Rival do Android feito pela Huawei deve estrear na linha Mate 40; saiba mais

Por Rubens Eishima | 05 de Outubro de 2020 às 16h20
Reprodução/Huawei

Após anunciar o lançamento da versão 2.0 de seu sistema operacional Harmony (ou HongMeng OS), a Huawei divulgou que ele será oferecido para instalação em alguns celulares da marca. Um perfil na rede social Weibo afirma que teve acesso ao cronograma de lançamentos e publicou que o sistema deve chegar primeiro aos smartphones equipados com o processador Kirin 9000, entre eles a esperada linha Mate 40.

Por enquanto, a documentação do HarmonyOS 2.0 está disponível para desenvolvedores de apps para smart TVs, relógios e painéis automotivos. A Huawei anunciou no começo do mês passado que lançará o kit de desenvolvimento de apps para celulares em dezembro.

Sistema estreia antes em televisores, relógios e alto-falantes (Imagem: divulgação/Huawei)

De acordo com a publicação na rede social, os primeiros celulares a receber o novo sistema serão os equipados com o inédito processador Kirin 9000 — que, segundo os boatos, será usado no Mate 40 —, seguido dos celulares com o Kirin 990 5G (encontrado em algumas versões das linhas P40, Mate 30, Honor 30 Pro e V30 Pro).

Depois chega a vez de alguns celulares com os processadores Kirin 990 4G e 820, além dos modelos com o chip 985. A lista termina com os smartphones equipados com os chips Kirin 810 e 710.

O cronograma de compatibilidade divulgado pela Huawei em sua conferência para desenvolvedores revela que a empresa só espera tornar o sistema compatível com celulares de mais de 4 GB de memória RAM daqui a um ano, então é melhor não criar muita expectativa para instalar o novo sistema operacional chinês.

Fonte: CDK

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.