Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Futuro Galaxy Note 22 pode ter S-Pen que vira câmera frontal pop-up

Por| Editado por Wallace Moté | 13 de Setembro de 2021 às 11h31

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung
Tudo sobre Samsung

Não vimos o Galaxy Note 21 este ano, pois a Samsung optou por investir seus esforços de produção e marketing nos novos dobráveis Galaxy Z Fold 3 e Galaxy Z Flip 3. Porém, esse não parece ser o fim da linha: apesar de agora a família S ter um modelo compatível com a S-Pen, a sul-coreana pode estar planejando uma nova geração do celular voltado à produtividade, dessa vez focando em inovação.

O Galaxy Z Fold 3 foi o primeiro celular da Samsung a contar com uma câmera escondida no display, o que não deve se repetir na família Galaxy S22, mas um possível Galaxy Note 22 pode trazer outro invento fotográfico. Isso porque uma patente que data de março deste ano revela um novo design de câmera “frontal” para o Galaxy Note, oferecendo o sensor fotográfico embutido na S-Pen.

Continua após a publicidade

Dessa forma, ele poderia ser acionado permitindo a saída parcial da caneta do corpo do smartphone, operando como uma câmera pop-up. Isso permitiria que o Galaxy Note entregasse painel frontal livre de notch, oferecendo corpo totalmente de tela e bordas reduzidas.

A S-Pen fotográfica também poderia fazer registros quando fora do celular. Esse seria um segundo grande passo para o acessório, que com a geração Galaxy Note 9 passou a contar com conectividade Bluetooth. Com esse novo conceito, ela ganharia a função adicional de funcionar como um bastão de selfies — com um botão próprio para os cliques fotográficos.

Por mais que a ideia principal seja utilizar a S-Pen para selfies, outros designs da patente indicam que até o conjunto completo de lentes poderia ser acoplado na caneta. Assim, as lentes wide traseira, ultrawide e sensor telefoto também poderiam ser utilizados de maneira mais versátil.

Air Gestures para fotos

Continua após a publicidade

Além de um botão físico, a S-Pen deste Galaxy Note poderia realizar ações a partir de gestos. Pode ser um complemento ao Air Gestures que já existe na linha, mas com movimentos específicos para a operação de câmera. Por exemplo, o usuário poderia fazer uma captura de imagem enquanto grava um vídeo. Atualmente é possível fazer isso através de um botão na interface do app fotográfico, no celular.

Como a Samsung quebrou uma tradição ao não anunciar um novo Galaxy Note no mês passado, é difícil prever quando a linha poderia retornar. Mesmo insiders não estão se comprometendo com datas para isso. Antes de qualquer novidade, parece que o Galaxy S21 FE deverá ser anunciado ao mercado. E após ele, o foco deverá ser a família Galaxy S22.

Vale lembrar que apesar de ter passado despercebida em 2021, a família Galaxy Note tem registro de direitos válidos até 2023 — e eles são renováveis. Desde 2011 a empresa vinha lançando um modelo flagship por ano, e não confirmou em momento algum que a série foi descontinuada de forma definitiva, apenas "dando um tempo" devido aos problemas globais de produção.

Continua após a publicidade

Fonte: Let's Go Digital