iPhone 13 Pro tem resistência do Ceramic Shield posta à prova em teste de queda

iPhone 13 Pro tem resistência do Ceramic Shield posta à prova em teste de queda

Por Vinícius Moschen | Editado por Wallace Moté | 27 de Setembro de 2021 às 09h09
YouTube/EverythingApplePro

Lançada neste mês, a linha iPhone 13 tem aparelhos que estão entre os mais pesados da história da marca. Em compensação, a Apple reforça os dispositivos desde a geração passada com o Ceramic Shield, uma proteção na tela dos celulares que pode auxiliar em certos impactos físicos. Um teste feito pelo canal EverythingApplePro no YouTube mostra que os smartphones são resistentes a quedas mais curtas, mas distâncias maiores em relação ao solo ainda podem representar perigo.

Primeiro teste: queda da altura da cintura

iPhone 13 Pro ainda teve um pulo adicional (Imagens: YouTube/EverythingApplePro)

Os primeiros testes feitos pelo YouTuber são de quedas a cerca de 80 centímetros de distância do chão. Tanto o modelo iPhone 13 Pro quanto o iPhone 13 Pro Max sobrevivem a impactos na parte inferior, assim como no painel frontal e traseiro.

O módulo de câmeras também passa pela avaliação sem danos, mesmo sendo alguns milímetros mais espesso do que o resto da tampa posterior. A bandeja para cartão SIM do iPhone 13 Pro foi aberta durante o impacto, mas esse foi o único resultado perceptível dos primeiros tombos, e portanto os celulares foram aprovados nas primeiras provas.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Segundo teste: queda da altura da cabeça

Primeiras rachaduras apareceram depois do impacto na parte frontal do iPhone 13 Pro (Imagem: YouTube/EverythingApplePro)

A próxima bateria de testes exigiu mais dos iPhones: naturalmente, quedas a uma distância maior do chão resultaram em impactos mais fortes. Ambos os smartphones resistiram a choques da parte inferior do dispositivo, mesmo que tenham voado para longe depois do contato inicial com o solo.

Os primeiros problemas significativos foram vistos na prova de queda frontal do iPhone 13 Pro, em que a tela foi estilhaçada — ou seja, uma falha justamente na área coberta pelo Ceramic Shield. O dispositivo continuou funcionando normalmente, mas as rachaduras atrapalham a visão das informações.

Terceiro teste: queda da altura do teto

iPhone 13 Pro Max resistiu a algumas quedas extras (Imagem: YouTube/EverythingApplePro)

Para simular uma queda de um andar inteiro, o YouTuber sobe em uma escada e repete a metodologia: nesse caso, a distância para o chão é próxima a três metros. Nesse caso, o iPhone 13 Pro sofreu ainda mais, pois já tinha a estrutura comprometida pelas quedas anteriores, e a parte traseira também ficou completamente rachada, incluindo o módulo de câmeras.

O iPhone 13 Pro Max só teve os primeiros estilhaços na tela após um tombo adicional, que também fez o aparelho desligar — porém, bastou ligá-lo novamente para ter todo o funcionamento normal.

O vídeo completo pode ser conferido abaixo:

Fonte: YouTube/EverythingApplePro

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.