Galaxy S22 com One UI 4.1 indica boa novidade para a RAM Plus
Por Eduardo Moncken • Editado por Wallace Moté |
Os Galaxy S22chegam ao mercado com a One UI 4.1, que apesar de não ser uma atualização massiva para a interface da Samsung, já traz novidades interessantes. Uma delas envolve a função RAM Plus. Ela agora pode reservar uma fatia flexível do armazenamento interno.
- Samsung lança linha Galaxy S22 com Snapdragon 8 Gen 1 e volta da S Pen
- Galaxy S22 e mais celulares Samsung serão atualizados até o Android 16
Assim, os Galaxy S22, Galaxy S22+ e Galaxy S22 Ultra já contam com a possibilidade de escolha entre 2, 4, 6 e até 8 GB de reserva do espaço interno para turbinar a memória RAM convencional. Essa quantidade fica reservada pelo sistema, que em tarefas de alta demanda usa o espaço para não sobrecarregar o sistema.
Na prática, 8 GB de memória RAM virtual não oferecem o mesmo que 8 GB de RAM real, já que as características dos componentes são diferentes. Mas o recurso é usado por várias marcas, e até no ambiente Windows, como forma de dar mais fôlego para o hardware através desse truque.
One UI 4.1 ou Galaxy S22?
O maior mistério do novo modo de funcionamento da RAM Plus envolve sua disponibilidade para outros smartphones. Como só os Galaxy S22 estão com a One UI 4.1, fica difícil saber se a ferramenta será reformulada para todos os aparelhos que contam com a função, ou se será um mecanismo exclusivo dos tops de linha.
Curiosamente, a função tem muito mais a oferecer a intermediários e básicos, que contam nativamente com menos memória RAM, que a um top de linha. Por outro lado, esses modelos geralmente oferecem armazenamento de menor velocidade, o que seria um limitador para a função.
Útil para celulares mais fracos
Se lançada para intermediários da linha Galaxy A, por exemplo, haveria maior flexibilidade para gerenciar o armazenamento interno — tipicamente menor nesse segmento. Por exemplo, até então a RAM Plus usa 4 GB fixos. Com as novas opções, o usuário poderia reservar apenas 2 GB para a ferramenta.
Vale lembrar que a Samsung vai levar quatro anos de atualização de SO para seus tops de linha mais recentes. A longo prazo, assim, a RAM Plus deve ajudar mais que hoje na trajetória de dispositivos da linha Galaxy S, Note, e Z.
Fonte: Android Headlines