Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Galaxy A52 vs Galaxy M51: câmeras melhores ou bateria gigante?

Por| Editado por Wallace Moté | 06 de Maio de 2021 às 13h00

Link copiado!

Renan da Silva Dores/Canaltech
Renan da Silva Dores/Canaltech
Tudo sobre Samsung

As linhas Galaxy A e M dividem o posto de família mais atrativa no mercado de smartphones intermediários no Brasil, cada uma com seu diferencial: enquanto a primeira une design atraente e recursos de câmera mais chamativos, a segunda se destaca pela promessa de longa autonomia — não à toa, os modelos Galaxy A51 e M51 foram uns dos mais interessantes da Samsung no ano de 2020.

Para 2021, a coreana atualizou a linha Galaxy A com o A52, apostando em tela de maior qualidade, desempenho mais potente e câmeras mais ainda mais atraentes. No entanto, ele pode acabar decepcionando quem procura boa autonomia de bateria, já que não evoluiu muito em relação à geração passada. Nesse cenário, o Galaxy M51 está à venda no Brasil como o smartphone de maior capacidade de bateria da Samsung, mesmo que possua um conjunto inferior em outros pontos.

Mas, afinal, vale mais a pena apostar em um aparelho intermediário de 2021, que traz diversos recursos interessantes e uma bateria menor, ou em um modelo do ano passado com a maior bateria disponível no Brasil e configurações mais simples? Pensando em responder essa pergunta, colocamos o Galaxy A52 e o Galaxy M51 lado a lado para um duelo de especificações.

Continua após a publicidade

Construção e design

Como ambos os smartphones têm, aproximadamente, seis meses de diferença entre os lançamentos, suas inspirações mudaram conforme a Samsung apresentou novos aparelhos: o Galaxy M51 pega muitas semelhanças da linhas Galaxy S20 e Galaxy A71, com o módulo de câmeras em formato de "peça de dominó" (ou "cooktop") e o furo na tela para abrigar uma câmera frontal.

Já o Galaxy A52 se inspira principalmente no design dos novos Galaxy S21, trazendo um conjunto fotográfico traseiro bem mais espaçoso, dando a impressão de que se trata de um smartphone com peças mais premium. Outra diferença está no próprio visual: enquanto o A52 tem uma tampa fosca com a mesma cor do módulo de câmeras, o M51 apresenta uma traseira brilhante que risca com facilidade.

Continua após a publicidade

Ainda assim, é bom destacar que estamos falando de plástico como material principal nos dois aparelhos. Uma vantagem muito bem-vinda do celular mais novo é a construção resistente a água e poeira, cortesia da certificação IP67, que garante submersão em até um metro de profundidade em água doce por até 30 minutos. A geração de 2021 marca o retorno da funcionalidade à linha Galaxy A três anos depois.

Tela

Continua após a publicidade

Quando do assunto é tela, tanto o Galaxy A52 quanto o M51 são equipados com um painel Super AMOLED, característica bastante comum entre os intermediários da Samsung. Na prática, a tecnologia garante maior alcance de brilho e contraste perfeito com preto "de verdade". O A52 traz cerca de 33% mais brilho em relação aos modelos lançados em 2020, segundo a própria empresa.

Além disso, o celular de 2021 foi um dos primeiros das linhas Galaxy intermediárias com taxa de atualização mais alta, no caso, 90 Hz — quanto maior o número, mais fluida será a tela em conteúdos multimídia compatíveis, como jogos e navegação no sistema. Vale lembrar, no entanto, que Galaxy A52 tem um display menor quando comparado com o Galaxy M51: são 6,5 polegadas contra 6,7''. A resolução, independentemente do tamanho, continua Full HD+.

Câmeras

  • Samsung Galaxy A52: 64 MP (principal, f/1.8) + 12 MP (ultrawide, f/2.2) + 5 MP (macro, f/2.4) + 5 MP (profundidade, f/2.4) + 32 MP (frontal, f/2.2);
  • Samsung Galaxy M51: 64 MP (principal, f/1.8) + 12 MP (ultrawide, f/2.2) + 5 MP (macro, f/2.4) + 5 MP (profundidade, f/2.4) + 32 MP (frontal, f/2.0).
Continua após a publicidade

Se considerar apenas os números, tanto o Galaxy A52 quanto o M51 possuem câmeras idênticas, mas não é bem assim. Os dois têm quatro câmeras traseiras, com principal de 64 MP, ultrawide de 12 MP e duas auxiliares de 5 MP, sendo uma macro e outra de profundidade.

No entanto, a principal vantagem do celular mais novo é a presença da tecnologia de estabilização óptica de imagem na câmera principal, diferente da estabilização feita por software do modelo mais antigo. No dia a dia isso significa que o A52 pode gravar vídeo com tremedeiras reduzidas, além de fotos mais nítidas em ambientes de iluminação precária. Esse recurso é muito visto em smartphones premium, por isso é muito interessante ver no segmento intermediário.

Uma ligeira vantagem do Galaxy M51 está na câmera frontal: os dois trazem 32 MP para selfies, mas o modelo de 2020 tem uma abertura maior, o que tende a melhorar a qualidade das fotos em cenários noturnos.

Continua após a publicidade

Processamento e memória

  • Samsung Galaxy A52:Qualcomm Snapdragon 720G Octa-core (2x2.3 GHz Kryo 465 Gold & 6x1.8 GHz Kryo 465 Silver);
  • Samsung Galaxy M51: Qualcomm Snapdragon 730G Octa-core (2x2.2 GHz Kryo 470 Gold & 6x1.8 GHz Kryo 470 Silver).

Tanto o Galaxy A52 quanto o M51 usam uma combinação de CPUs que incluem dois núcleos de alto desempenho e seis núcleos de baixo consumo. O Snapdragon 720G presente no A52 é mais veloz, pois suas CPUs Kryo 465 Gold (baseada no Cortex-A76) operam a 2,3 GHz, mas elas são menos poderosas em termos de processamento que a Kryo 470 Gold do Snapdragon 730G, que trabalha com menos frequência e, ainda assim, entrega melhor desempenho.

Em relação à GPU, os dois utilizam a Adreno 618, porém o Snapdragon 730G tem frequências ligeiramente mais altas — na prática, no entanto, a diferença entre os dois não deve ser muito significativa. Por ser mais atual, o Snapdragon 720G traz um processador de sinal mais atual, além de suporte para Bluetooth 5.1, contra 5.0 do 730G.

Continua após a publicidade

No Brasil, os dois smartphones podem ser encontrados em apenas uma versão de memória, com 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno, ambos com suporte para expansão via cartão de microSD.

Bateria e recursos

Se o Galaxy A52 se mostrou superior ao modelo de 2020 em tela, construção e câmeras, na autonomia de bateria o jogo vira para o lado do Galaxy M51. Característica principal da linha Galaxy M, ele é equipado com uma bateria de 7.000 mAh, capacidade mais alta entre os smartphones à venda no Brasil. O Galaxy A52, por sua vez, tem um tanque de 4.500 mAh, o que é considerado ok para os padrões de hoje, mas abaixo de grande parte dos intermediários disponíveis por aqui.

Continua após a publicidade

A bateria grande do M51 não só garante mais tempo longe da tomada, como também possui a função de dividir sua energia para outro smartphone através do Reverse Charging. Uma semelhança dos dois é o suporte ao carregamento rápido de 25 W, mas proporcionalmente o A52 deve conseguir recarregar sua bateria mais rápido. Vale destacar que ambos trazem tecnologia de aproximação NFC e rádio FM.

Uma vantagem do Galaxy A52 — que não víamos em um celular intermediário da Samsung há anos — é a resistência contra água e poeira, cortesia da certificação IP67, que garante submersão em até um metro de profundidade em água doce por até 30 minutos. O celular mais recente também se destaca na presença de som estéreo, enquanto o M51 tem apenas um alto-falante na parte de baixo para som mono.

Conjunto melhor ou bateria gigante?

Continua após a publicidade

O Galaxy A51 foi um dos grandes smartphones intermediários à venda no Brasil em 2020 e o seu sucessor tem tudo para manter a sua tradição: ele tem tela mais fluida, melhor desempenho para jogos, design mais interessante e câmeras mais premium, sem falar da presença do IP67 para proteção contra água e poeira.

No entanto, assim como seu antecessor, ele pode acabar decepcionando na bateria, e é aí que o Galaxy M51 entra. Seu tanque de 7.000 mAh é suficiente para passar mais de um dia tranquilo longe da tomada, coisa que muitos celulares hoje não conseguem. Não só isso, ele traz ainda desempenho mais robusto que o Galaxy A52 e não deixa muito a desejar em câmeras, o que deixa a escolha basicamente no preço de cada um e no quão importante é a experiência de consumo de mídia para você.

No final, o que deve pesar na hora de escolher entre o Galaxy A52 e o Galaxy M51 é o que você mais preza em um smartphone atualmente: conjunto levemente inferior, mas bateria gigante (Galaxy M51); ou conjunto levemente superior, mas bateria que pode não ser suficiente para o seu uso (Galaxy A52).

E aí, qual dos dois é o melhor para você? Conte-nos abaixo, no campo dos comentários! Independentemente da escolha, deixaremos links confiáveis abaixo com as melhores ofertas dos dois aparelhos! Aproveite!

Continua após a publicidade

Galaxy A52 vs. Galaxy M51: ficha técnica

Galaxy A52Galaxy M51
Tela

6,5 polegadas

Full HD+ Super AMOLED

90 Hz

6,7 polegadas

Full HD+ Super AMOLED

60 Hz

ChipsetQualcomm Snapdragon 720GQualcomm Snapdragon 730G
RAM6 GB6 GB
ROM128 GB128 GB
Câmera traseira64 MP + 12 MP + 5 MP + 5 MP64 MP + 12 MP + 5 MP + 5 MP
Câmera frontal32 MP32 MP
Bateria4.500 mAh7.000 mAh
Recursos extrasrecarga de 25 W, NFC, som estéreo, IP67, 4G, BT 5.0recarga de 25 W, Reverse Charging, NFC, 4G, BT 5.0