iPhone 13 Pro tem resistência do Ceramic Shield posta à prova em teste de queda
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté | •
Lançada neste mês, a linha iPhone 13 tem aparelhos que estão entre os mais pesados da história da marca. Em compensação, a Apple reforça os dispositivos desde a geração passada com o Ceramic Shield, uma proteção na tela dos celulares que pode auxiliar em certos impactos físicos. Um teste feito pelo canal EverythingApplePro no YouTube mostra que os smartphones são resistentes a quedas mais curtas, mas distâncias maiores em relação ao solo ainda podem representar perigo.
- 5 dicas para você usar o aplicativo da GoPro no iPhone
- Como utilizar o Acesso Pessoal do iPhone
- Apps de iPhone coletam dados mesmo sem permissão dos usuários
Primeiro teste: queda da altura da cintura
Os primeiros testes feitos pelo YouTuber são de quedas a cerca de 80 centímetros de distância do chão. Tanto o modelo iPhone 13 Pro quanto o iPhone 13 Pro Max sobrevivem a impactos na parte inferior, assim como no painel frontal e traseiro.
O módulo de câmeras também passa pela avaliação sem danos, mesmo sendo alguns milímetros mais espesso do que o resto da tampa posterior. A bandeja para cartão SIM do iPhone 13 Pro foi aberta durante o impacto, mas esse foi o único resultado perceptível dos primeiros tombos, e portanto os celulares foram aprovados nas primeiras provas.
Segundo teste: queda da altura da cabeça
A próxima bateria de testes exigiu mais dos iPhones: naturalmente, quedas a uma distância maior do chão resultaram em impactos mais fortes. Ambos os smartphones resistiram a choques da parte inferior do dispositivo, mesmo que tenham voado para longe depois do contato inicial com o solo.
Os primeiros problemas significativos foram vistos na prova de queda frontal do iPhone 13 Pro, em que a tela foi estilhaçada — ou seja, uma falha justamente na área coberta pelo Ceramic Shield. O dispositivo continuou funcionando normalmente, mas as rachaduras atrapalham a visão das informações.
Terceiro teste: queda da altura do teto
Para simular uma queda de um andar inteiro, o YouTuber sobe em uma escada e repete a metodologia: nesse caso, a distância para o chão é próxima a três metros. Nesse caso, o iPhone 13 Pro sofreu ainda mais, pois já tinha a estrutura comprometida pelas quedas anteriores, e a parte traseira também ficou completamente rachada, incluindo o módulo de câmeras.
O iPhone 13 Pro Max só teve os primeiros estilhaços na tela após um tombo adicional, que também fez o aparelho desligar — porém, bastou ligá-lo novamente para ter todo o funcionamento normal.
O vídeo completo pode ser conferido abaixo:
Fonte: YouTube/EverythingApplePro