Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nokia 5.4 vs Nokia 5.3: o que muda entre as gerações?

Por| Editado por Wallace Moté | 24 de Abril de 2021 às 17h00

Link copiado!

Diego Sousa/Canaltech
Diego Sousa/Canaltech
Tudo sobre Nokia

A Nokia quer ser relevante no Brasil novamente e aposta no segmento intermediário para reconquistar o bolso coração dos brasileiros. O Nokia 5.4 é o smartphone mais recente da empresa lançado no Brasil e chega para substituir o Nokia 5.3, que chamou a atenção em 2020 por suas configurações intermediárias satisfatórias e sistema operacional Android "puro", mesmo que não tenha se destacado em câmeras.

O lançamento evolui em alguns pontos quando comparado com o seu antecessor, embora mantenha algumas características duvidosas para os padrões mais atuais. Mas, afinal, o que mudou entre as gerações? Colocamos o Nokia 5.4 e o Nokia 5.3 lado a lado para destacar suas principais diferenças e semelhanças. Vale mencionar que os dois smartphones estão à venda no Brasil, portanto deixaremos links confiáveis no final desta matéria para caso você tenha se interessado por algum deles.

Construção e design

O Nokia 5.4 não evoluiu muito em design em relação ao seu irmão mais antigo, mas vale comentar algumas particularidades: a versão mais recente tem uma tampa traseira que segue de plástico, porém o acabamento é brilhante, em vez do fosco do Nokia 5.3. Na prática, isso deve passar a sensação de aparelho mais premium, embora ambos sejam construídos de plástico.

Continua após a publicidade

Além da construção, outra mudança está na disposição das câmeras, principalmente a de selfies. Finalmente a HMD substituiu o notch em formato de gota, muito usado em smartphones lançados ao longo de 2019, e passou a usar o recorte circular na própria tela, o que dá um maior aproveitamento da parte frontal. Apesar de diminuir a borda na região superior, os dois ainda contam com o logo da Nokia na parte inferior, dando uma espécie de "queixo" que pode não agradar quem procura um aparelho com aspecto mais atual.

Já na traseira, o módulo fotográfico continua em formato circular, algo já característico dos celulares da HMD/Nokia — a única diferença está no posicionamento do flash de LED, que agora se encontra fora da peça, no lado esquerdo. O leitor de impressões digitais também não sofreu alterações e está posicionado logo abaixo das câmeras.

Continua após a publicidade

Tela

Tanto o Nokia 5.4 quanto o Nokia 5.3 possuem a mesma tela com tecnologia IPS LCD e resolução HD+, 1.600 por 720 pixels. No entanto, o smartphone mais antigo tem um display ligeiramente maior, 6,5 polegadas, contra 6,35'' do mais modelo mais recente.

Como comentado mais acima, o Nokia 5.4 oferece um furo na tela para a câmera frontal, opção que traz consigo um melhor aproveitamento de tela. O Nokia 5.3, por outro lado, ainda aposta no já datado notch em formato de gota.

Câmera

Continua após a publicidade
  • Nokia 5.4: 48 MP (principal), 5 MP (ultrawide), 2 MP (profundidade), 2 MP (macro), 16 MP (frontal);
  • Nokia 5.3: 13 MP (principal), 5 MP (ultrawide), 2 MP (profundidade), 2 MP (macro), 8 MP (frontal).

Quando o assunto é fotografia, ambos trazem um conjunto quádruplo na traseira com configurações bem parecidas: os dois contam com uma câmera ultrawide de 5 MP, uma macro de 2 MP e um sensor dedicado para medição de profundidade, este com 2 MP. Na câmera principal, no entanto, o Nokia 5.4 se destaca pelos seus 48 MP, contra apenas 13 MP do modelo mais antigo.

Além da diferença no sensor principal, o Nokia 5.4 oferece mais recursos exportados dos smartphones mais potentes da marca, como o Modo Cinema, que captura vídeos a 24 quadros por segundo (fps), o padrão da indústria cinematográfica, na proporção 21:9. O celular também teve o atraso do obturador da câmera reduzido a zero, prometeu a empresa, o que deve garantir cliques mais instantâneos.

Continua após a publicidade

Assim como a maioria dos celulares intermediários mais atuais, a inteligência artificial está presente e oferece Modo Noite, detecção de cenas, Modo Retrato e gravação de vídeos com HDR ativo. Por falar em vídeos, ambos são capazes de fazer vídeos a 4K a 30 fps ou Full HD a 60 fps. Para selfies, o Nokia 5.4 traz o dobro de resolução do irmão: 16 MP contra 8 MP.

Processamento e memória

  • Nokia 5.4:Qualcomm Snapdragon 662 Octa-core (4x2.0 GHz Kryo 260 Gold & 4x1.8 GHz Kryo 260 Silver);
  • Nokia 5.3: Qualcomm Snapdragon 665 Octa-core (4x2.0 GHz Kryo 260 Gold & 4x1.8 GHz Kryo 260 Silver).

À primeira vista, pode parecer que o Nokia 5.4 retrocedeu em desempenho por conta do processador Snapdragon 662 — já que o Nokia 5.3 é equipado com o 665 —, mas não é bem assim: ambos trazem os mesmos oito núcleos de processamento divididos em dois: quatro Kryo 260 Gold (baseados no Cortex-A73) de alto desempenho rodando a 2 GHz e outros quatro Kryo 260 Silver (baseados no Cortex-A53), estes para tarefas mais básicas, operando a 1,8 GHz. A GPU é uma Adreno 610 e também trabalha com até 600 MHz.

Continua após a publicidade

Se os dois são iguais nas principais características, quem ganha nos detalhes? Curiosamente, o Nokia 5.3 com seu Snapdragon 665. Apesar de os dois oferecerem a mesma velocidade de processamento e gráficos, o chip presente no modelo mais antigo tem modem 4G cerca de 7% mais rápido, além de mais tecnologias no departamento de áudio, como o Qualcomm TrueWireless Stereo Plus technology, que aprimora a qualidade de som em fones de ouvido sem fio, e o codec aptX HD Audio, que suporta qualidade de música de 24 bits por Bluetooth.

Na prática, o desempenho não deve ser o principal motivo de compra dos consumidores, já que os dois garantem praticamente o mesmo desempenho para jogos. Já em aplicativos e multitarefas, os dois modelos possuem 4 GB de memória RAM, o que atualmente é o mais usado entre os celulares intermediários. Uma vantagem do Nokia 5.4 é o armazenamento interno de 128 GB, enquanto o Nokia 5.3 tem apenas uma versão com 64 GB — no entanto, vale mencionar que ambos suportam expansão via cartão de memória.

Bateria e recursos extras

Continua após a publicidade

Por se tratar de smartphones intermediários, não há muitos de "extra" para destacar. Ambos são equipados com uma bateria de 4.000 mAh com promessa de até dois dias de uso, segundo a própria empresa — atualmente, no entanto, nenhum dos dois supera os principais modelos do segmento no mercado brasileiro, que já contam com 5.000 mAh ou 6.000 mAh. Além disso, a HMD promete recarga rápida nos dois modelos, embora ambos carreguem com apenas 10 watts de potência.

Outras especificações em comum incluem: leitor de impressões digitais, botão dedicado para o Google Assistente, Rádio FM, entrada de 3,5 mm para fones de ouvido, NFC (a depender da região) e alto-falante mono. O Nokia 5.4 leva uma certa vantagem por trazer a tecnologia de áudio espacial OZO, que promete melhorar a gravação e a captação de áudio em gravações.

O lançamento também se destaca pelo suporte no quesito atualizações do sistema, já que a fabricante garantiu updates do Android por dois anos — ou seja, até o futuro Android 13. O Nokia 5.3, por outro lado, deve ser atualizado até o Android 12, pois chegou ao mercado com o Android 10.

Continua após a publicidade

Nokia 5.4 vs. Nokia 5.3: qual vale mais a pena?

Pode-se dizer que o Nokia 5.4 é o smartphone que o Nokia 5.3 deveria ter sido em 2020 para ser ainda mais competitivo frente aos concorrentes. As mudanças entre as gerações são sutis, mas são elas que tornam o celular mais atraente atualmente, mesmo sabendo que elas poderiam ter sido implementados no aparelho lançado em 2020.

A câmera principal de 13 MP do Nokia 5.3 foi substituída por uma de 48 MP, o que é muito mais interessante e comum entre os smartphones da concorrência; a adição de recursos fotográficos presentes somente nos aparelhos mais caros da empresa, como o Modo Cinema; o visual e a construção mais "premium" e atual, com um furo na tela para o sensor frontal; e a política de atualização mais extensa, que dá suporte para o aparelho por três anos.

Embora o Nokia 5.4 não ofereça um salto significativo em desempenho quando comparado com o irmão, ele com certeza é uma opção mais interessante para quem procura um bom celular intermediário no Brasil com promessa de longevidade.

Continua após a publicidade

E aí, o que você achou do Nokia 5.4? Ele tem o que é preciso para brigar com os principais intermediários do Brasil? Conte-nos abaixo, no campo dos comentários!

Nokia 5.4: ficha técnica

  • Tela: 6,39 polegadas, resolução HD+
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 662;
  • Memória RAM: 4 GB;
  • Armazenamento interno: 128 GB;
  • Câmera traseira: quádrupla — 48, 5, 2 e 2 megapixels (principal, grande-angular, macro e profundidade);
  • Câmera frontal: 16 megapixels;
  • Dimensões: 160,97 × 75,99 × 8,7 mm;
  • Peso: 180 gramas;
  • Bateria: 4.000 mAh, recarga com fio de 10 W;
  • Extras: entrada para fones de ouvido, rádio FM, leitor de digitais na traseira, NFC (em algumas regiões);
  • Cores disponíveis: azul “polar night” e violeta “dusk”;
  • Sistema operacional: Android 11, com promessa de três anos de atualizações de segurança.
Continua após a publicidade

Nokia 5.3: ficha técnica

  • Tela: 6,55 polegadas, HD+, 60 Hz, IPS LCD;
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 665;
  • Memória RAM: 4 GB;
  • Armazenamento interno: 128 GB;
  • Câmera traseira: 13 MP (principal) + 5 MP (ultrawide) + 2 MP (profundidade) + 2 MP (macro);
  • Câmera frontal: 8 MP;
  • Dimensões: 164.3 x 76.6 x 8.5 mm;
  • Peso: 185 gramas;
  • Bateria: 4.000 mAh;
  • Extras: leitor de digitais na traseira, botão dedicado do Google Assistente, gravação em 4K; entrada de 3,5 mm para fones, Bluetooth, NFC, carregamento rápido;
  • Cores disponíveis: cinza e azul;
  • Sistema operacional: Android 10 com promessa para o Android 11.