Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung pode lançar novo Galaxy Z Fold com tela dobrável e rolável

Por| Editado por Wallace Moté | 24 de Agosto de 2021 às 10h46

Link copiado!

Reprodução/XDA Developers
Reprodução/XDA Developers
Tudo sobre Samsung

A Samsung registrou em fevereiro desde ano uma patente para telas de smartphones que são dobráveis e roláveis ao mesmo tempo, e a documentação foi disponibilizada nesta terça-feira (24). No total, são mais de 40 projetos desenhados com detalhes de como a tecnologia funcionaria, com construção semelhante ao Galaxy Z Fold 3. Já é rumorado desde o final de 2020 que a marca sul-coreana estaria trabalhando em um projeto assim, inclusive já com vídeos conceito divulgados. A companhia se junta a LG, OPPO e TCL, que já possuem suas patentes específicas para sistemas similares.

Quando fechado, o aparelho traz uma parte traseira bastante similar ao dobrável atual da marca, com as dobradiças tradicionais e design com três câmeras posicionadas verticalmente. Porém, ele não teria uma tela exterior, pois a função de rolar o display para o lado a substituiria. Duas versões são disponibilizadas nos projetos, em que cada uma possui a tela rolável voltada para a frente ou para trás. No modelo A, as lentes ficam voltadas para o mesmo lado do painel, possibilitando a captura de selfies com a lente principal, assim como já ocorre no Galaxy Z Fold.

Continua após a publicidade

O dispositivo com tela rolável também pode ser aberto como um livro, e sua parte interna não possui um furo para câmera, já que a Samsung provavelmente colocaria um sistema de lentes abaixo do display, tecnologia já inaugurada pela marca neste mês.

Samsung já mostrou teaser de tela rolável

Em maio deste ano, a Samsung Display (subsidiária de telas da Samsung) já divulgou um vídeo mostrando conceitos de novos tipos de tela, mas sem confirmar o lançamento efetivo de nenhum dos dispositivos que aparecem. A cena de encerramento do conteúdo mostra um smartphone com tela rolável, mas sem ser dobrável.

Continua após a publicidade

A ideia de smartphones com tela rolável não é nova, e já foi apresentada antes por marcas como a TCL com o "Fold'n Roll", aparelho que pode ficar dobrado com tela de 6,8 polegadas, aberto para revelar um display de 8,85 polegadas e então estendido para um tamanho de 10 polegadas.

A LG é outra marca que costuma apostar no mercado de telas roláveis, principalmente com a sua linha de TVs que apresentam a tecnologia e podem ser adquiridas por cerca de 100 mil dólares (R$ 533 mil em conversão direta). No mundo dos smartphones, nenhuma marca se arriscou ainda a disponibilizar para compra os seus aparelhos com tela rolável, mas o aumento na quantidade de patentes e projetos leva a crer que um lançamento oficial pode não estar muito longe — alguns rumores indicam que a Samsung planeja apresentar esse novo produto já em 2022.

Continua após a publicidade

Mesmo assim, é preciso ter paciência, pois o processo de engenharia de aparelhos pode demorar, especialmente os que trazem tecnologias nunca feitas antes.

Fonte: LetsGoDigital