Publicidade

Galaxy S23 Ultra tem facilidade de reparo reforçada em novo desmanche

Por| Editado por Wallace Moté | 01 de Março de 2023 às 12h08

Link copiado!

Wallace Moté/Canaltech
Wallace Moté/Canaltech

Depois do iFixit, foi a vez do YouTuber Zack Nelson, do canal JerryRigEverything, realizar o desmanche do Galaxy S23 Ultra, constatando como a novidade está mais fácil de ser consertada. Entre as diversas melhorias implementadas no telefone, Zack destaca a bateria, que pela primeira vez em anos pode ser removida sem o auxílio de ferramentas, álcool isopropílico ou risco de causar explosões por eventuais dobras no processo.

Como a maioria dos aparelhos Android, o desmanche começa pela tampa traseira, que já é o primeiro ponto positivo — mesmo com uma grande quantidade de adesivo, usado para garantir a certificação IP68 de resistência à água e poeira, a peça de vidro Gorilla Glass Victus 2 é simples e pode ser substituída com tranquilidade, havendo reposições bastante baratas em lojas online. Essa é uma grande vantagem frente aos iPhones, que cobram valores extremamente altos quando o vidro é quebrado por não ser possível separá-lo da estrutura do telefone.

Continua após a publicidade

Removendo alguns parafusos, proteções de plástico e as bobinas de NFC e recarga sem fio, Zack chega ao ponto alto do Galaxy S23 Ultra: a bateria. Graças à adição de uma pull tab, a lingueta usada para puxar o componente, esta é a primeira vez em 8 anos que a Samsung permite a remoção da célula de energia com facilidade — nas últimas gerações a gigante adotava uma quantidade exagerada de cola para mantê-la no lugar. A mudança faz com que a troca seja feita de forma mais ágil, e facilita sua retirada para reciclagem.

Zack enfatiza ainda mais alguns pontos importantes da construção, como os módulos de câmera mais fáceis de serem retirados, com poucos parafusos, o funcionamento da recarga da S Pen e a estrutura premium feita de um única peça de alumínio. Além disso, esclarecendo dúvida, o criador de conteúdo lembra que, apesar do microfone inferior estar posicionado ao lado do furo de remoção da gaveta de SIM, não há risco de um usuário desavisado ou desatento causar danos — a peça está protegida, instalada de maneira que a ferramenta não possa furá-la.

Remontando o aparelho, o YouTuber conclui como, apesar de não haver grandes mudanças no design externo, o mais recente smartphone premium da Samsung embarca diversas novidades importantes nos componentes internos que o tornam muito mais durável e fácil de reparar frente ao seu antecessor. Com isso, em vez de comprar um celular novo quando a bateria começar a apresentar problemas, por exemplo, o usuário pode trocá-la sem grandes dificuldades.

Continua após a publicidade

Além de menos complicado de se reparar, o Samsung Galaxy S23 Ultra tem chamado atenção pelo processamento aprimorado, capaz de rivalizar com o iPhone 14 Pro Max nos comparativos em que participa, pelas câmeras com sensor principal de 200 MP e a longa autonomia de bateria, outro avanço drástico frente ao Galaxy S22 Ultra. O lançamento da Samsung está à venda globalmente, inclusive no Brasil, onde o preço sugerido parte de R$ 9.499.

Samsung Galaxy S23 Ultra: ficha técnica

  • Tela: Dynamic AMOLED 2X de 6,8 polegadas, resolução Quad HD+ de 3080 x 1440 pixels, proporção 19,3:9, taxa de atualização variável entre 1 Hz e 120 Hz, amostragem de toque de 240 Hz (modo game), pico de brilho de 1.750 nits, HDR10+, Gorilla Glass Victus 2
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy
  • Memória RAM: 12 GB
  • Armazenamento interno: 256 GB, 512 GB ou 1 TB
  • Câmera traseira: 200 MP (Principal) + 12 MP (Ultrawide) + 10 MP (Telefoto, zoom óptico de 3x) + 10 MP (Telefoto Periscópio, zoom óptico de 10x)
  • Câmera frontal: 12 MP
  • Bateria: 5.000 mAh com carregamento rápido de 45 W
  • Dimensões: 78,1 x 163,4 x 8,9 mm
  • Peso: 234 gramas
  • Extras: 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.3, NFC, leitor de digitais ultrassônico sob o display, áudio estéreo com Dolby Atmos, carregamento sem fio de 15 W com recarga reversa, certificação IP68, UWB, S Pen embutida
  • Cores: preto, creme, verde e violeta
  • Sistema operacional: Android 13, sob a One UI 5.1

Fonte: JerryRigEverything