Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iPhone 13 mostra ser opção confiável para fotos e vídeos em teste

Por| Editado por Wallace Moté | 08 de Outubro de 2021 às 16h14

Link copiado!

Apple
Apple

Com data marcada para chegar ao Brasil, o novo iPhone 13 mostrou ser um upgrade modesto, mas bem acertado em comparação ao iPhone 12. Diversos testes revelam haver um bom ganho em processamento, apesar das diferenças entre o modelo padrão e as variantes Pro, e um aumento considerável na autonomia de bateria, um dos pontos mais criticados na geração anterior.

Como apontaram os especialistas do DXOMARK, a tela também trouxe melhorias indiscutíveis, mesmo sem a adição de alta taxa de atualização, oferecendo maior precisão de cores e elevada legibilidade. Agora, o portal analisou a qualidade das câmeras do novo flagship da Apple e constatou que, assim como os outros aparelhos da família, o iPhone 13 é uma excelente opção para fotos e vídeos.

Cores agradáveis e precisas, mas acometido por artefatos

Continua após a publicidade

O conjunto de câmeras traseiras do iPhone 13 traz sensor principal de 12 MP com estabilização óptica avançada Sensor-Shift, acompanhado de lente ultrawide de 12 MP com campo de visão de 120°. A dupla é a mesma presente no iPhone 13 mini e, assim sendo, como comprovou o DXOMARK, a qualidade de imagem também é idêntica entre os dois modelos.

Como pontos positivos, os especialistas destacam exposição precisa e reproduzível, cores, balanço de branco e tons de pele agradáveis na maioria das condições de luz, foco automático rápido, preciso e reproduzível, bem como bom nível de detalhes em cenários iluminados e ambientes internos.

Outras qualidades incluem bom equilíbrio entre texturas e ruído em vídeos, além de balanço de branco preciso, transições fluidas e foco automático geralmente preciso nas gravações.

Continua após a publicidade

Já como pontos negativos, são apontados ruídos de luminância, especialmente em baixa luz, alcance dinâmico limitado em cenas mais desafiadoras, presença de artefatos como lens flare e quantização de cores, e baixo nível de detalhes com uso de zoom em médias e longas distâncias.

Também são problemas a presença de lens flare e ghosting em vídeos, especialmente em baixa luz, perda de detalhes nas gravações mesmo em cenários bem iluminados, diferenças de nitidez entre frames dos vídeos e resíduos de movimento.

Selfies mantêm qualidades e defeitos dos outros iPhone 13

Para selfies, o iPhone 13 emprega um conjunto dedicado para biometria via Face ID, que inclui a câmera frontal de 12 MP. As especificações são as mesmas de toda a família iPhone 13, e até mesmo da linha iPhone 12. Como consequência, todos entregam qualidade de imagem semelhante, com os mesmos pontos positivos e negativos.

Continua após a publicidade

Entre as qualidades, o DXOMARK aponta exposição precisa dos rostos, profundidade de campo ampla, alto nível de detalhes, estimativa de profundidade precisa, alcance dinâmico amplo, balanço de branco e exposição precisos em vídeos, além de alcance amplo do foco, permitindo que todos os objetos se mantenham focados em vídeos.

Entre as falhas, o portal indica ruído de luminância, imprecisão ocasional dos tons de pele, presença singela de artefato de distorção de rostos, baixa exposição do objeto quando o flash é usado, alta quantidade de ruído em gravações, especialmente em baixa luz, resíduos de movimentação e perda de detalhes em vídeos noturnos.

Exemplos de fotos

Continua após a publicidade

Exemplo de selfie

Continua após a publicidade

Exemplo de vídeo

Apple iPhone 13: boa opção para fotos de qualidade

Segundo o DXOMARK, o iPhone 13 é uma excelente opção para fotos e vídeos, entregando desempenho sólido na maioria das condições de luz. Compartilhando do mesmo hardware, o modelo apresenta qualidade de imagem idêntica à do iPhone 13 Mini, algo positivo quando consideramos que ambos oferecem resultados similares ao do robusto iPhone 12 Pro Max.

Continua após a publicidade

O aparelho é menos empolgante quando falamos em selfies, sofrendo com problemas como ruído e alcance dinâmico limitado, mas ainda é capaz de entregar boas selfies. Você confere a análise na íntegra neste link.

Apple iPhone 13: ficha técnica

  • Tela: Super Retina XDR OLED de 6,1 polegadas, com resolução de 2532 x 1170 pixels, HDR em Dolby Vision, HDR10 e HLG, taxa de atualização de 60 Hz
  • Chipset: Apple A15 Bionic
  • Memória RAM: 4 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB, 256 GB ou 512 GB
  • Câmera traseira: 12 MP (Principal, f/1.6, Sensor Shift OIS) + 12 MP (Ultra wide, f/2.4, 120°)
  • Câmera frontal: 12 MP (f/2.2)
  • Dimensões: 146,7 x 71,5 x 7,7 mm
  • Peso: 174 gramas
  • Bateria: 3.240 mAh com carregamento rápido de 20 W, recarga sem fio (15 W com MagSafe, 7,5 W no padrão Qi)
  • Extras: 5G, Bluetooth 5.0, Face ID, Wi-Fi 6, NFC, áudio estéreo, UWB, certificação IP68, carregamento e acessórios MagSafe
  • Cores disponíveis: Rosa, Azul, Meia-Noite (preto), Estelar (branco) e Vermelho (PRODUCT)RED
  • Sistema operacional: iOS 15

Fonte: DXOMARK (1, 2)