Como saber quantos ciclos o seu iPhone tem

Como saber quantos ciclos o seu iPhone tem

Por Thiago Furquim | Editado por Guadalupe Carniel | 17 de Junho de 2022 às 11h40
Imagem: Lucas Wetten (Canaltech)

A saúde da bateria do iPhone tem um papel determinante na experiência de uso do dispositivo. Quanto menos degradado o componente estiver, maior será sua vida útil e desempenho. Logo, você pode querer saber quantos ciclos o seu iPhone tem para calcular o tempo de degradação da bateria.

Lembre-se, antes de tudo, que não há como evitar a degradação da bateria do iPhone. O envelhecimento químico do componente é inevitável e, conforme o acúmulo da quantidade de ciclos, pode começar a dar sinais de baixa retenção de carga e prejudicar o desempenho do sistema.

Se utilizarmos como parâmetro um iPhone 13 com 3.265 mAh, carga máxima da bateria, com apenas 365 dias de uso a capacidade de reter carga pode cair 10% do total. Concluindo, o smartphone terá 2.938,5 de bateria, o que representa 90% da sua carga máxima.

Com o passar dos anos, se o iPhone começar a ficar mais lento que o normal, uma das causas mais comum é que a bateria já esteja com muitos ciclos e em estado avançado de degradação. Clique aqui para saber mais sobre o processo que envolve a degradação de uma bateria, a saúde do componente e como prolongar sua vida útil.

O que são os ciclos da bateria

Os ciclos de bateria representam a quantidade de vezes que o componente foi utilizado do 0% ao 100%. As baterias de lítio, utilizadas atualmente, contam de forma acumulativa, ou seja, se você utilizar 50% e carregar até 100%, terá alcançado meio ciclo. Então, a quantidade de ciclos irá determinar quantas vezes a bateria foi carregada totalmente — quanto maior for a quantidade, mais degradado estará o componente.

A Apple sugere que a quantidade ideal para o bom funcionamento do iPhone é até 500 ciclos, ou 80% da capacidade da bateria. Ultrapassadas essas marcas, a bateria começará a dar sinais de desgaste profundo, tornando o sistema mais lento e obrigando ao usuário utilizar o carregador constantemente. Nesse estágio, deve-se procurar uma assistência especializada da empresa para trocar o componente.

Como ver os ciclos da bateria do iPhone

Embora seja possível ver a saúde da bateria do iPhone facilmente no iOS, você também pode conferir a quantidade de ciclos acumulados. Porém, não é um processo tão simples e você precisará de algumas ferramentas extras para conseguir visualizar essa informação.

A boa noticia é que você não precisará baixar nenhum aplicativo externo para a tarefa, se não quiser. O relatório emitido pelo iOS pode ser visualizado em um app de documento comum, como o Documents (iOS | iPadOS), ou um computador de mesa. Acompanhe, abaixo, como proceder:

  1. Abra o app Ajustes. Em seguida, toque em "Privacidade e segurança";
  2. Role a tela para baixo e entre em "Análise e Melhorias";
  3. Ative a opção "Compartilhar Análises". Depois, entre em "Dados da Análise";
  4. Se não houver nenhum relatório, aguarde até ser gerado. Se houver, procure pelo "log-aggregated-";
  5. Se houver mais de um, entre e procure pelo termo "iPhone OS" no início do relatório;
  6. Como o relatório tem diversos outros dados, a nossa dica é enviá-lo para um app de documentos ou para seu e-mail (em um computador) e pesquisar por "BatteryCycleCount". A informação geralmente está no final do documento;
  7. O número exibido abaixo é a quantidade de ciclos da bateria.
Veja a quantidade de ciclos de bateria no iPhone (Imagem: Thiago Furquim/Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.