Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Huawei P50 deve estrear o sistema Harmony OS de fábrica, diz rumor

Por| Editado por Wallace Moté | 08 de Março de 2021 às 16h45

Link copiado!

YouTube/Marques Bronwlee
YouTube/Marques Bronwlee
Tudo sobre Huawei

Nesta segunda-feira (8), um popular informante do mercado asiático revelou que a Huawei teria finalizado os testes para a segunda versão beta do Harmony OS no P50, próximo celular topo de linha da marca, seguindo o cronograma de disponibilização do sistema a partir de abril. Ao que tudo indica, o smartphone será o primeiro da marca equipado com o SO pré-instalado de fábrica.

De acordo com as fontes ouvidas pelo leaker, o novo sistema operacional da Huawei funcionou "perfeitamente" no P50 durante os testes da versão beta 2 para desenvolvedores e, agora, só falta refinar alguns pontos com o beta 3 do sistema antes de disponibilizá-lo para os usuários finais.

Provavelmente, o futuro topo de linha da chinesa será lançado um mês depois do previsto, em abril deste ano, mas marcará a estreia do Harmony OS nos smartphones da empresa. Além da série P50, o celular dobrável Mate X2, a família Mate 40 e o tablet MatePad Pro devem receber a atualização assim que o sistema for oficializado.

Continua após a publicidade

A série P50 estava sob muitas incertezas nos últimos meses, em meio a rumores de que a Huawei estaria planejando vender sua divisão de smartphones premium para "escapar" do mercado mobile para não ser ainda mais prejudicada com a falta de componentes e tecnologias originadas dos Estados Unidos. No entanto, parece que o lançamento da família vai acontecer, mesmo que um mês depois do previsto.

Segundo rumores, o novo carro-chefe da Huawei deve estrear, também, o primeiro sensor fotográfico do mundo com 1 polegada de tamanho, o Sony IMX800. Se confirmado, a peça da fabricante japonesa seria uma resposta direta ao recém-lançado ISOCELL GN2 da Samsung, que trouxe melhorias significativas no autofoco.

Harmony OS: alternativa ao Android (e também ao Windows)

Continua após a publicidade

Se você não está familiarizado com o nome, o Harmony OS é um sistema operacional para dispositivos criado pela Huawei para ser uma alternativa ao Android. O SO começou a ser desenvolvido em 2016, porém as primeiras informações sobre ele surgiram logo após as primeiras sanções dos Estados Unidos contra a Huawei, em meados de 2019, que bloquearam o acesso da chinesa ao Android e aos serviços do Google.

Atualmente, o Harmony OS já funciona em computadores, dispositivos vestíveis, carros elétricos e terminais domésticos automatizados. A ideia, aqui, é criar um ecossistema inteiramente conectado, sem depender de outras soluções, como o Android — inclusive, em agosto o CEO da divisão de consumo da Huawei, Richard Yu, declarou que o SO poderá não apenas substituir o Android nos celulares, como também o Windows no PC.

De acordo com uma lista não oficial vazada em novembro passado, mais de 40 celulares e tablets devem receber o Harmony OS em 2021, incluindo aparelhos das linhas intermediárias Nova. A lista, no entanto, também inclui smartphones da Honor, agora ex-subsidiária da Huawei, portanto ela deve estar desatualizada. De qualquer maneira, é possível ter uma ideia sobre quais linhas devem ser lembradas pela fabricante; confira no link abaixo:

Continua após a publicidade

Recentemente, o AppGallery, loga de apps e jogos da Huawei que será a principal plataforma do novo sistema operacional da marca, ultrapassou a marca de 530 milhões de usuários ativos, o que reforça as intenções da chinesa de competir diretamente com o Google e suas soluções em algum momento do futuro. Foi revelado, também, que a expectativa é equipar no mínimo 200 milhões de dispositivos com o Harmony OS em 2021, mas espera resultados bem maiores.

Fonte: Weibo