Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é o Sensor-Shift presente no iPhone 13?

Por| Editado por Wallace Moté | 22 de Setembro de 2021 às 09h00

Link copiado!

Apple
Apple

A Apple apresentou na última semana sua poderosa linha iPhone 13 composta de quatro modelos e, para a surpresa de muitos, tivemos a chegada da tecnologia de estabilização de imagem Sensor-Shift aos modelos mais baratos, algo exclusivo do iPhone 12 Pro Max na geração passada. Mas qual a diferença entre a novidade e as já conhecidas tecnologias de estabilização eletrônica de imagens (EIS) e estabilização óptica de imagens (OIS)? É o que o Canaltech vai te explicar agora.

Antes de entender o conceito do próprio Sensor-Shift da Apple é necessário entender a tecnologia presente no EIS e OIS, duas formas extremamente populares de estabilização de imagem que podem ser utilizadas de forma independente ou em conjunto.

O que é EIS?

Continua após a publicidade

A Estabilização Eletrônica de Imagem ("Electronic Image Stabilization" em inglês) é a forma mais simples e barata de compensar o movimento do corpo humano quando o celular está na mão de uma pessoa.

Tal ajuste é feito pelo software através do aplicativo de câmera do dispositivo. Assim, um zoom virtual é aplicado automaticamente para que o sistema tenha espaço para realizar a correção de estabilização.

Quando um movimento é identificado, o software interpreta a ação e move a imagem na direção oposta para compensar o movimento e manter a foto ou vídeo estável.

Continua após a publicidade

O que é OIS?

Já a Estabilização Óptica de Imagem ("Optical Image Stabilization" em inglês) representa os ajustes de imagem feitos pelo conjunto de lentes da câmera.

O princípio é o mesmo do EIS e permite que a imagem se mantenha estável com compensação de movimento, mas em vez de utilizar um zoom digital para realizar a correção, as lentes que compõem o conjunto de câmera se movem para reduzir o movimento.

Continua após a publicidade

Por um lado, tal solução permite maior qualidade de imagem visto que não realiza recortes na imagem, mas a estabilização óptica cria distorções visíveis quando há muito movimento, deformando regiões periféricas do vídeo.

Muitas fabricantes acabam optando pela combinação de estabilização óptica e eletrônica para criar um sistema de alta qualidade, resultando em imagens ainda mais nítidas com menos ruído. E agora a Apple expande o uso com sua mais nova aposta.

O que é estabilização Sensor-Shift?

Continua após a publicidade

Apresentada de forma exclusiva em 2020 para a câmera principal do iPhone 12 Pro Max, a tecnologia Sensor-Shift permite uma qualidade de imagem ainda maior por realizar compensação de movimento no sensor fotográfico, e não apenas nas lentes.

Tal mudança remove de vez os problemas de deformação comumente encontrados na estabilização OIS e permite que a correção seja feita pelo próprio sensor, atuando de maneira a compensar o movimento involuntário das mãos para criar imagens ainda mais fluidas e estáveis, além de ajudar a evitar borrões ao fotografar em ambientes noturnos.

Com o anúncio da linha iPhone 13, a Apple expande o uso do Sensor-Shift para todos os seus smartphones, incluindo não apenas o iPhone 13 Pro Max, mas também o iPhone 13 Pro, iPhone 13 e até o iPhone 13 mini.

Continua após a publicidade

Por enquanto apenas o módulo de câmera principal dos smartphones conta com a tecnologia Sensor-Shift, mas é esperado que a Apple implementa a tecnologia no restante das câmeras traseiras em um futuro breve.