Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Galaxy S23 será primeiro celular a usar vidro Gorilla Glass Victus 2

Por| Editado por Wallace Moté | 27 de Janeiro de 2023 às 09h00

Link copiado!

Divulgação/Corning
Divulgação/Corning

Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (26), a Corning, fabricante de vidros responsável pelo famoso Gorilla Glass, confirmou que a família Samsung Galaxy S23 será a primeira a contar com o Gorilla Glass Victus 2, nova solução de resistência aprimorada anunciada no final do ano passado. A empresa também aproveitou a oportunidade para revelar que o vidro estreante foi certificado como um material mais amigável ao meio ambiente.

No anúncio, a companhia não cita explicitamente o Galaxy S23, afirmando apenas que "a próxima geração de topos de linha Samsung Galaxy" adotará o Victus 2. Como a linha S23 já está praticamente confirmada para ser a novidade apresentada no Galaxy Unpacked da próxima semana, diante dos incontáveis vazamentos, é possível deduzir que a Corning se refere à ela.

A revelação simboliza uma extensão da parceria entre a fabricante de vidros e a Samsung, que também foi a primeira marca a utilizar o Gorilla Glass Victus original, com a chegada da família Galaxy S21, e posteriormente o Gorilla Glass Victus Plus, adotado nos Galaxy S22.

Continua após a publicidade

A Corning aproveitou o comunicado para revelar ainda ter recebido a certificação Environmental Claim Validation da UL, conhecida por benchmarks como o 3DMark, que atesta que as promessas ambientais da solução são válidas — no caso, o novo vidro afirma ser composto de cerca de 22% de vidro reciclado.

Gorilla Glass Victus 2

Oficializado em novembro, o Gorilla Glass Victus 2 tem como principal novidade a capacidade de resistir a quedas de até 1 metro em concreto, um dos materiais mais duros que existem, e consequentemente perigoso para o corpo de vidro dos celulares modernos. A novidade também teria resistência a quedas de até 2 metros em asfalto, enquanto superfícies mais macias, como carpetes, representariam menor ameaça.

Continua após a publicidade

Um aspecto interessante é que, para obter esses dados, a Corning realizou baterias de testes que não apenas utilizaram esses tipos de materiais, como também lixas especiais de diferentes níveis de aspereza, considerando que qualquer região mais pontiaguda já poderia levar à quebra do vidro.

Ainda segundo a companhia, o Victus 2 teria atingido um ótimo equilíbrio entre ser resistente a riscos e a impactos, um dos maiores desafios da fabricante por representarem características opostas — quanto mais resistente a riscos (mais duro) um material for, mais propenso a quebrar ele é. Em contrapartida, quanto mais macio e, portanto, resistente à quebra, maior será a facilidade de riscá-lo.

Galaxy S23 estreia na próxima semana

Continua após a publicidade

Além do uso de Gorilla Glass Victus 2, a família Samsung Galaxy S23 terá como destaques o uso de uma versão customizada do novo processador Snapdragon 8 Gen 2, com frequências mais altas, que deve posicionar a linha como uma das mais poderosas do mercado. Os aparelhos devem trazer visual mais minimalista, abandonando módulos de câmeras em favor de lentes que "flutuam", aprimorar a qualidade da tela e trazer upgrades modestos de bateria.

Uma das principais novidades será a adição de um sensor de 200 MP no Galaxy S23 Ultra, que não apenas turbinaria o nível de detalhes das fotos e vídeos, como também aproveitaria a enorme quantidade de pixels para aprimorar a qualidade do zoom e dos registros noturnos, combinando software melhorado com a função de unir até 16 pixels em 1 para captar mais luz.

Os novos topos de linha da Samsung serão apresentados no evento Galaxy Unpacked marcado para a próxima semana, em 1º de fevereiro, às 15h no horário de Brasília.