Chinesa Oppo patenteia celular deslizável com tela expansível

Por Rubens Eishima | 13 de Novembro de 2020 às 16h00
Oppo/CNIPA
Tudo sobre

Oppo

Saiba tudo sobre Oppo

Ver mais

A fabricante de celulares Oppo registrou uma interessante patente junto às autoridades chinesas. O modelo, cujo cadastro foi oficializado nesta sexta-feira (13), aparenta ser bastante compacto em sua posição reduzida, ganhando as dimensões de um smartphone comum ao ser aberto.

As ilustrações sugerem que o celular utiliza uma tela flexível, semelhante aos conceitos com tela enrolável mostrados pela LG e TCL. Elas indicam ainda que a tela fica protegida dentro do aparelho, no lugar de se estender pela superfície traseira ao ser recolhida.

Destaque do aparelho, a tela se expande na vertical, saindo de um formato quase quadrado para um retangular, com proporção próxima ao widescreen 16:9 tradicional em vídeos.

Tela se expande em mais de 50% (Imagem: Oppo/CNIPA, LetsGoDigital)

Um detalhe no modelo da patente é a ausência de uma câmera de selfie à mostra — a câmera traseira é mostrada na traseira — a Oppo poderia adotar um sensor fotográfico sob a tela, técnica usada pela ZTE em seu Axon 20 5G.

O documento não revela maiores detalhes do celular, nem mesmo se inclui as tecnologias de recarga rápida da Oppo. Curiosamente, as ilustrações não indicam onde poderia ficar a porta USB para abastecer a bateria, cuja exclusão restringiria o celular ao uso de carregadores sem fio.

Câmera de selfie fica exposta tanto com o aparelho aberto quanto fechado (Imagem: Reprodução/LetsGoDigital)

Apesar da vantagem do formato compacto, o uso da tela retrátil limita a instalação dos componentes ao volume disponível no aparelho fechado. O projeto do aparelho encontraria algumas limitações de espaço, especialmente para a bateria, mas este não é o foco da patente.

Em todo caso, apesar da Oppo não ter dado pistas de quando pode anunciar um aparelho do tipo, ela organizará um evento na próxima terça-feira (17), em que deve anunciar suas principais inovações e projetos para o próximo ano. E claro, você vai acompanhar os principais destaques aqui no Canaltech.

Fonte: LetsGoDigital

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.