Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Celular Snapdragon Insiders lançado por Qualcomm e ASUS segue no Android 11

Por| Editado por Wallace Moté | 15 de Junho de 2022 às 14h05

Link copiado!

Qualcomm
Qualcomm
Tudo sobre Qualcomm

Celular de referência da Qualcomm desenvolvido em parceria com a ASUS para "celebrar os fãs da marca", o Smartphone for Snapdragon Insiders está há mais de 3 meses sem receber atualizações, e quase 6 meses sem ter acesso a patches de segurança, situação delicada e agravada por se tratar de um modelo controlado pela própria fabricante do processador. A constatação foi feita pelo portal XDA Developers, que recebeu uma resposta pouco animadora.

Celular da Qualcomm não recebe updates há 3 meses

Baseado no projeto de um ROG Phone da ASUS, o Smartphone for Snapdragon Insiders foi lançado em julho de 2021 com especificações avançadas, incluindo chipset Snapdragon 888, tela AMOLED de 6,78 polegadas Full HD+ de 120 Hz, 16 GB de RAM, 512 GB de armazenamento e bateria de 4.000 mAh com recarga rápida de 65 W. Apesar de sólido, o aparelho não se destacava entre os flagships, mas ainda assim apresentava preço salgado de US$ 1.499 (~R$ 7.675).

Continua após a publicidade

Diante disso, e do fato de se tratar de um celular de referência, a atual situação de software do telefone chama atenção — o dispositivo não recebe nenhum update desde março de 2022, e permanece no patch de segurança de janeiro deste ano, algo crítico frente aos crescentes golpes focados em smartphones.

Isso não apenas coloca o celular em uma posição de forte desvantagem contra modelos de marcas como Samsung e até mesmo Motorola, que conseguem ao menos manter o cronograma de updates de segurança, como ainda contradiz as promessas da Qualcomm no lançamento, de que o Smartphone for Snapdragon Insiders seria frequentemente atualizado por ao menos 4 anos.

Continua após a publicidade

Como destaca o XDA Developers, o compromisso foi cumprido nos primeiros meses de disponibilidade, ao menos até o início de 2022. Mesmo garantindo melhorias de segurança, os updates subsequentes, que pararam em março, não trouxeram os patches mais recentes, conforme relatado pelo usuário do Reddit u/hdoublearp.

Aparelho segue sem planos de receber o Android 12

Em resposta ao relato de u/hdoublearp, um representante da Qualcomm afirmou que buscaria mais informações a respeito dos updates, mas o retorno não é exatamente positivo. Segundo o porta-voz, o próximo update de segurança será liberado na semana que vem, em 20 de junho, e a partir de então as atualizações serão liberadas a cada 2 ou 3 meses.

Trata-se de um avanço, caso a nova promessa seja cumprida, mas que mantém o telefone distante de outras soluções do mundo Android atualizadas mensalmente. Vale destacar que um cronograma tão espaçado não seria necessariamente um problema, mas o fato de se tratar de um smartphone premium com preço significativamente mais alto que o de outras fabricantes abre margem para maior cobrança.

Continua após a publicidade

Também é importante lembrar que não há previsão para a chegada do Android 12 — o dispositivo deve permanecer rodando o mais antigo Android 11. O Smartphone for Snapdragon Insiders ainda não é vendido no Brasil, e nem deve ser disponibilizado por aqui. Durante a estreia do programa Snapdragon Insiders no país, a empresa confirmou que o foco era expandir o alcance local da marca, ao menos inicialmente.

O Canaltech entrou em contato com Qualcomm e ASUS para pedir um posicionamento sobre o assunto, mas até o momento apenas a ASUS se manifestou, afirmando que "o Smartphone para Snapdragon Insiders é um produto da Qualcomm, desenvolvido pela ASUS, e que foi produzido para ser direcionado aos Snapdragon Insiders — fãs da marca Qualcomm. Fomos informados que o próximo patch de segurança foi lançado em 20/06 e novos serão lançados a cada 2-3 meses depois disso."

Também em contato com o Canaltech, a Qualcomm emitiu o seguinte comunicado:

"O smartphone para Snapdragon Insiders, que foi projetado e fabricado pela ASUS, é um veículo para mostrar uma coleção de experiências móveis premium alimentadas por nossa plataforma móvel Snapdragon e tecnologias associadas para Snapdragon Insiders. Este dispositivo continuará recebendo atualizações regulares de segurança da ASUS a cada 2-3 meses."
Continua após a publicidade

Fonte: XDA Developers