Samsung lança recurso que libera mais memória RAM em seus celulares

Samsung lança recurso que libera mais memória RAM em seus celulares

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Setembro de 2021 às 11h15
Ivo/Canaltech

Meses depois da Xiaomi, a Samsung finalmente começou a liberar a atualização que permite liberar memória RAM virtual no celular. O pacote A528BXXU1AUH9 encaminhado às unidades de Galaxy A52s 5G vendidos na Índia deixa tomar um pouco do armazenamento como memória de trabalho para melhorar a usabilidade do aparelho em multitarefas.

A RAM Plus, como foi nomeada na One UI, consegue alocar até 4 GB de espaço de armazenamento como RAM virtual. A função, apesar de tentadora para se ter ativada a todo momento, só é habilitada em pontualmente, quando a demanda por memória é alta e a velocidade de acesso não é lá tão importante — ou seja, não pense que seu celular terá mais RAM naturalmente.

A quantidade alocada de RAM Virtual parece não ser ajustável (Imagem: Reprodução/SamMobile)

O gerenciamento do recurso pode ser feito direto do Menu de Configurações, dentro da seção Memória. Ao que as capturas do site SamMobile sugerem, não há formas de se ajustar a quantidade de RAM Virtual ou de desabilitar a função.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A mesma atualização também incluiu melhorias de estabilidade para a câmera, correções de bugs e melhorias de desempenho. Por enquanto, não há nenhuma previsão para a ampliação do recurso, mas talvez o Galaxy A52s 5G seja o primeiro modelo a receber a novidade em outras regiões. No Brasil, o intermediário ainda não é vendido oficialmente, mas ele já tem passagem pela Anatel.

Atualização também inclui melhorias para câmera, correções de bugs e otimização de desempenho (Imagem: Reprodução/SamMobile)

Para verificar se há atualizações disponíveis, você precisa ir em Menu de Configurações > Atualização de software > Baixar e Instalar. Se algum pacote estiver disponível, o download será iniciado automaticamente e será necessário reiniciar o aparelho para aplicar as mudanças.

Fonte: SamMobile

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.