Publicidade

EMUI 11 pode ser a última versão do software antes da Huawei abandonar o Android

Por| 28 de Outubro de 2020 às 15h15

Link copiado!

Reprodução/Huawei
Reprodução/Huawei
Tudo sobre Huawei

Impedida de usar os serviços proprietários do Google em seus celulares, a Huawei caminha cada vez mais para a adoção de seu próprio sistema operacional Harmony. Segundo um executivo da fabricante chinesa, parte da estrutura do novo SO para smartphones já está em uso na personalização EMUI, e a integração entre os sistemas pode resultar no não lançamento de uma possível EMUI 12.

Para recapitular, a EMUI é o pacote de personalizações usado pela Huawei sobre a base de código-aberto do Android, semelhante à Xiaomi MIUI ou à Samsung One UI. Com a proibição de uso dos serviços do Google, a EMUI ganhou mais recursos, integrando algumas alternativas da marca chinesa aos apps da gigante das buscas.

Wang Chenglu, presidente do departamento de software da Huawei, revelou em entrevista que a EMUI 11 já compartilha parte das estruturas criadas para o sistema caseiro da fabricante. O site MyDrivers chegou a comparar a personalização a uma prévia do Harmony OS, abrindo a possibilidade para que não exista uma EMUI 12.

Continua após a publicidade

Uma migração com base na EMUI poderia facilitar a transição não apenas dos desenvolvedores de apps, como também dos usuários, que não precisariam se adaptar a um sistema totalmente inédito. A migração da experiência de uso do Android para outro SO já foi tentada por exemplo pela Samsung com seus sistemas Bada e Tizen no passado, que contavam com uma interface semelhante à TouchWiz usada pela fabricante sul-coreana.

No caso da EMUI 11, o compartilhamento de tecnologias com o Harmony OS é tamanho que os celulares com a skin devem ser os primeiros a receber o novo sistema. O cronograma de desenvolvimento do sistema operacional da Huawei prevê que o Harmony OS estará pronto para uso em celulares já em 2021.

Fonte: MyDrivers