Briga da Samsung com chinesa deve deixar Apple machucada; entenda o caso
Por Bruno Bertonzin • Editado por Léo Müller | •

A guerra silenciosa entre Samsung e BOE, fabricante chinesa de telas, está prestes a ter um desfecho, e quem pode sair mais prejudicada nessa história é a Apple.
- BOE deverá atrasar produção de telas para iPhone nos próximos meses
- BOE pode voltar a fornecer telas para o iPhone após ter sido banida pela Apple
A Comissão de Comércio Internacional (ITC, na sigla em inglês) decidiu que a BOE violou segredos comerciais da Samsung Display. Com isso, a empresa pode ter seus produtos proibidos de entrar no mercado americano, incluindo os displays usados em celulares.
Isso impacta diretamente a Apple, que há anos recorre à BOE para baratear seus dispositivos. A fabricante chinesa fornece telas para modelos de entrada da linha iPhone, como o 16e, e era cotada para equipar também o futuro iPhone 17e.
Agora, com a possível proibição, os planos da Apple devem mudar abruptamente. Sem os preços mais competitivos da BOE, os custos de produção aumentam, e isso pode refletir no preço final dos iPhones.
A situação é ainda mais delicada porque a BOE havia acabado de conquistar a confiança da Apple.
Após uma série de falhas técnicas nos últimos anos, a fabricante finalmente conseguiu alcançar a qualidade técnica exigida pelos padrões da Maçã, e firmou acordo para produção de telas para os celulares vendidos na China.
Essa parte do negócio, por enquanto, não deve ser afetada pela decisão da ITC, já que o veto vale apenas para importações nos Estados Unidos.
Mesmo assim, o futuro da parceria está ameaçado. A Apple vinha tentando reduzir sua dependência da Samsung e da LG justamente com a aposta na BOE. Além dos iPhones, a chinesa também estava cotada para fornecer a maior parte dos displays dos próximos MacBooks.
Com mais esse revés, a BOE pode perder espaço de vez. E, caso não consiga alcançar o nível técnico das rivais, talvez fique fora do jogo por um bom tempo.
Caso a Apple tenha que substituir os painéis da BOE por telas da Samsung ou da LG, os custos de produção devem subir — e, com isso, os iPhones mais baratos podem ficar mais caros já na próxima geração.
Leia mais no Canaltech:
- Redmi 5 Turbo pode ter o melhor custo-benefício de todo portfólio da Xiaomi
- Máquina da Xiaomi lava em 15 min e para sozinha quando a roupa seca
- Galaxy S26 Ultra vai ganhar nova câmera de 200 MP, diz informante
ASSISTA: iPhone 16e: por que TANTO ódio?
Fonte: PhoneArena