Imagens mostram visual de novo celular de tela rolável da Huawei

Imagens mostram visual de novo celular de tela rolável da Huawei

Por Vinícius Moschen | Editado por Wallace Moté | 30 de Agosto de 2021 às 14h45
LetsGoDigital

Não é novidade que várias marcas estão planejando lançar smartphones com telas roláveis no futuro. Companhias como TCL e Samsung podem lançar dispositivos com essa tecnologia já no próximo ano, com mais rumores surgindo a cada dia. Nesta segunda-feira (30), renderizações divulgadas pelo LetsGoDigital mostram que a Huawei quer entrar com tudo nessa briga.

Tela traseira deve ajudar com selfies, mas é expsota a riscos e danos (Imagem: LetsGoDigital)

As imagens são baseadas em uma patente registrada pela marca recentemente, com uma tela que se estende para o lado e transforma o smartphone em um tablet. O aparelho teria três modos diferentes — contra apenas dois da patente da Samsung — que começam com um formato mais padrão de 6,5 polegadas, uma dimensão intermediária que aumenta a área de tela em 35% e finalmente uma versão final de 11 polegadas, com um acréscimo de 70% em relação à configuração inicial.

Uma novidade em relação a outros modelos de display rolável esperados de outras marcas é que a tela, quando fechada, pode ser utilizada na parte traseira do dispositivo, com implicações úteis para registro de selfies, por exemplo. Nesse aspecto, o aparelho se assemelha ao Mi Mix Alpha, celular protótipo da Xiaomi que nunca chegou a ser lançado oficialmente. Por outro lado, uma tela traseira é mais suscetível a riscos e quebras, além de dificultar a produção de capas protetoras.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Tela teria três estágios, um a mais do que a patente da Samsung (Imagem: LetsGoDigital)

Como a patente acabou de ser registrada, é provável que o lançamento de algum smartphone da Huawei com tela rolável ainda demore um tempo, isso se chegar ao mercado em algum momento. A LG, por exemplo, teve muito prejuízo depois de tentar colocar uma patente semelhante em prática e nunca concluiu o projeto — a marca fechou a divisão de celulares dois meses depois do registro.

Rolável vs Dobrável

Aparelho com tela rolável ainda pode demorar a chegar no mercado, se é que um dia chegue (Imagem: LetsGoDigitall)

Uma vantagem significativa em aparelhos com tela rolável, em comparação com telas dobráveis como no Galaxy Z Fold 3 ou Mi Mix Fold, é que teoricamente essa nova tecnologia exigiria muito menos espaço físico do dispositivo. Smartphones com tela dobrável ainda possuem espessura mais grossa em relação a celulares "normais".

Mesmo com tantos conceitos e renderizações de smartphones de diversas marcas, a tecnologia nunca foi disponibilizada para produção em massa de celulares. A LG é a única a apresentar uma tela rolável que pode ser comprada, em sua smart TV OLED R, que mostra como a inovação ainda custa caro: uma unidade do produto custa mais de 100 mil dólares (R$ 520.370, em conversão direta).

Fonte: LetsGoDigital

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.