Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Galaxy A54 x S23 x iPhone 14: câmera de intermediário é top?

Por| Editado por Léo Müller | 31 de Março de 2023 às 14h26

Link copiado!

Eric Mockaitis/Canaltech
Eric Mockaitis/Canaltech

A Samsung anunciou o Galaxy A54 com destaque para as câmeras com recursos semelhantes aos da linha Galaxy S23. Em minha análise, eu elogiei bastante a qualidade, que achei bem próxima de um iPhone 14 em diversos cenários — e até melhor em outros.

Mas será mesmo que esta minha percepção se confirma em um comparativo entre os dois modelos? Peguei o intermediário da Samsung e o celular da Apple para descobrir. E levei também o topo de linha da sul-coreana para ver se o irmão mais barato chega perto do modelo premium.

Nos próximos parágrafos, você pode ler o que eu achei da comparação entre Galaxy A54, iPhone 14 e Galaxy S23 lado a lado. E também pode olhar com seus próprios olhos para os resultados de alguns dos cliques que fiz com os três aparelhos.

Continua após a publicidade

Como foi feito o comparativo?

A ideia do comparativo é entender se o Galaxy A54 realmente chega ao patamar de um topo de linha atual. Assim, peguei o intermediário da Samsung e saí com o Galaxy S23 e o iPhone 14 nos bolsos para tirar fotos de diversos cenários e comparar os resultados em um monitor posteriormente.

Todas as fotos foram clicadas mais de uma vez, e selecionei a melhor opção para comparar lado a lado. Muitos cenários foram descartados, pois fiz cliques semelhantes para confirmar a minha percepção ao analisar cada foto.

Lembro que fotografia é uma análise mais subjetiva do que técnica, e tentei me manter o mais imparcial possível na análise. As fotos estão todas disponíveis lado a lado em uma galeria no final da matéria para você olhar e tirar suas próprias conclusões.

Continua após a publicidade

Câmera principal

  • Galaxy A54: 50 MP, abertura f/1.8;
  • iPhone 14: 12 MP, abertura f/1.5;
  • Galaxy S23: 50 MP, abertura f/1.8.

A câmera principal do Galaxy A54 5G tem 50 MP de resolução, igual ao Galaxy S23. Mas não é por isso que se iguala em qualidade fotográfica, já que há diversos outros fatores que influenciam na hora de registrar uma imagem com o celular.

Continua após a publicidade

O intermediário da Samsung está um pouco abaixo do topo de linha em texturas e nitidez. E perde também nestes dois aspectos para o iPhone 14. Mas ele alcança uma boa faixa dinâmica e as cores são bastante precisas, com resultado bem próximo dos outros dois aparelhos.

Ou seja, em condições ideais de luz, o Galaxy A54 não fica tão atrás de modelos premium do mercado. Considerando que a maioria das pessoas tira fotos para usar nas redes sociais, a distância não fica tão visível assim.

Câmera ultrawide

Continua após a publicidade
  • Galaxy A54: 12 MP, abertura f/2.2;
  • iPhone 14: 12 MP, abertura f/2.4;
  • Galaxy S23: 12 MP, abertura f/2.2.

Ultrawide é a câmera que oferece campo de visão mais amplo, e geralmente tem qualidade um pouco inferior à da principal. No caso do Galaxy A54, a faixa dinâmica tem boa redução, assim como as texturas. Mas mantém uma boa precisão das cores.

Comparado a iPhone 14 e Galaxy S23, só achei a ultrawide do A54 um pouco mais escura. Esta câmera não costuma entregar alto nível de texturas, já que a ideia é dar uma visão mais ampla, como se você desse alguns passos atrás para fotografar.

Continua após a publicidade

Fotos noturnas

Aqui é o momento em que o Galaxy A54 consegue se destacar. Ao menos em alguns cenários, enquanto em outros, ele perde feio para o iPhone 14. Mas, no geral, o ‘Nightography’ da Samsung faz um trabalho excelente em melhorar nitidez e reduzir ruídos de fotos com pouca luz.

Achei que as cores, na maior parte das vezes, ficaram mais precisas no A54 do que no iPhone 14. O celular da Apple tem uma tendência de dar um tom mais esverdeado às fotos noturnas. E isso vale tanto para a câmera principal quanto para a ultrawide.

Continua após a publicidade

O ponto em que o celular da Samsung fica para trás é ao ativar automaticamente o modo noturno. Apesar de ser anunciado que ele faria isso, eu precisei fazer a troca manualmente em quase todas as fotos que tirei. Ele trocou sozinho nas selfies, mas não tanto nas câmeras traseiras.

O Galaxy S23 está alguns degraus à frente dos dois nas fotos noturnas. O topo de linha da Samsung é o melhor celular para estes cenários que eu já testei até hoje.

Câmera frontal

  • Galaxy A54: 32 MP, abertura f/2.2;
  • iPhone 14: 12 MP, abertura f/1.9;
  • Galaxy S23: 12 MP, abertura f/2.2.
Continua após a publicidade

As selfies são o maior ponto fraco do Galaxy A54 para o iPhone 14. A distância de texturas, faixa dinâmica, cores e nitidez é bem nítida nas fotos com a câmera frontal. É, possivelmente, o que vai entregar para muita gente que você tem em mãos um intermediário, e não um topo de linha.

Ainda assim, acho que o A54 faz um trabalho bem decente com a câmera frontal. Não se compara ao iPhone e nem ao Galaxy S23 — que eu acho melhor que o aparelho da Apple, inclusive —, mas tira selfies ótimas para redes sociais.

Exceto com pouca luz. O modo noturno da Samsung não consegue salvar muito as fotos com a câmera frontal do A54, ao menos não nos cenários em que eu testei. O iPhone 14 também não é muito bom nestes cenários, mas acho que ainda consegue nitidez e nível de texturas e ruídos um pouco melhores.

Continua após a publicidade

Vídeos

O Galaxy A54 não se iguala aos topo de linha na qualidade de vídeos. Além de ficar um pouco atrás no resultado final, ele está limitado ao 4K com 30 quadros por segundo. O Galaxy S23 já chega a 8K com 30 qps, enquanto o iPhone 14 vai a 4K com 60 qps.

O lado positivo é que a estabilização do intermediário é muito boa, apesar de ser melhor com a super estabilização ligada. E aí você fica limitado a uma resolução ainda menor, o 1080p com 30 quadros por segundo. Para redes sociais, está excelente. Mas não serve para uso profissional.

Galaxy A54: Vídeo frontal 4K 30 fps

Continua após a publicidade

Galaxy S23: Vídeo frontal 4K 30 fps

iPhone 14: Vídeo frontal 4K 30 fps

Continua após a publicidade

Câmera do Galaxy A54 se iguala à do iPhone 14 e do Galaxy S23?

Antes de concluir, lembro que conjunto fotográfico passa por várias questões, de hardware e software. Mesmo que o Galaxy A54 tivesse a mesmíssima câmera do iPhone 14, ou mesmo do Galaxy S23 Ultra, seu chip é menos potente e lida com as informações de maneira diferente.

Sendo assim, é verdade que o intermediário não está tão atrás dos topos de linha. Mas não se iguala a eles em qualidade fotográfica, exceto por um ou outro cenário muito específico. Mesmo nas fotos noturnas, o Galaxy A54 superou o iPhone 14 em alguns casos, mas ficou bem atrás em outros.

Mantenho minha recomendação pelo intermediário para quem não quer um topo de linha, mas quer um bom conjunto de câmeras. Está claro que o aparelho da Samsung tira fotos muito boas, mesmo alguns degraus abaixo dos topo de linha atuais.

Mas, se você busca a melhor qualidade possível em fotografias e vídeos com o celular, Galaxy S23 e iPhone 14 ainda são inigualáveis. Ao menos comparando com modelos intermediários.

🛒 Veja o preço do Galaxy A54 no Magalu

🛒 Veja o preço do Galaxy A54 no Zoom

🛒 Veja o preço do Galaxy S23 no Magalu

🛒 Veja o preço do iPhone 14 no Magalu