Galaxy S26 Ultra terá retorno de recurso profissional nas câmeras; entenda
Por Vinícius Moschen |

O Galaxy S26 Ultra poderá trazer o retorno da abertura variável entre os tops de linha da Samsung. Segundo o informante Ice Universe, a funcionalidade estará disponível na câmera principal do dispositivo.
- 7 dicas para tirar fotos melhores com seu celular Samsung
- Celular com câmera boa: 5 modelos até R$ 3 mil que tiram fotos bonitas
A abertura variável permite ampliar as opções criativas em fotos e vídeos, especialmente em aspectos como exposição à luz e profundidade de campo. Aberturas mais amplas dão um campo mais estreito, que resulta em um efeito realista de desfoque, como o das câmeras profissionais.
O recurso foi inaugurado em celulares da Samsung no lançamento do Galaxy S9, em 2018. Contudo, foi retirado a partir do Galaxy S20, de 2020.
Ainda não está claro se a tecnologia do S26 será de abertura realmente variável, com uma faixa de opções para escolha. É possível que a empresa opte por alternar entre apenas dois níveis de abertura, como ocorreu no Galaxy S9 capaz de operar em f/1.5 e f/2.4.
Para efeito de comparação, o Xiaomi 14 Ultra opera em aberturas entre f/1.6 e f/4.0, sem se limitar aos extremos. Quando menor o número após o “f”, maior a abertura, e mais evidente será o desfoque.
Galaxy S26 Ultra pode ter nova câmera telefoto
Também são esperadas novidades nos sensores do Galaxy S26 Ultra, com um novo componente de 50 MP para a teleobjetiva 3x. Para referência, a geração atual tem 10 MP.
Até o momento, não foram divulgadas informações concretas sobre mudanças nos outros sensores, incluindo a câmera principal de 200 MP, teleobjetiva 10x de 50 MP e ultrawide de 50 MP.
Mesmo assim, rumores já especularam que o dispositivo poderia trazer uma teleobjetiva de 200 MP, e componentes de até 320 MP. Por enquanto, a Samsung ainda não deu declarações oficiais sobre o tema.
Como o lançamento do Galaxy S26 Ultra ainda está relativamente distante, os rumores sobre o dispositivo são considerados escassos. Mesmo assim, o aparelho é esperado com uma bateria de até 7.000 mAh, com tecnologia inédita de carga.
Caso a Samsung não mude seu cronograma tradicional de lançamentos, o novo smartphone deve chegar apenas em janeiro do próximo ano. Até lá, mais informações sobre o dispositivo devem ser divulgadas por meio de novos vazamentos.
Leia mais no Canaltech:
- Samsung prepara inéditos fones de condução óssea; saiba como funcionam
- Novas fotos vazadas reafirmam visual peculiar do iPhone 17 Pro; veja imagens
- Huawei prepara primeiro celular dobrável 100% livre do Android