do que o resto da tampa posterior. A bandeja para cartão SIM do iPhone 13 Pro foi aberta durante o impacto, mas esse foi o único resultado perceptível dos primeiros tombos, e portanto os celulares foram aprovados nas primeiras provas.

Segundo teste: queda da altura da cabeça

Continua após a publicidade

A próxima bateria de testes exigiu mais dos iPhones: naturalmente, quedas a uma distância maior do chão resultaram em impactos mais fortes. Ambos os smartphones resistiram a choques da parte inferior do dispositivo, mesmo que tenham voado para longe depois do contato inicial com o solo.

Os primeiros problemas significativos foram vistos na prova de queda frontal do iPhone 13 Pro, em que a tela foi estilhaçada — ou seja, uma falha justamente na área coberta pelo Ceramic Shield. O dispositivo continuou funcionando normalmente, mas as rachaduras atrapalham a visão das informações.

Terceiro teste: queda da altura do teto

Continua após a publicidade

Para simular uma queda de um andar inteiro, o YouTuber sobe em uma escada e repete a metodologia: nesse caso, a distância para o chão é próxima a três metros. Nesse caso, o iPhone 13 Pro sofreu ainda mais, pois já tinha a estrutura comprometida pelas quedas anteriores, e a parte traseira também ficou completamente rachada, incluindo o módulo de câmeras.

O iPhone 13 Pro Max só teve os primeiros estilhaços na tela após um tombo adicional, que também fez o aparelho desligar — porém, bastou ligá-lo novamente para ter todo o funcionamento normal.

O vídeo completo pode ser conferido abaixo:

Continua após a publicidade

Fonte: YouTube/EverythingApplePro