Publicidade

Celulares 4G ainda dominam vendas na América Latina, mostra pesquisa

Por  | 

Compartilhe:
(Imagem: Divulgação/Samsung)
(Imagem: Divulgação/Samsung)
Galaxy A06

Novos levantamentos da agência Counterpoint Research apontam que o mercado de dispositivos móveis na América Latina em 2025 permanece marcado pela predominância de aparelhos de entrada com conectividade 4G. Afinal, 8 dos 10 modelos mais vendidos apresentam essa versão de redes móveis. 

Além disso, foi identificada uma concentração de mercado, visto que os dez modelos líderes representam 33% do total de vendas. Em geral, os dispositivos costumam ter preço de venda inferior a US$ 200, ou R$ 1.048 em conversão direta.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A Counterpoint ainda apontou que a região demonstra alta sensibilidade a preços, em que 76% do mercado está nos segmentos de entrada e intermediários. Brasil, México, Colômbia e Argentina se consolidaram como os principais polos consumidores. 

Samsung domina lista dos mais vendidos

Assim como já ocorreu em anos anteriores, a Samsung mantém dominância na região. Afinal, tem quatro modelos no top 10, incluindo os dois mais vendidos. 

O Samsung Galaxy A06 4G foi o smartphone mais comercializado de 2025, ao manter a liderança por 11 meses. O modelo representou 7% do volume total de vendas na América Latina, o que significa um crescimento de 5% em comparação ao seu antecessor.

A segunda posição foi ocupada pelo Samsung Galaxy A16 4G, que foi impulsionado por estratégias promocionais e forte abastecimento no último trimestre do ano. 

Analistas apontam que o desempenho da Samsung também é resultado de um portfólio diversificado e forte presença nos canais de distribuição regionais.

A Motorola aparece na sequência, com o Moto G15 4G na terceira colocação geral. No total, a empresa garantiu três posições no ranking, com uma estratégia de lançamentos rápidos, apesar de enfrentar pressões competitivas e necessidade de ajuste de estoques. 

Continua após a publicidade

Por sua vez, a Xiaomi também posicionou três aparelhos na lista, impulsionada por preços agressivos e uma transição gradual em seus modelos populares. O modelo mais vendido da marca foi o Redmi 14C 4G, com desempenho mais forte durante o segundo e o terceiro trimestres.

Futuro reserva mudanças

Analistas apontam que o ano de 2026 pode ser marcado por uma reestruturação no consumo regional devido ao aumento de preços dos componentes de memória. Esse encarecimento deve impactar diretamente os valores finais dos smartphones nos segmentos de entrada e médio.

A expectativa é que a alta nos preços resulte em uma redução da demanda e em ciclos de substituição de aparelhos mais prolongados. Por outro lado, esse movimento econômico pode acelerar a transição tecnológica para a rede 5G.

Continua após a publicidade

Afinal, já ao final de 2025, foi observada uma maior disposição dos consumidores em investir valores mais altos nos dispositivos, desde que tragam melhores câmeras, mais capacidade de bateria, telas maiores e conectividade 5G. 

Leia mais no Canaltech: