Publicidade

Blackberry está na moda: celulares com teclado QWERTY viram sensação no TikTok

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

A nostalgia tem mais um alvo: os celulares com teclado físico da Blackberry se tornaram uma sensação no TikTok. Perfis na rede compartilham que compraram modelos usados e adotam o aparelho no dia a dia como parte de um “detox digital”.

O teclado QWERTY e a quantidade reduzida de apps são dois fatores que chamaram a atenção na rede social, principalmente entre os chamados Gen Z (nascidos entre 1996 e 2010). Alguns perfis no hemisfério Norte sugerem o “verão do detox digital” nos próximos meses e os modelos da empresa seriam ideais para o caso.

A Blackberry chegou a liderar o mercado de celulares na década de 2000, mas perdeu fôlego com a presença dos celulares com touchscreen, impulsionados pelo iPhone, e nunca retomou o sucesso.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O último modelo da empresa foi lançado em 2018, quando já tinha uma fatia muito pequena do mercado.

A reta final da empresa contou com modelos com o sistema Android instalado, então os usuários ainda podem se deparar com apps como YouTube, Netflix e Spotify. Celulares mais antigos, por outro lado, usavam o sistema Blackberry OS.

Sucesso no TikTok

Os primeiros vídeos populares sobre os celulares da marca surgiram fora do Brasil. Um post da conta @shozi_o55 com mais de 500 mil curtidas menciona a experiência de ter comprado um Blackberry para conter o vício em celulares.

Um vídeo em inglês do perfil @hardmoneyguy diz que “jogaria o iPhone fora” se a Blackberry lançasse um novo modelo. A publicação já tem mais de 140 mil curtidas na rede, com muitos comentários positivos.

Por fim, há uma experiência brasileira, contada pela conta @gasaizinha, que usa um modelo com Android em 2025 e mostra alguns apps populares. Assista aos vídeos:

Continua após a publicidade

É importante reforçar que não há modelos novos no mercado, apenas usados em plataformas de revenda.

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO: O QUE são as baterias de Silício-Carbono que Motorola, Xiaomi e outras fabricantes estão usando?