Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Celulares 5G | Compatibilidade, preços e modelos no Brasil

Por| Editado por Wallace Moté | 07 de Novembro de 2021 às 10h30

Link copiado!

Frederik Lipfert/Unsplash
Frederik Lipfert/Unsplash

Esta semana não se falou em outra coisa. Com o Leilão do 5G finalmente trilhando a chegada da rede de quinta geração ao Brasil, muitos agora se perguntam como funciona o 5G, quais dispositivos são equipados com a tecnologia e quais modelos já estão disponíveis no Brasil, uma vez que estamos mais próximos da realidade. E é exatamente isso que o Canaltech vai te explicar nos parágrafos abaixo.

Os dois tipos de 5G: sub-6 e mmWave

Continua após a publicidade

A rede sub-6 (que opera abaixo da frequência de 6 GHz) é o tipo mais popular do 5G que você encontrará nas cidades brasileiras e mundiais, sendo também a mais disponível em smartphones.

Ela se destaca pela grande área cobertura, mas tem como principal contraponto a velocidade, limitada a algo na casa dos 400 Mbps de download atualmente e que não atinge as enormes taxas esperadas para o 5G — embora seja muito superior ao 4G.

Já a rede mmWave (milimeter wave, ou onda milimétrica) entrega as extremas velocidades que todos esperamos, já sendo alcançadas taxas na casa dos 7 Gbps em testes mais recentes, mas tem alcance limitado e pode ter sinal facilmente interrompida por paredes.

Continua após a publicidade

Essa rede necessita de adições específicas ao smartphone e por isso dispositivos com suporte à rede mmWave ainda são os celulares de alto custo.

Qual o preço dos celulares 5G no Brasil?

Mesmo com o 5G não estando disponível oficialmente no Brasil, temos uma crescente disponibilidade de smartphones com suporte para a tecnologia no país.

Continua após a publicidade

Com primeiros modelos chegando ainda em 2020, quando não havia previsão alguma de lançamento da rede 5G por aqui, empresas já introduziam seus smartphones com rede de última geração, mas a preços elevados.

Atualmente podemos encontrar celulares dos mais variados preços que tenham suporte para o 5G, desde poderosos smartphones superando a barreira dos 10 mil reais até dispositivos intermediários mais simples na faixa de 1,5 mil reais.

Quais os celulares 5G no Brasil?

Continua após a publicidade

Sendo a primeira fabricante a introduzir um celular 5G no Brasil, a Motorola possui boa disponibilidade de smartphones com suporte à rede. A Lenovo, dona da marca Motorola, trouxe ainda ao Brasil seu smartphone gamer com suporte para redes 5G.

A Samsung segue ampliando a disponibilidade de seus smartphones 5G. Enquanto todos os modelos mais poderosos já podem ser encontrados com suporte à novidade, a empresa recentemente lançou modelos das séries Galaxy A e M com 5G a preço mais acessível.

Outras marcas que seguem apostando cada vez mais em modelos com 5G são fabricantes chinesas como a Realme e a Xiaomi, com lançamentos cada vez mais constantes de celulares suportados.

Apple

Continua após a publicidade

Motorola

Samsung

Continua após a publicidade

Realme

Xiaomi

Continua após a publicidade

Celulares 5G importados funcionam no Brasil?

O leilão do 5G que aconteceu esta semana teve grande interesse para lotes do espectro de 3,5 GHz, frequência do tipo sub-6 GHz que é utilizada amplamente como o padrão ao redor do mundo.

Continua após a publicidade

Assim, é extremamente provável que smartphones 5G importados e comprados fora do país funcionem na futura infraestrutura brasileira do 5G sem problemas.

A frequência de ondas milimétricas também foi leiloada, garantindo funcionamento de modelos equipados com mmWave (como iPhone 13 vendidos nos Estados Unidos) no Brasil.

Canaltech no YouTube

A 5G está entre nós! Ou, pelo menos, a tecnologia foi homologada no Brasil. Porém, resta saber se o seu bom funcionamento é uma realidade. Saiba o que considerar antes de trocar de aparelho. Assista ao vídeo JÁ É HORA DE COMPRAR UM SMARTPHONE 5G? e se inscreva no Canaltech no YouTube.

Continua após a publicidade