SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Dimensity 9300 supera Snapdragon 8 Gen 3 em novo teste vazado

Por| Editado por Wallace Moté | 20 de Outubro de 2023 às 08h40

Link copiado!

Divulgação/Mediatek
Divulgação/Mediatek
Tudo sobre MediaTek

Esperado como o próximo chipset premium da MediaTek, o Dimensity 9300 foi encontrado em novo teste no banco de dados do Geekbench, equipando um smartphone desconhecido da Oppo. Além de reforçar a ficha técnica vazada recentemente, os resultados indicam que a plataforma será mais poderosa que o Snapdragon 8 Gen 3, ainda que a diferença não seja tão gritante quanto sua suposta configuração de CPU possa indicar.

A novidade está registrada no Geekbench 6.1.0 em um smartphone desconhecido da OPPO, com número de modelo PHZ110, que traz Android 14 e 16 GB de RAM — conjunto que sugere que podemos estar vendo o OPPO Find X7, ainda que a identificação não corresponda aos números de modelo da geração anterior. O que realmente chama atenção é a configuração de CPU do suposto Dimensity 9300, que reforça as especificações indicadas pelo leaker Digital Chat Station em rumores recentes.

O chip traria oito núcleos divididos em grupos de 1 + 3 + 4, mas não é possível confirmar quais foram os tipos selecionados pela MediaTek. Sabe-se apenas que o grupo mais potente deve rodar a até 3,25 GHz, enquanto o trio de núcleos do meio atingem 2,85 GHz. Por fim, o quarteto de núcleos mais simples atingiria 2,0 GHz. Os metadados do teste também apontam para a presença da nova GPU Immortalis-G720 com 12 núcleos, anunciada pela ARM no início do ano.

Continua após a publicidade

Se Digital Chat Station estiver realmente correto, essa CPU apostará em um conjunto bastante agressivo de núcleos, trazendo quatro Cortex-X4 de máxima performance nos dois grupos mais velozes, e quatro Cortex-A720 no grupo mais simples, sem a presença do núcleo Cortex-A520 focado em baixo consumo. Essa combinação não é inédita, mas havia sido vista apenas em notebooks até o momento, com soluções como o Snapdragon 8cx Gen 3.

O vazamento do benchmark sugere que a aposta arriscada teria garantido uma vitória para a MediaTek, ao menos em partes. O Dimensity 9300 estaria entregando 2.139 pontos em single-core, e 7.110 pontos em multi-core, conseguindo assim superar o rival direto da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 3, que atingiria 2.234 pontos com um núcleo e 6.807 pontos com todos os núcleos. A diferença em single-core fica na margem de erro, já que ambos utilizam o Cortex-X4, mas a distância de apenas 5% em multi-core surpreende.

Continua após a publicidade

Ao que se sabe, o novo Snapdragon adotará uma configuração de CPU de 1 + 5 + 2, sendo um Cortex-X4 a 3,3 GHz, cinco Cortex-A720 a 3,2 GHz e dois Cortex-A520 de alta eficiência a 2,7 GHz. Em teoria, por ser equipado com mais núcleos de máxima performance, o Dimensity 9300 deveria oferecer uma vantagem muito maior. Com isso em mente, é possível levantar algumas hipóteses.

A primeira é que o teste em questão pode ser falso — já houve casos relatados no passado de registros incorretos no banco de dados do Geekbench, que são removidos com o tempo. Também não se pode descartar a chance do chip da MediaTek utilizar uma configuração tradicional de núcleos, combinando um Cortex-X4, três Cortex-A720 e quatro Cortex-A520, o que faria o resultado ser impressionante, especialmente diante das frequências de operação mais baixas em relação ao Snapdragon.

Continua após a publicidade

No entanto, há uma terceira possibilidade, bem mais preocupante: um eventual superaquecimento, decorrente do uso de quatro Cortex-X4, a ponto de forçar um gargalo de desempenho para manter as temperaturas sob controle. Com o gargalo aplicado, o Dimensity 9300 não conseguiria entregar todo o potencial da CPU, oferecendo assim a vantagem modesta de 5%. Mais grave seria o impacto na bateria, já que a combinação agressiva também poderia consumir muita energia.

Seja como for, há uma vantagem, e eventuais problemas de aquecimento e consumo excessivo não passam de especulação no momento. Vai ser preciso aguardar pelo lançamento oficial da plataforma para sabermos o que de fato a MediaTek preparou para 2024. Ainda não há informações de quando veríamos a novidade ser apresentada, mas se a gigante mantiver o cronograma dos últimos anos, o novo Dimensity deve ser revelado ainda em outubro.

Fonte: via MySmartPrice