Galaxy S24 FE é encontrado em teste com Exynos 2400 mais lento
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |

Resultados encontrados no banco de dados do Geekbench 6 sugerem que o Galaxy S24 FE, esperado como o próximo topo de linha básico da Samsung, vai apostar em uma versão "mais lenta" do Exynos 2400, chip premium usado pela marca nos modelos mais simples da família Galaxy S24. Curiosamente, apesar da menor velocidade, o aparelho manteve a média de desempenho dos "irmãos" mais caros, podendo trazer grandes avanços de performance frente ao Galaxy S23 FE que usou um chip de geração anterior ao seu lançamento.
- Motorola Moto G85 é homologado com 5G e chega em breve ao Brasil
- Linha Honor 200 global estreia com preço agressivo e Snapdragon 8s Gen 3
O dispositivo aparece registrado pelo número de modelo SM-S721B — em comparação, o S23 FE adota o número SM-S711B —, código que sugere que esta será a versão destinada aos mercados globais, incluindo o Brasil. Ao que parece, a Samsung deve manter a estratégia das últimas duas gerações e oferecer nessas regiões o modelo com chip Exynos, mais precisamente o Exynos 2400.
Mesma plataforma do Galaxy S24 e Galaxy S24 Plus, o chip entrega desempenho competente, apesar de ainda não alcançar os esforços da Qualcomm com o Snapdragon 8 Gen 3, e simbolizou uma evolução considerável frente ao Exynos 2200. Dito isso, há uma mudança curiosa no S24 FE: o clock do núcleo mais poderoso do processador foi levemente reduzido de 3,21 GHz para 3,11 GHz, uma queda de 100 MHz.
Não há como definir com certeza os motivos por trás dessa decisão, mas podemos levantar algumas teorias, incluindo a aplicação de um modo de energia mais limitado para poupar bateria, ou mesmo uma forma de manter as temperaturas sob controle. O fato é que, mesmo com a limitação, o dispositivo praticamente não perde desempenho, atingindo pontuações similares às dos modelos mais caros da família.
Acompanhado de 8 GB de RAM e Android 14, o processador obteve 2.047 pontos em single-core e 6.289 pontos em multi-core, números muito próximos da média do Galaxy S24 padrão. Mais importante, os resultados representam uma grande evolução sobre o S23 FE e o Exynos 2200.
O modelo da geração anterior marca cerca de 1.600 pontos em single-core e 3.928 pontos em multi-core, o que coloca o S24 FE com vantagens de 28% e 60%, respectivamente. Na prática, o próximo flagship acessível da Samsung deve garantir uma experiência de uso diário bem mais fluida, tanto em tarefas leves quanto em atividades mais exigentes, como jogar e editar vídeos.
O teste também reforça que não falta muito agora para conhecermos o telefone — segundo os rumores, o dispositivo chega em algum momento do outono norte-americano (primavera brasileira), possivelmente em outubro, mesmo período de estreia do modelo do ano passado. Considerando que as informações estavam corretas a respeito do Galaxy Watch FE, é muito provável que elas também estejam corretas a respeito do S24 FE.
Fonte: GSMArena