Publicidade

E-mail confirma planos de Steve Jobs para lançar um "iPhone nano" em 2010

Por| Editado por Claudio Yuge | 20 de Agosto de 2021 às 20h20

Link copiado!

Jonas Vandermeiren/Unsplash
Jonas Vandermeiren/Unsplash
Steve Jobs

A disputa judicial entre Apple e Epic Games revelou que a Gigante de Cupertino tinha planos para lançar um iPhone de tamanho ainda mais compacto, confirmando rumores que circulavam desde 2008 e que ganharam mais notoriedade em 2011, mas que obviamente nunca se tornaram realidade.

Enviado por Steve Jobs em 24 de outubro de 2010, o e-mail revela que o "iPhone nano" tinha plano de desenvolvimento e que este poderia ser sua nomenclatura definitiva.

Continua após a publicidade

Na imagem acima podemos ler ao fim da página um último tópico descrito como "plano do iPhone nano" com dois subtópicos: "meta de custo" e "exibir modelo (e/ou renderizações) - Jony", este último sendo uma provável indicação para Jony Ive, chefe de design da Apple na época.

Ainda na lista é possível notar que, para sua estratégia de 2011, a Apple considerou a criação de um modelo de iPhone de baixo custo baseado no iPod Touch para substituir o iPhone 3GS. Não sabemos se o iPhone nano seria tal dispositivo.

Mini é o novo Nano

Continua após a publicidade

Há mais de uma década a Apple apresentava seus dispositivos mais compactos com a denominação nano para indicar que eram extremamente finos, leves e pequenos.

A chegada do iPod nano de sexta geração com tela sensível ao toque em 2010 poderia ter sido um indício de que a Apple preparava um iPhone nano com tela ainda menor que o painel de 3,5 polegadas presente no iPhone 3GS.

Hoje, com o iPod praticamente esquecido pela Apple, a nomenclatura para dispositivos compactos deixa de lado o "nano" para adotar o "mini", tendo a empresa já apresentado o iPhone 12 mini, Mac mini e HomePod mini, estando próxima de anunciar também a nova geração do iPad mini.

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge