Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iPhone 13 pode permitir chamadas telefônicas sem necessidade de rede 4G ou 5G

Por| Editado por Wallace Moté | 30 de Agosto de 2021 às 10h17

Link copiado!

PengPhones
PengPhones

A linha iPhone 13 pode preparar mais uma grande inovação para o mercado de celulares e estrear uma tecnologia que permitirá fazer chamadas telefônicas sem depender de uma cobertura de rede 4G ou 5G.

Segundo o analista Ming-Chi Kuo, a Gigante de Cupertino deve estrear o uso de uma comunicação com satélites de órbita terrestre baixa — ou satélites LEO, na sigla em inglês — que possibilitará ligações sem a rede móvel como conhecemos atualmente.

De acordo com os detalhes, isso seria possível graças à adoção de uma versão personalizada do chip de banda Qualcomm X60 pelos novos celulares da Maçã. Esse componente é capaz de fazer a comunicação com os satélites LEO operados pela Globalstar — mesma empresa que trabalha com Starlink para o fornecimento do serviço de internet fixa da SpaceX — que permitirá a realização de chamadas telefônicas fora da área de cobertura da rede 4G e 5G.

Continua após a publicidade

Segundo os relatos de Kuo, o “cenário mais simples” para essa conectividade com os satélites LEO seria nos casos em que cada operadora trabalhasse com a Globalstar. Dessa forma, os usuários do iPhone 13 que possuem um plano com uma dessas empresas poderiam fazer as chamadas de rede via satélite sem a necessidade de contratar um pacote adicional com custos extras.

Enquanto a Apple já trabalha com essa solução, outras fabricantes devem esperar pelo menos até 2022 para começar a adotar o chip X65 da Qualcomm que também permitirá a comunicação com satélites para chamadas telefônicas livres de conexão móvel 4G ou 5G.

Fonte: MacRumors