Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iPhone 13: o que esperar da nova linha de celulares da Apple

Por| Editado por Wallace Moté | 08 de Setembro de 2021 às 11h00

Link copiado!

Concept Creator/LetsGoDigital
Concept Creator/LetsGoDigital
Tudo sobre Apple

Em setembro deste ano a Apple deve anunciar os iPhone 13 Mini, iPhone 13, iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max, que chegam para substituir a linha iPhone 12 revelada em outubro de 2020. A nova geração deve chegar sem muitas novidades, sendo mais uma geração de pequenas melhorias, segundo os muitos rumores que já circulam na internet.

O Canaltech decidiu, então, fazer um resumo com as principais mudanças esperadas para os novos modelos, baseado nos vários rumores que surgiram nos últimos meses e se intensificaram recentemente, nos dando uma boa ideia do que teremos em design, melhorias de câmera, tela e muito mais.

Design novo em todos os iPhone 13

Continua após a publicidade

O visual deve mudar pouco nessa nova geração. O notch deve ser finalmente reduzido, marcando a primeira mudança visual na linha desde o iPhone X. Apesar de não se tratar de apenas um furo ou câmera escondida sob a tela, ele deve ficar de tamanho semelhante ao que era visto no Asus Zenfone 5, por exemplo. Para isso, o alto-falante para chamadas deve se aproximar da borda superior, liberando espaço para que os outros sensores fiquem mais próximos.

Além disso, atrás, os iPhone 13 Mini e iPhone 13 devem ter um novo módulo de câmera, com câmeras alinhadas na diagonal em vez de ficarem verticalizadas, o que daria espaço para uso de sensores maiores. No caso dos aparelhos da série Pro, o módulo deve ter o mesmo formato, mas o tamanho físico deve aumentar, com as câmeras ocupando ainda mais da tampa traseira dos aparelhos.

Continua após a publicidade

iPhone 13 Pro com tela ProMotion de 120 Hz

O tamanho da tela deve permanecer o mesmo nessa geração, com todos usando tecnologia OLED no painel. O menor deve seguir com tela de 5,4 polegadas, enquanto o padrão e Pro com display de 6,1 polegadas e o maior com uma de 6,7 polegadas. Graças ao notch menor, porém, todos terão melhor aproveitamento frontal, garantindo maior área útil para reprodução de conteúdo.

Os iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max devem usar a tecnologia LTPO, que permitirá que ele tenha Tela Sempre Ativa, recurso visto há anos nos aparelhos, que funcionará de forma semelhante ao do Apple Watch, com a tela trabalhando em apenas 1 Hz.

Continua após a publicidade

Ainda sobre a taxa de atualização, os mais caros devem trazer suporte ao famoso ProMotion já usado nos iPads há anos, com taxa de atualização de até 120 Hz. Infelizmente os dois mais simples não devem ter essas novidades em específico, ganhando apenas melhorias pontuais de brilho e contraste na tela mas mantendo a taxa de 60 Hz da atual geração.

Desempenho ainda melhor com o A15 Bionic

Os aparelhos de 2021 da gigante de Cupertino devem trazer o novo processador da marca, que deve ser chamado A15 Bionic, sucessor direto do A14 Bionic presente na atual linha iPhone 12 e no iPad Air. Infelizmente, nenhuma informação sobre memória RAM foi revelada, mas, quanto ao armazenamento, rumores falam que o iPhone 12 Mini e o iPhone 12 devem seguir começando com 64 GB. No caso dos Pro, eles devem ser oferecidos em variantes com até 1 TB de memória, partindo de 128 GB.

Continua após a publicidade

Quanto à conectividade, todos devem seguir possuindo suporte a redes 5G, mas dessa vez todos os modelos vendidos ao redor do mundo devem ter o 5G mmWave, de maior velocidade. Além disso, o Wi-Fi 6E também deve dar as caras, que deve liberar conexão com frequência de 6 GHz, além das de 2,4 GHz e 5 GHz.

Novas câmeras para a linha iPhone 13

Segundo as informações, o iPhone 13 Pro Max será equipado com uma câmera de abertura f/1.5, uma das maiores do mercado, o que deve ajudar especialmente ao registrar fotos e vídeos em ambientes noturnos. Os outros iPhone 13, por outro lado, devem manter o sensor principal da atual geração, com abertura de f/1.6.

Continua após a publicidade

É esperado que a ultrawide traga melhorias mais significativas, com o sensor tendo abertura de f/1.8, lente 6P e autofoco. Na prática, o conjunto deve ter resultados muito melhores que o que é visto com o iPhone 12, que tem f/2.4 de abertura e foco fixo. Por fim, existe a chance de a câmera telefoto de 12 MP e zoom óptico de 2,5x do iPhone 12 Pro Max também ser adotada pelo futuro iPhone 13 Pro.

Outra novidade deve ser a adição de gravação de vídeo ProRes, que permite vídeos RAW no iPhone, podendo ser exclusivo dos modelos Pro da linha. O suporte à gravação de vídeo com modo retrato ativo também deve ser uma das grandes novidades, usando o sensor LiDAR para ajustar o efeito de profundidade em tempo real. Ele já auxilia a geração iPhone 12 Pro a conseguir modo retrato em fotos noturnas. É falado ainda de um sistema de filtros, que deve melhorar a aparência e as cores das fotos.

iPhone 13 vai ter bateria melhor?

As baterias também devem ter novos tamanhos. O iPhone 13 Pro Max deve ter uma célula de 4.352 mAh, enquanto o iPhone 13 Pro menor e o iPhone 13 padrão teriam uma bateria de 3.095 mAh. Por fim, o iPhone 13 Mini deve ter tanque de 2.406 mAh. Todos eles devem trazer suporte a carregamento rápido de 25 watts, que representa um pequeno mas bem-vindo aumento quando comparado aos 20 watts dos modelos atuais.

Continua após a publicidade

Quanto vai custar o iPhone 13?

Apesar de todas as novidades acima, é esperado que a Apple mantenha os preços nos novos aparelhos. Assim, o iPhone 13 Mini começaria com 699 dólares, enquanto o iPhone 13 tradicional custaria 799 dólares. Passando para os mais caros, o iPhone 13 Pro deve custar 999 dólares e o iPhone 13 Pro Max 1099 dólares. Porém, no caso dos preços no Brasil, ainda não existe uma previsão.

Quando o iPhone 13 será lançado?

Continua após a publicidade

A Apple confirmou um evento para o próximo dia 14 de setembro, onde provavelmente vai apresentar os seus quatro novos smartphones, além da nova geração do Apple Watch e dos fones AirPods.

Você tem o iPhone 12 ou algum antecessor? Esse resumo despertou seu interesse na futura geração? Sinta-se livre para responder em nossa seção de comentários, e fique de olho no Canaltech para ficar por dentro de tudo o que rolar sobre os próximos lançamentos da Apple.